Análise do ciclo de vida

A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) de um produto consiste no estudo completo dos impactos gerados em todo o ciclo de vida de um produto; uma medição de sua ´pegada ambiental´.

Segundo Kooijman, em média, 49% da pega ambiental de um alimento referem-se ao seu plantio, cultivo, colheita e/ou processamento; 11% à distribuição; 16% ao resfriamento para conservação; 14% ao preparo; e 10% à embalagem. Deste percentual, a embalagem primária participa com 7% e a de transporte com 3%.

Os estudos de ACV abrangem desde a extração da matéria-prima até sua destinação final, passando pelas etapas de produção, distribuição e consumo.

Uma grande contribuição do ACV é identificar onde estão os impactos mais relevantes no ciclo de vida de um produto, para buscar alternativas. Muitas vezes o impacto está em etapas “invisíveis” aos olhos do consumidor e sociedade, como por exemplo, um grande consumo de água ou emissões no transporte, e por isso ao trazer melhorias a empresa deve elaborar consistente campanha de divulgação para valorizar o esforço envidado.

Conheça mais sobre o tema na Cartilha publicada pela ABRE: Diretrizes de Rotulagem Ambiental para Embalagens.