INGRESSOS
ASSOCIADO ABRE: GRÁTIS



LATAM Save Food Foro


Formas de reducir las pérdidas y el desperdicio de alimentos baseado en las iniciativas de la industria alimentaria, varejo y la tecnologías de empaque.


Inscripción gratuita. Para inscribirse, haga clic aquí.



Caminhos para a redução de perdas e desperdício de alimentos a partir de iniciativas da indústria de alimentos e tecnologias de embalagens

O Fórum ABRE Save Food Latam visa reunir o ecossistema alimentar para colocar luz nos desafios da cadeia de abastecimento em relação às perdas e desperdícios de alimentos e explorar as soluções em toda a América Latina – desde programas de engajamento e conscientização, a novas tecnologias e processos, embalagens inteligentes e novos parâmetros de rotulagem que contribuam para essa redução.

O Fórum ABRE Save Food Latam acontecerá no dia 05 de outubro de 2022, em formato on-line, para ampliar o alcance desse importante debate e articular direcionamentos entre os diferentes elos desta cadeia produtiva, reunindo líderes de iniciativas de combate ao desperdício, entidades setoriais, especialistas e as indústrias de alimentos e de embalagens, incluindo fornecedores de tecnologias de smart packaging e rótulos inteligentes.

O evento irá explorar 4 vertentes:

Participe!








Palestrantes


Renato Guimarães

CEO

Lucas Costa

Co-fundador e CEO

Paulo Silveira

Fundador

Gabriel De La Rocha

Sócio Fundador e Consultor de Estratégia de Negócios e Finanças

Rafael Myga

Comunicação e Projetos

Marcio Milan

Vice-Presidente de Relações Institucionais e Administrativo

Raonie Forte

Coordenador de Iniciativas de Crescimento

Mauricio Godinho

Sócio – Líder de Alimentos & Bebidas e Account Relationship Director

Fernando Gambôa

Sócio - Líder de Consumo e Varejo no Brasil e na América do Sul

Mariana Soto Urzúa

Gerente Geral

Claire Sarantópoulos

Diretora de Ciência e Tecnologia

Rômulo Andrade

Gerente de Serviços

Alessandra Fajardo

Public Affairs & Sustainability Crop Science

Thayná Nascimento

Especialista em Impacto Social

Nerida Kelton

Vice President Sustainability & Save Food

Daniela Leite

CEO

Fernanda Knebel

Fundadora

Silvio Colombo

Coordenador da Área de Educação

 


Alessandra Fajardo

Public Affairs & Sustainability Crop Science

Bayer

Alessandra Fajardo é Diretora de Engajamento – Public Affairs & Sustainability Crop Science na Bayer.
Formada em engenharia agronômica na ESALQ/USP, Alessandra possui mais de 25 anos de experiência no setor de Agronegócio, Relações Institucionais e sustentabilidade já tendo atuado em importantes empresas desse ramo. Na Bayer, foi gerente de Produtos e gerente de Mercado na divisão de Sementes e Biotecnologia na divisão Crop Science. Além disso, liderou a área de Assuntos Corporativos (APSA) de Crop Science para o Brasil e foi presidente do extinto Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) além de representar a Bayer em diversas associações e comitês. Entre suas atribuições como diretora de Engajamento e Relacionamento com Stakeholders da Bayer estão a interlocução e aproximação com contatos da companhia em todo o Brasil e América Latina focando nos temas de meio ambiente, mudanças climáticas, mercado de carbono, biodiversidade e Cadeia de alimentos, entre outros.





Claire Sarantópoulos

Diretora de Ciência e Tecnologia

ITAL

Atuou como pesquisadora no Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA do Ital na área de embalagens para alimentos, com ênfase em propriedades de barreira de embalagens plásticas, embalagens ativas e inteligentes, embalagens a vácuo e com atmosfera modificada. Publicou 66 artigos em periódicos nacionais e internacionais, 52 livros e capítulos de livros. Atualmente é editora-chefe da revista científica Brazilian Journal of Food Technology. Engenheira de Alimentos, palestrante e participa como jurada em premiações de embalagem nacionais e internacionais.





Daniela Leite

CEO

Comida Invisível

Idealizadora e founder do Comida Invisível - já estudou e estuda muito (de física a direito, de braile a meditação), MBA em Gestão Empresarial pela FIA/FEA, mestre em direito das relações sociais pela PUCSP, especialista em Processo Civil e Arbitragem pela Università Degli Studi de Milano, bacharel em direito pela PUCSP, cursou física na USP com iniciação científica em astrofísica (não concluído), se aperfeiçoou em alguns temas, trabalhou em grandes empresas nas áreas jurídica – Pinheiro Neto Advogados, Campos Advocacia Empresarial, Terra Networks Brasil S.A. Syngenta, e editorial – Terra Networks Brasil S.A., foi publisher da Revista Yoga Journal Brasil, deu aula em pós graduação COGEAE/PUC, atualmente é coordenadora do núcleo de direito à alimentação da comissão de direitos humanos da OABSP, faz palestras, escreve artigos e, sendo mãe, aprende diariamente com o seu filho a querer um mundo melhor e mais humano, onde todos possam manifestar sua plenitude. Idealizadora e founder do Comida Invisível, vê no projeto uma forma de olhar para dentro de si e investigar como podemos sair das classificações padrão da sociedade, dos binômios certo, errado, bonito, feio, próprio impróprio... Adora uma boa pesquisa, é uma investigadora incansável, especialmente em temas que tocam a vida e podem nos direcionar para um caminho melhor.





Fernanda Knebel

Fundadora

Quiper Fresh

Formada em Administração de empresas pela ESPM. Mestranda em Engenharia de Produção - UFRGS. Founder da Quiper - uma empresa focada em soluções para reduzir o desperdício de alimentos ao longo de toda cadeia produtiva.





Fernando Gambôa

Sócio - Líder de Consumo e Varejo no Brasil e na América do Sul

KPMG

• + 25 anos de experiência em serviços profissionais
• + 75 projetos em empresas Latino Americanas
   • Retail, Bens de Consumo, Alimentos & Bebidas e Agro
   • Estratégia de Negócios
   • Transformação Digital
   • Novos Hábitos de Consumo
   • Gestão de Mudança Organizacional
   • ESG
   • Metaverso





Gabriel De La Rocha

Sócio Fundador e Consultor de Estratégia de Negócios e Finanças

Consultoria do Amanhã

Empreendedor, consultor, financista e administrador.





Lucas Costa

Co-fundador e CEO

Food to Save

Administrador de Empresas pós graduado pela Fundação Getúlio Vargas, com mais de 10 anos de experiência como empreendedor. Líder nato, possui grande capacidade de execução, com atuação focada em resultados. Movido por soluções com propósito, está sempre buscando gerar impacto positivo e deixar um legado para o ecossistema em que está inserido.





Marcio Milan

Vice-Presidente de Relações Institucionais e Administrativo

ABRAS

Marcio Milan dedica-se ao setor supermercadista há 50 anos e tem ampla experiência em negociações e inovações no varejo. Durante os 44 anos em que trabalhou no grupo Pão de Açúcar apostou em produtos e marcas que não só introduziram novos produtos, aumentaram as vendas do setor como transformaram as relações indústria e varejo e criaram hábito de consumo.





Mariana Soto Urzúa

Gerente Geral

CENEM

Formada em Engenharia Civil Química, pela Faculdade de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade do Chile, com mais de 20 anos de trabalho em empresas produtivas associadas à indústria de papel e papelão e embalagens.





Mauricio Godinho

Sócio – Líder de Alimentos & Bebidas e Account Relationship Director

KPMG

Mauricio desenvolveu projetos de consultoria de mercado e liderança em todo o mundo para um grupo diversificado de clientes em varejo, saúde, telecomunicações, bancos e alimentos e bebidas (FMCG). Seu amplo conhecimento de negócios, pensamento estratégico e atenção aos detalhes são altamente valorizados pelos clientes da KPMG. Mauricio também atuou como diretor de desenvolvimento de negócios em transformação digital (IOT) projetando soluções de TI para o setor de varejo e bens de consumo. Ajudou a mapear e redesenhar os processos de desenvolvimento de soluções de automação de varejo na América Latina, para clientes como Grupo Casino - Grupo Pão de Açúcar, Grupo Éxito (Colômbia), Super Xtra (Panamá). Carrefour, Makro, Cencosud, Tenda Atacado, Zaffari, Dia%, Cassol, entre outros.





Nerida Kelton

Vice President Sustainability & Save Food

WPO

Nerida trabalhou na indústria de embalagens por mais de 23 anos e é Diretora Executiva do Instituto Australiano de Embalagem (AIP), que é o órgão profissional de ponta para treinamento e educação em embalagens na Australásia. Apaixonada por embalagens sustentáveis e circulares e Save Food Packaging Design, é líder do projeto Save Food Packaging Consortium dentro do Centro de Pesquisa da Cooperativa Fight Waste e foi representante de embalagens no Comitê Diretor da Estratégia Nacional de Resíduos de Alimentos do Departamento de Agricultura, Água e Meio Ambiente. Ela investe seu tempo educando a indústria sobre o importante papel que a embalagem desempenha na redução do desperdício de alimentos e como o design da Save Food Packaging pode fazer a diferença. Ela também está empenhada em ajudar a educar e treinar profissionais de embalagens na importância do design de embalagens sustentáveis e circulares e em reconhecer as melhores práticas nesta área. Nerida acredita que todos têm um papel a cumprir para minimizar o impacto ambiental em nosso planeta.





Paulo Silveira

Fundador

Food Tech Hub Latam

Paulo Silveira é engenheiro de alimentos formado pela Unicamp em 1982, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, 1987. Também participou de cursos internacionais como Marketing Strategy - Columbia University; Fusões e Aquisições - Wharton University; IMD – Estratégia de Negócios.
Foi CEO da Danisco Ingredients para a América Latina e desenvolveu o negócio de ingredientes na região. 
É membro do conselho de administração de diversas empresas e foi premiado com os cinco maiores executivos brasileiros pela mídia brasileira Gazeta Mercantil em 1999. É fundador do Food Tech Hub Latam, ecossistema de inovação em alimentos na América Latina, com foco em inovação aberta e investimento em FoodTechs.





Rafael Myga

Comunicação e Projetos

Comida Invisível

Vindo das artes, e depois de um longo período no audiovisual, encontrou seu renascimento no combate ao desperdício de alimentos.





Raonie Forte

Coordenador de Iniciativas de Crescimento

Sealed Air

Publicitário com MBA em Inteligência Competitiva com mais de 12 anos de experiência na área de Estratégia de Marketing e Inteligência de Mercado. Ao longo da carreira liderou uma série de projetos focados em mapeamento de mercado, crescimento e desenvolvimento de novos negócios por diversos países da América Latina.
Com o passar dos anos liderou análises, definições de cenários de curto e longo prazo e implementou melhorias de processos de tomada de decisão que potencializaram a busca por oportunidades de crescimento e inovação nas empresas por onde passou.





Renato Guimarães

CEO

Grupo Sinagro

Atualmente é um dos maiores conhecedores dos negócios de agroquímicos e sementes do país. Com mais de 30 anos de experiência em multinacionais do agronegócio, 15 deles em funções diretivas, é formado em Engenharia Agronômica na Escola Superior de Agricultura de Lavras e tem pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Iniciou sua carreira na Sandoz/Novartis/Syngenta em 1988 como representante técnico de vendas e chegou a diretor de Business Development, em 2016. Após atuar dois anos como consultor de multinacionais, está desde 2018 no Grupo Sinagro, onde desenvolveu e está à frente da estratégia de expansão nacional da empresa, que é uma das maiores plataformas de distribuição de insumos agrícolas e pecuária do cerrado brasileiro.





Rômulo Andrade

Gerente de Serviços

SIG do Brasil

Rômulo Andrade é formado em Engenharia Mecânica pela PUC de Minas Gerais e possui MBA em Administração e Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de 18 anos de experiência em gestão de serviços, operações, vendas e desenvolvimento de negócios em empresas B2B. Já atuou em multinacionais como Coca-Cola FEMSA, Arcor e RHI Magnesita. Atualmente é Gerente de Serviços para América do Sul na SIG, empresa em que atua desde 2015.





Silvio Colombo

Coordenador da Área de Educação

Instituto Argentino del Envase

Atualmente trabalho em atividade privada como Consultor Sênior na área industrial, com foco em soluções tecnológicas e de engenharia para gerenciamento abrangente do ciclo de vida e otimização de produtos, processos e recursos.
Com mais de 23 anos no mercado nacional e internacional, colaborei assessorando empresas como Coca Cola, Unilever, Danone Aguas, Grupo Arcor, Nestlé, Alicorp, Tenaris, Siderar, Toyota, Grupo VW, CONAE, CNEA, Novartis, The Clorox Company e Colgate Palmolive, em projetos de Indústria 4.0, P&D e Manufatura, gerando economias significativas em termos de otimização de processos industriais, métodos e materiais.
Também faço parte da Diretoria do Instituto Argentino de Envase, onde coordeno as Iniciativas para Redução de Perdas e Desperdício de alimentos e sou membro representante da Organização Mundial da Embalagem Argentina, em Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Atuo também como Coordenador de Pós-Graduação e Professor nos módulos de Ecodesign e Gestão de Projetos de Containers e Embalagens e participo do Conselho Acadêmico da Pós-Graduação em Tecnologias de Embalagem e Embalagens da Universidade Nacional de Rosario e do Instituto Argentino de Recipiente.
No campo acadêmico, sou o Diretor do Programa de Engenharia da Materiais da Universidade Nacional de Avellaneda e Professor de Simulação Industrial na Universidade Tecnológica Nacional onde também sou Investigador categorizado "D" e avaliador de projetos de implementação de tecnologia 4.0, Transformação Digital, Meio Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética.





Thayná Nascimento

Especialista em Impacto Social

AMBEV

Bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Desde a graduação tem se dedicado a compreender o papel do investimento público na geração de emprego e impacto social. Em 2020, participou de um intercâmbio educacional na Austrália visando ao aprofundamento de temas voltados à liderança e diversidade. Atualmente é especialista em Impacto Social na Ambev, liderando programas como VOA, AMA e o mais recente projeto contra a fome da Cia.




Programa



 


Insights para a redução de perdas e desperdícios



Fernando A. Gamboa

Sócio e Líder de Consumo e Varejo no Brasil e na América do Sul | KPMG






Mauricio Goudinho

Sócio e Líder de Alimentos & Bebidas e Account Relationship Director | KPMG





 

Perspectivas e projetos em nível internacional e os direcionadores para a redução de perdas e desperdícios

Nerida Kelton

VP de Sustentabilidade e Save Food Packaging | WPO





 

Programas, iniciativas do varejo brasileiro e proposta de regulamentação do 'best before" para reduzir as perdas e desperdício de alimentos

Márcio Milam

VP de Relações Institucionais | ABRAS





 

O papel das embalagens ativas e inteligentes na redução perdas e desperdícios

Claire Sarantopoulos

Diretora de Ciência e Tecnologia | CETEA





 


Os números do desperdício de alimentos em escala mundial e nacional, e a importância da parceria da Ambev com Comida Invisível para desmistificar o tema.


Thayna Nascimento

Especialista em Impacto Social | AMBEV






Daniela Leite

CEO | Comida Invisivel






Rafael Myga

Comunicação e Projetos | Comida Invisivel





 

O setor agro no Brasil e no mundo

Renato Guimarães

CEO | SINAGRO





 

Chile e sua cruzada pelo desperdício e perda de alimentos

Mariana Isabel Soto Urzua

Gerente Geral | Cenem





 

Iniciativas Save Food na Argentina – Aplicação do conselho de perdas e desperdícios no setor de varejo

Silvio Colombo

Coordenador da Área de Educação | Instituto Argentino del Envase





 

Fábrica do Futuro: Tecnologias para segurança dos alimentos e eficiência fabril

Rômulo Andrade

Gerente de Serviços | SIG do Brasil





 


Painel Startups - Food Tech Hub



Paulo Silveira

Fundador | Food Tech Hub Latam






Alessandra Fajardo

Diretora de Engajamento e Public Affairs & Sustainability Crop Science | Bayer





Gabriel de La Rocha

Empreendedor, consultor, financista e administrador | Consultoria do Amanhã





Lucas Costa

Administrador de Empresas | Save to Food






Fernanda Knebel

Fundadora | Quiper











Informações

  • Evento online
  • 05 de outubro de 2022
  • Das 9h às 16h30
  • Tradução simultânea (Espanhol – Português – Espanhol)

Mais informações: eventos@abre.org.br









Ingressos

ASSOCIADO ABRE
GRATUITO

INSCREVA-SE AQUI

  NÃO ASSOCIADO  
R$ 250,00

INSCREVA-SE AQUI




Ainda não é associado? Acesse aqui e contate Raquel Elias!



Política de reembolso e cancelamentos de inscrições

  • O pagamento deverá ser feito em até 07 dias corridos após a inscrição;
  • Cancelamentos até 07 (sete) dias úteis antes da data do evento, por escrito, darão direito à devolução de 70% do valor da inscrição. Após esse prazo, não será possível a devolução. Serão aceitas apenas substituições de participantes, notificadas por escrito à Edna Amorim por e-mail (edna@abre.org.br);
  • Aquisições feitas 72 horas antes da realização do evento serão cobradas mesmo que o participante não acesse o evento online;
  • O não acesso do inscrito não implica em cancelamento automático, portanto, fica autorizada a cobrança dos valores ainda não pagos, mesmo após o evento;
  • Os inscritos que não participarem do evento online não serão reembolsados.













SIGA A ABRE EM

#comente  #curta  #compartilhe