Patrocínio

 

Media Partner

Vencedores

 

 

 

 

Módulo Embalagem

Avalia a embalagem como um todo levando em consideração aspectos como: inovação, criatividade, apelo de venda, objetividade de posicionamento do produto em sua categoria, harmonia e clareza das informações, sintonia e unidade dos componentes, entre outros.

 

Embalagem de Alimentos Doces
Halls XS - Slider Box

 

Vencedor: Kraft Foods
www.kraftfoods.com

 

Design: Believe Branding
Convertedor: Brasilgrafica

Usuário: Kraft Foods

 

 

Contextualização: Lançar um produto inovador para o mercado de candies, com apresentação diferenciada e atributos valorizados pelo consumidor.

Diferenciais: Estojo em cartão que incorpora sistema de lacre. Funcionalidade de abertura diferenciada que proporciona fácil refechamento. Arte com elementos de comunicação modernos para adequar-se a diferentes ambientes de consumo, fazendo uso de cores metalizadas e aspecto premium.

Resultados: Aumento exponencial nas vendas. Pesquisas e monitoramento do consumidor mostram o impacto do lançamento de Halls XS.

 

 

Embalagem de Alimentos Salgados

Dama Hojiblanca

 

Vencedor: Sandeleh Alimentos
www.sandeleh.com.br

 

Design: Indústria da Imagem Design
Convertedor: Sinel System | Grupo Saint-Gobain

Usuário: Sandeleh Alimentos

 

 

Contextualização: A partir do conceito de conservação de azeites em garrafas de vidro verde, foi escolhido o frasco nomeado DAMA, e aplicado rótulo termoencolhível para melhor aproveitamento do formato tetrafacial da garrafa.

Diferenciais: Embalagem em formato tetrafacial diferenciado para a categoria, com aspecto premium e ergonômico. Rótulo termoencolhível produzido em 6 cores + dourado.

Resultados: O design adequado às quatros faces da garrafa facilita sua exposição no PDV bem como o momento de consumo. O rótulo veste adequadamente a embalagem compondo a sua imagem e apresentação diferenciada de nova marca de produto para o consumidor.

 

 

Embalagem de Bebidas Não-Alcoólicas

Lata 50 Anos Brasília

 

Vencedor: DIA Comunicação
www.diacm.com.br

 

Design: DIA Comunicação
Convertedor: Rexam Beverage

Usuário: Coca-Cola

 

 

Contextualização: Lançar uma embalagem em homenagem à capital brasileira (Brasília) na comemoração de seus 50 anos, e assim fazer parte desta festa presenteando o brasileiro e o brasiliense de forma diferenciada e única. O Brasil é o país que tem o maior Brand Love do mundo em relação à marca Coca–Cola.

Diferenciais: O processo de impressão proporcionou grande visibilidade à arte aplicada, transmitindo o efeito desejado de embalagem colecionável. O fundo em cor branca vazada proporcionou utilizar-se do brilho do próprio material para conferir efeito à arte, bem como impressão em dourado com precisão em suas curvas para dar movimento à ilustração dos monumentos homenageados.

Resultados: Com essa embalagem a Coca-Cola registrou vendas superiores a meio milhão de unidades em apenas dois meses. A latinha teve excelente giro e cobertura total em auto-serviço, um diferencial para a cidade de Brasília. O produto passou a ser guardado como souvenir e vendido para outros estados por meio de sites de leilão online.

 

 

Embalagem de Bebidas Alcoólicas

Cachaça com Arte e Inovação

 

Vencedor: Indemetal Gráficos
www.indemetalgraficos.com.br

 

Design: Arbo - Inteligência para a Marca
Convertedor: Indemetal Gráficos | Premier Artes Gráficas

Usuário: Destilaria Mato Dentro

 

 

Contextualização: O Projeto “Cachaça com Arte e Inovação” surgiu para trazer apoio e valorização para a cidade São Luiz do Paraitinga, onde é produzida a cachaça, e também para aumentar a valorização de sua marca e da própria cachaça.

Diferenciais: Fazendo uso da transparência do produto e natural distorção ótica, o rótulo foi impresso frente-verso em impressão digital e aplicado de maneira diagonal, compondo uma imagem que mescla as imagens no primeiro e segundo planos, conferindo movimento e simetria. O cartucho, além de trazer abertura inovadora para a categoria, complementa a apresentação com sistema de impressão offset com foil na embalagem.

Resultados: O projeto trouxe crescimento e amadurecimento para a Cachaçaria, aumento de vendas e do valor do produto final. Em porcentagem, o produto foi valorizado em 280%.

 

 

Embalagem de Higiene e Limpeza

Razzo Tira Manchas

 

Vencedor: Razzo
www.razzo.com.br

 

Design: XGUIDES
Convertedor: Allpac

Usuário: Razzo

 

 

Contextualização: Posicionar o produto sabão em barras em um mercado de tira manchas dominado, exclusivamente, por pós e líquidos, com o intuito de oferecer aos consumidores uma alternativa eficiente de produtos específicos para remoção de manchas.

Diferenciais: Para destacar o sabão tira manchas da categoria trabalhou-se no destaque da textura do produto por meio de embalagem transparente com arte alinhada à categoria de pós e líquidos. Sem fugir da estrutura tradicional da embalagem das barras, foi possível agregar sofisticação e objetividade de aplicação.

Resultados: Com a manutenção das principais características da linha de sabões Razzo, bem como a utilização da cor rosa, característica do segmento de tira manchas, o produto teve boa aceitação entre as consumidoras e destaque no PDV.

 

 

Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais
Nova linha Ekos Cabelos

 

Vencedor: Natura
www.natura.net

 

Design: Tátil Design de Idéias
Convertedor: Plastek do Brasil | Prakolar | Igaratiba | Aptar | Abplast

Usuário: Natura

 

Contextualização: Resgate da vanguarda e do pioneirismo da marca; aumento da proposta de valor; pioneirismo em tecnologia verde, redução de impacto ambiental com foco em emissão de carbono sem perder a atratividade e sofisticação da linha EKOS.

Diferenciais: Utilização de PET 50% reciclado pós-consumo, aumento da taxa de material pós-consumo no cartão (cartuchos 40% de fibras pós-consumo), utilização de PE verde nos frascos de condicionador e refil, inclusão de rótulo nos frascos em substituição à decoração visando melhorar o processo de reciclagem, retirada dos cartuchos de alguns produtos pautando-se nos preceitos de redução de embalagem, utilização de tampa twist que viabiliza a refilagem dos produtos sem prejudicar a funcionalidade.

Resultados: Uniformização da linha, linguagem mais sofisticada, maior comunicação de benefícios, comunicação das histórias das comunidades que fornecem os ativos da biodiversidade que estão envolvidas no projeto, redução das emissões de gases do efeito estufa em relação à linha anterior, funcionalidade da tampa facilitando a refilagem dos produtos.

 

 

Embalagem de Perfumes

Anni

 

Vencedor: Wheaton Brasil
www.wheatonbrasil.com.br

 

Design: Lumen Design
Convertedor: Wheaton Brasil | Magistral | Aptar | Rexam do Brasil

Usuário: O Boticário

 

Contextualização: O desafio era trazer inovação em um item de perfumaria da marca e adequar os custos de produção ao valor de venda. A embalagem deveria manter a magia e revitalizar as sensações de Annete, ícone da marca criado em 1984, que fez sucesso no passado e que daria lugar a uma nova fragrância.

Diferenciais: A decoração aplicada no fundo do frasco, feita através de decalque fundido com o vidro, explora o efeito de lente de aumento, valorizando a ilustração e a transparência. A curvatura do fundo foi exaustivamente estudada para potencializar a máxima exploração da área. Trabalhou-se também na estabilidade do fundo, onde a decoração fica a centésimos de milímetros do chão, protegendo-a do atrito.

Resultados: Anni superou em 500% a previsão de vendas. A qualidade gráfica gerou impacto visual, diferenciação da concorrência, adequação ao target e ao budget. Será possível ter novas fragrâncias apenas com a troca do decalque, otimizando custos e aumentando o tempo de vida do produto.

 

 

Embalagem de Saúde e Farmacêuticos

Alcachofrax

 

Vencedor: Design Inverso
www.designinverso.com.br

 

Design: Design Inverso
Convertedor: Gráfica Meyer

Usuário: Laboratório Catarinense

Contextualização: O desafio do projeto estava em reposicionar o produto, destacando a marca e explorando seus benefícios.

Diferenciais: A qualidade de impressão realçou as fortes cores usadas na arte da embalagem. A janela do cartucho explora a transparência do frasco para mostrar os comprimidos e transmitir segurança ao consumidor, bem como oferecer uma melhor exposição nos pontos de venda.

Resultados: A embalagem reposicionou o produto gerando aumento de vendas.

 

 

Embalagem de Produtos em Geral

Xícaras de café 12 peças Euro Trapezoidal

 

Vencedor: HAL9000 Comunicação e Design
www.hal9000.com.br

 

Design: HAL9000 Comunicação e Design

Usuário: SunGuider

Contextualização: O desafio era desenvolver uma embalagem para boa exposição de um conjunto de xícaras, explorando ao máximo a visualização da decoração exclusiva das louças, mantendo sua proteção.

Diferenciais: O projeto foi elaborado usando PVC e horley debruado, ao invés de cartuchos ou caixas de papelcartão e micro-ondulado muito comuns na categoria. A estrutura com berço duplo em PVC moldado permite a manutenção da posição das peças em forma de leque com formato externo trapezoidal estruturado. Impressão em serigrafia.

Resultados: A embalagem atingiu seus objetivos de proteção contra quebra durante o transporte. No PDV a transparência e a estrutura evitam o furto de peças avulsas e possibilitam a visualização de peça quebrada.

 

 

Embalagem de Família de Produtos

Nova linha Ekos Cabelos

 

Vencedor: Natura
www.natura.net

 

Design: Tátil Design de Idéias
Convertedor: Plastek do Brasil | Prakolar | Igaratiba | Aptar | Abplast

Usuário: Natura

Contextualização: Resgate da vanguarda e do pioneirismo da marca; aumento da proposta de valor; pioneirismo em tecnologia verde, redução de impacto ambiental com foco em emissão de carbono sem perder a atratividade e sofisticação da linha EKOS.

Diferenciais: Utilização de PET 50% reciclado pós-consumo, aumento da taxa de material pós-consumo no cartão (cartuchos 40% de fibras pós-consumo), utilização de PE verde nos frascos de condicionador e refil, inclusão de rótulo nos frascos em substituição à decoração visando melhorar o processo de reciclagem, retirada dos cartuchos de alguns produtos pautando-se nos preceitos de redução de embalagem, utilização de tampa twist que viabiliza a refilagem dos produtos sem prejudicar a funcionalidade.

Resultados: Uniformização da linha, linguagem mais sofisticada, maior comunicação de benefícios, comunicação das histórias das comunidades que fornecem os ativos da biodiversidade que estão envolvidas no projeto, redução das emissões de gases do efeito estufa em relação à linha anterior, funcionalidade da tampa facilitando a refilagem dos produtos.

 

 

Embalagem de MPEs (micro e pequenas empresas)

Marithimus Especialidades do Mar

 

Vencedor: Marithimus
www.marithimus.com.br

 

Design: Carrara & Carrara
Convertedor: Rocha Gráfica e Editora

Usuário: Marithimus Frutos do Mar

 

Contextualização: A empresa visava desenvolver uma nova embalagem para definir a identidade visual da família de produtos, adequar a relação custo x benefício, aumentar a confiabilidade e possibilitar o empilhamento a fim de melhorar o armazenamento e a exposição dos produtos nas gôndolas.

Diferenciais: Frente à característica premium do produto, buscou-se desenvolver uma embalagem sofisticada, combinando vidro com tampa metálica e cartucho. Trabalhando com impressão interna e externa, o cartucho traz janela que permite a visualização do produto e sua fácil identificação por meio de rótulo de papel. O lacre, incorporado a caixa, otimiza a montagem e a abertura pelo consumidor.

Resultados: Contando com um design clean e elegante, foi possível conferir qualidade e ao mesmo tempo objetividade. A nova embalagem aumentou a confiabilidade dos produtos e melhorou a sua exposição nos pontos de venda. As vendas cresceram 60% e novos pontos de venda foram alcançados.

 

 

Embalagem Promocional

Press Kit Anni

 

Vencedor: Brainbox
www.brainboxdesign.com.br

 

Design: Brainbox

Usuário: O Boticário

 

 

Contextualização: A marca Annete era muito querida pelas consumidoras e estava há um bom tempo no mercado. O Boticário precisava revitalizá-la, mas sem perder a identificação com o público cativo. Assim, criou uma nova fragrância, nova embalagem e um novo nome: Anni, um diminutivo carinhoso de Annete. Para divulgar esse movimento perante formadores de opinião e jornalistas, precisava de um press kit especial.

Diferenciais: Para esse press kit foi desenvolvido um “quadro de recordações”, com o conceito do perfume Anni que brincava com as sensações de lembrança do perfume Annete. Foi enviada uma caixa revestida em tecido alegre e delicado. Ao retirar a tampa, as laterais se abrem, revelando o frasco e transformando-se em um quadro de recordações. Flores e outros acessórios acompanhavam a caixa, para a decoração do quadro de recordações.

Resultados: A surpresa de ver uma caixa transformar-se em outro objeto, lúdico e divertido, foi o grande destaque da peça. Dentro da caixa de tecido, além do frasco de perfume, vinham ainda mini post-its personalizados, alfinetes, lista de compras e uma série de coisas divertidas para as jornalistas montarem seu quadro de recordações, ou seja, agradou em cheio o público-alvo.

 

 

Sustentabilidade

Nova linha Ekos Cabelos

 

Vencedor: Natura
www.natura.net

 

Design: Tátil Design de Idéias
Convertedor: Plastek do Brasil | Prakolar | Igaratiba | Aptar | Abplast

Usuário: Natura

 

Contextualização: Resgate da vanguarda e do pioneirismo da marca; aumento da proposta de valor; pioneirismo em tecnologia verde, redução de impacto ambiental com foco em emissão de carbono sem perder a atratividade e sofisticação da linha EKOS.

Diferenciais: Utilização de PET 50% reciclado pós-consumo, aumento da taxa de material pós-consumo no cartão (cartuchos 40% de fibras pós-consumo), utilização de PE verde nos frascos de condicionador e refil, inclusão de rótulo nos frascos em substituição à decoração visando melhorar o processo de reciclagem, retirada dos cartuchos de alguns produtos pautando-se nos preceitos de redução de embalagem, utilização de tampa twist que viabiliza a refilagem dos produtos sem prejudicar a funcionalidade.

Resultados: Uniformização da linha, linguagem mais sofisticada, maior comunicação de benefícios, comunicação das histórias das comunidades que fornecem os ativos da biodiversidade que estão envolvidas no projeto, redução das emissões de gases do efeito estufa em relação à linha anterior, funcionalidade da tampa facilitando a refilagem dos produtos.

 

 

Módulo Design Gráfico

Avalia critérios específicos do design gráfico: aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, pertinência conceitual, comunicação, informação, hierarquia entre elementos, entre outros.

 

Design Gráfico de Alimentos Doces

Molico Yogo!

 

Vencedor: Packaging Brands
www.packaging.com.br

 

Design: Packaging Brands
Convertedor: Multilabel do Brasil

Usuário: Nestlé

 

Contextualização: Situada na categoria de sorvetes, a linha de produtos Molico Yogo! foi lançada com o desafio de trazer os conceitos da iogurteria para a casa do consumidor. A criação gráfica objetivou evidenciar os principais atributos do produto ressaltando qualidades através de uma comunicação leve e repleta de appetite appeal.

Diferenciais: Fazendo uso do pote ovalado com sistema de impressão in-mold label, trabalhou-se em uma arte leve que se confunde com a cor do próprio frasco, causando ilusão de espaço e movimento. Poucos elementos que compõem o design resultam numa comunicação forte e eficiente.

Resultados: Através de um projeto de design pautado em pesquisa, estratégias conceituais e desenvolvimento eficiente, a comunicação gráfica foi capaz de posicionar corretamente o produto no mercado ocupando um lugar de destaque frente aos consumidores.

 

 

Design Gráfico de Alimentos Salgados

Linha Infantil Mãe Terra Alimentos

 

Vencedor: Petersen & Avila
www.petersenavila.com

 

Design: Petersen & Avila
Convertedor: Vibelplast

Usuário: Mãe Terra Alimentos

 

Contextualização: Criar o projeto gráfico para as embalagens do primeiro salgadinho orgânico e natural do Brasil. Este desafio precisou manter a identidade lúdica da marca Mãe Terra, trouxe um pouco de educação ambiental inspirada na fauna e flora brasileiras e tratou este assunto de forma divertida e bem humorada para a criançada.

Diferenciais: Em embalagem flexível metalizada, a arte faz uso do brilho inerente ao material para realçar informações e conferir movimento. O projeto gráfico é constituído de uma grande ilustração, que dá a volta em toda a embalagem, mostrando a relação do homem (o Sítio Zuretinha) com a floresta de forma positiva. As informações, orientadas por Consultoria Ambiental, apresenta corretamente o uso consciente do solo, da água, dos resíduos e do ar.

Resultados: Diferenciando-se na categoria, a embalagem destaca-se por uma comunicação clara e integrada, aproveitando toda a área de comunicação da embalagem e seu potencial gráfico, de forma leve, lúdica e divertida.

 

 

Design Gráfico de Bebidas Não-Alcoólicas

Caixas Nespresso

 

Vencedor: FutureBrand BC&H
www.futurebrand.com

 

Design: FutureBrand BC&H

Convertedor: Rosset Artes Gráficas

Usuário: Nestlé

 

 

Contextualização: Nespresso é a marca de cafés premium da Nestlé, com máquinas e grand crus reconhecidos e admirados por muitas pessoas em todo o mundo. No entanto, suas boutiques não possuíam, para seus sleeves, caixas de presente que agregassem valor e traduzissem de maneira sofisticada o posicionamento premium da marca.

Diferenciais: Foram desenvolvidos três tamanhos de caixas com uma cinta dourada (alusão às fitas de presente). De fácil montagem, possui um encaixe centralizado que elimina quaisquer tipos de erros no fechamento da caixa e induz o consumidor a abri-la em um movimento de baixo para cima, trazendo o conceito de descoberta. Na lateral, aplicou-se um relevo seco do monograma Nespresso em dourado.

Resultados: Hoje, em todas as boutiques Nespresso do Brasil, estão disponíveis as embalagens para os clientes que desejam presentear sleeves de cápsulas de café. A cinta trouxe praticidade na montagem e traduziu de maneira simples o posicionamento premium da marca.

 

 

Design Gráfico de Bebidas Alcoólicas

Caixa de presentes Vinci

 

Vencedor: FutureBrand BC&H
www.futurebrand.com

 

Design: FutureBrand BC&H

Convertedor: Cromagrafyc

Usuário: Nestlé

 

 

Contextualização: No fim de 2010 a Vinci adotou uma nova identidade visual, mais leve e descontraída. Esta linguagem gráfica, inovadora no mercado de vinhos, foi aplicada em todos os pontos de contato da marca com o consumidor. Aplicar uma linguagem descontraída e coerente no universo tradicional e sóbrio de vinhos foi o grande desafio deste projeto.

Diferenciais: Sobre um fundo preto, ilustrações de ícones do universo do vinho ligadas por grafismos fluidos e sinuosos dão vida às novas embalagens. Na face frontal, laterais e verso, a logomarca aparece aplicada de diferentes formas, uma alusão à variedade e à versatilidade do vinho.

Resultados: A logomarca pequena e descentralizada na frente e no verso das caixas preserva a sofisticação e o requinte de Vinci. As cores escolhidas surpreendem pela vivacidade e compõem um conjunto mais alegre em relação aos concorrentes.

 

 

Design Gráfico de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Egeo Choc

 

Vencedor: Komm Design Strategy
www.komm.com.br

 

Design: Komm Design Strategy

Convertedor: Wheaton do Brasil | Baumgarten | TPI Molplastic | Meister | Aptar

Usuário: O Boticário

 

 

Contextualização: O Boticário estava para lançar mais um perfume da linha EGEO, agora com um conceito e fragrância ao mesmo tempo inusitada e amada por nove entre dez pessoas: o chocolate. O perfume foi descrito como tentador, intenso, indulgente e irresistível. E a embalagem deveria personificar esses atributos sem exageros e com elegância.

Diferenciais: Para transmitir a sensação de chocolate derretido, a lata traz impressão com textura em relevo simulando gotas de chocolate escorrendo. Já o frasco de vidro leva rótulo encolhível que se molda a toda a sua superfície para caractarizar o chocolate. A mistura de rosa e marrom também é um diferencial, por ser uma combinação incomum para perfumes.

Resultados: Egeo Choc diferencia-se no ponto de venda. A opinião das blogueiras de todo o Brasil diz tudo sobre o resultado da embalagem. A grande maioria comenta a embalagem como sendo “adorável”, “linda” e sugestiva”.

 

 

Design Gráfico de Produtos em Geral

Pimpolho Calçados para Bebês

 

Vencedor: Matriz Escritório de Desenho
www.matriz desenhi.com.br

 

Design: Matriz Escritório de Desenho

Convertedor: Jofer Embalagens | Kawagraf Embalagens | Box Print

Usuário: Brito & Cia.

 

Contextualização: Desenvolvimento de posicionamento, conceito da identidade, desenho da marca e linha de embalagens. A nova identidade deveria consolidar o pioneirismo da empresa no segmento de calçados para bebês e potencializar o crescimento do negócio e a expansão da marca em outros segmentos.

Diferenciais: Mais do que transporte, a embalagem proporcionou a apresentação do produto no ponto de venda, caracterizando-o como um objeto para presentear. Visando extrapolar estes benefícios, foi desenvolvido estojo que se transforma em painel para fixação do sapatinho, caracterizando um quadro decorativo do primeiro sapato de bebê. Dentre os diferentes componentes manteve-se a identidade da marca. Trabalho em conjunto com fornecedores resultou em embalagens de melhor qualidade.

Resultados: Crescimento de 25% no faturamento em relação a 2010, conquista de novos clientes, abertura de novos canais de venda, expansão de canais já existentes. O aumento do faturamento possibilitou duplicação do investimento em marketing.

 

 

Design Gráfico de Família de Produtos

Pimpolho Calçados para Bebês

 

Vencedor: Matriz Escritório de Desenho
www.matrizdesenho.com.br

 

Design: Matriz Escritório de Desenho

Convertedor: Jofer Embalagens | Kawagraf Embalagens | Box Print

Usuário: Brito & Cia.

 

 

Contextualização: Desenvolvimento de posicionamento, conceito da identidade, desenho da marca e linha de embalagens. A nova identidade deveria consolidar o pioneirismo da empresa no segmento de calçados para bebês e potencializar o crescimento do negócio e a expansão da marca em outros segmentos.

Diferenciais: Mais do que transporte, a embalagem proporcionou a apresentação do produto no ponto de venda, caracterizando-o como um objeto para presentear. Visando extrapolar estes benefícios, foi desenvolvido estojo que se transforma em painel para fixação do sapatinho, caracterizando um quadro decorativo do primeiro sapato de bebê. Dentre os diferentes componentes manteve-se a identidade da marca. Trabalho em conjunto com fornecedores resultou em embalagens de melhor qualidade.

Resultados: Crescimento de 25% no faturamento em relação a 2010, conquista de novos clientes, abertura de novos canais de venda, expansão de canais já existentes. O aumento do faturamento possibilitou duplicação do investimento em marketing.

 

 

Design Gráfico – Redesign de Alimentos e Bebidas

Redesign Cepêra

 

Vencedor: 100% Design
www.100porcento.net

 

Design: 100% Design

Convertedor: Kromos

Usuário: Cepêra Alimentos

 

 

Contextualização: Fazer uma releitura da logomarca antiga sem perder os conceitos de tradição e solidez inerentes à marca. Criar uma nova Identidade visual que valorizasse e refletisse a saudabilidade e o bem-estar, de acordo com o novo posicionamento Cepêra. O trabalho incluiu a reformulação das 120 embalagens distribuídas em 8 categorias de produtos.

Diferenciais: A identidade visual foi conceituada a partir de uma ilustração que remete ao ambiente rural, de onde vêm os produtos. A idéia é transmitir o conceito “Do campo para a mesa” garantindo uma relação com produtos frescos. Esta imagem sai do topo de todas as embalagens e coroa a marca Cepêra e o appettite appeal.

Resultados: Este redesign trouxe para Cepêra uma linguagem de marca consistente, que permitiu ter uma identificação mais eficiente pelo consumidor que vai em busca de seus produtos nos grandes varejos. Expectativa de crescimento das vendas de 25% até o fim de 2011.

 

 

Design Gráfico – Redesign de Produtos em Geral

Estrela Tom & Jerry Bebê Topz

 

Vencedor: Topz Cosméticos
www.topzcosmeticos.com.br

 

Convertedor: Plásticos Castro | Vibraço Desenvolvimento e Tecnologia | Indexflex

Usuário: Topz Cosméticos

 

 

Contextualização: Lançada em 2006 a Linha Bebê da Topz trazia os personagens Tom & Jerry. Desde então o mercado hair care bebê mudou e era preciso abordar o consumidor de outra maneira. No novo guide Warner de Tom & Jerry em versão bebezinhos havia uma estrelinha que foi a inspiração para a nova embalagem.

Diferenciais: Foi utilizada uma tampa de mercado que se aproximava ao formato de uma ponta de estrela arrendodada e desta partiu o desenvolvimento exclusivo do frasco também em formato de estrela. Sem acarretar num aumento de custo, o projeto trouxe grande diferenciação na categoria e atendeu ao conceito do uso estendido pelo consumidor. Material soft touch e ajuste de layout do rótulo auto-adesivo transparente para haver completa integração com o shape.

Resultados: Embalagem lúdica, anatômica, segura, com estabilidade e excelente squezze e que pode ser usada pela mãe como decoração para o quarto do bebê.

 

 

Módulo Design Estrutural

Avalia o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, como por exemplo, formato diferenciado na categoria, ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor, destaque e inovação na usabilidade, etc.

 

Design Estrutural – Forma

Display Ovo de Páscoa Lacta Delice

 

Vencedor: Kraft Foods
www.kraftfoods.com

 

Design: Team Creatif

Convertedor: Brasilgrafica | PH FIT
Usuário: Kraft Foods

 

 

Contextualização: desenvolver uma embalagem para ovo de Páscoa que fosse exposta em ponto de venda alternativo à parreira.

Diferenciais: Após a opção por display de papelcartão, o desafio foi encontrar o formato ideal mantendo as tradicionais orelhas das embalagens convencionais. Estrutura em formato hexagonal trouxe melhor size impression. Para garantir a integridade da embalagem, foi desenvolvido um laço com acabamento premium, que permitisse o fechamento sem a necessidade de aplicação de adesivo hot melt. As orelhas deixaram a nova embalagem mais próxima aos ovos de Páscoa tradicionais.

Resultados: A embalagem desenvolvida para o Ovo Lacta Delice conseguiu comunicar ao consumidor o diferencial do produto em relação aos seus concorrentes diretos e se destacar, também, no que diz respeito a exposição no ponto de venda.

 

 

Design Estrutural – Funcionalidade

Nova linha Ekos Cabelos

 

Vencedor: Natura
www.natura.net

 

Design: Tátil Design de Idéias
Convertedor: Plastek do Brasil | Prakolar | Igaratiba | Aptar | Abplast

Usuário: Natura

 

Contextualização: Resgate da vanguarda e do pioneirismo da marca; aumento da proposta de valor; pioneirismo em tecnologia verde, redução de impacto ambiental com foco em emissão de carbono sem perder a atratividade e sofisticação da linha EKOS.

Diferenciais: Utilização de PET 50% reciclado pós-consumo, aumento da taxa de material pós-consumo no cartão (cartuchos 40% de fibras pós-consumo), utilização de PE verde nos frascos de condicionador e refil, inclusão de rótulo nos frascos em substituição à decoração visando melhorar o processo de reciclagem, retirada dos cartuchos de alguns produtos pautando-se nos preceitos de redução de embalagem, utilização de tampa twist que viabiliza a refilagem dos produtos sem prejudicar a funcionalidade.

Resultados: Uniformização da linha, linguagem mais sofisticada, maior comunicação de benefícios, comunicação das histórias das comunidades que fornecem os ativos da biodiversidade que estão envolvidas no projeto, redução das emissões de gases do efeito estufa em relação à linha anterior, funcionalidade da tampa facilitando a refilagem dos produtos.

 

 

Módulo Tecnologia de Materiais e Conversão
(injeção, sopro, impressão, etc)

Avalia a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade
das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência, entre outros.

 

Tecnologia em Embalagens de Alimentos

Família de Requeijão Líder

 

Vencedor: Multilabel
www.multilabel.com

 

Convertedor: Siegwerk Ink | BF Plásticos | Multilabel

Usuário: Líder Alimentos do Brasil

 

Contextualização: O objetivo principal desse projeto foi desenvolver uma família de embalagens inovadoras no que diz respeito ao sistema de rotulagem, in mold label, que nunca havia sido desenvolvido para copos cônicos de requeijão.

Diferenciais: O sistema de impressão escolhido para a produção dos rótulos foi o letter press. O grande diferencial desse projeto foi desenvolver uma linha de rótulos para o sistema de aplicação in mold label com substrato transparente para melhor visualização do produto e rótulos que envolvem toda a embalagem.

Resultados: Destaque especial para a inovação no segmento de laticínios, provocando grande notoriedade nos pontos de venda e despertando interesse entre seus concorrentes diretos.

 

 

Tecnologia em Embalagens de Bebidas

Tampa – Cappuccino 3 Corações

 

Vencedor: Revpack Tecnologia
www.revpack.com.br

 

Design: Design Com Z

Convertedor: Frasquim | Baumgarten | Revpack

Usuário: Café 3 Corações

Contextualização: O grande desafio foi produzir uma tampa injetada em uma peça, em formato de coração garantindo a não deformação, pois além de representar parte do conjunto da embalagem, era o novo diferencial da marca Cappuccino 3 Corações.  O acoplamento perfeito da tampa com o pote, garantindo um fechamento harmonioso, também foi um grande desafio.

Diferenciais: O design inovador e em forma de coração foi desenvolvido para que remetesse imediatamente à marca do cliente e ao mesmo tempo apresentasse ao consumidor uma embalagem ergonômica e segura.

Resultados: Identificação da marca pelo cliente somente pela apresentação do formato da tampa, design diferenciado dos demais do mesmo segmento, vendas crescentes desde o lançamento.

 

 

Tecnologia em Embalagens de Cosméticos,
Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Biotropic Linha Homem Aranha

 

Vencedor: CCL Label
www.ccllabel.com.br

 

Design: VY2 Design

Convertedor: Frascomar Indústria e Comércio de Plásticos Ltda. | CCL Label

Usuário: Biotropic

Contextualização: A Biotropic é uma empresa inovadora e dinâmica e a linha licenciada do Homem Aranha acompanha a filosofia da empresa.

Diferenciais: O formato do produto é impactante e não tem similar no mercado nacional ou internacional. Toda a linha deste produto tem o frasco irregular e o desafio foi aplicar os rótulos termoencolhíveis no formato do super herói.

Resultados: Design diferenciado, aliado a funcionalidade das embalagens, que chama a atenção do público-alvo.

 

 

Tecnologia em Embalagens de Produtos em Geral

Saco com Alça e Válvula para Selagem por Ultrassom

 

Vencedor: Klabin
www.klabin.com.br

 

Design: ADAG Comunicação

Convertedor: Klabin | Technocoat | Valfim

Usuário: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. de Construção

 

Contextualização: Desenvolver embalagem com alça e manga soldável, visando novo conceito de embalagens para argamassa. Os principais desafios foram:

  • Desenvolver fornecedor e papel para fabricação da alça

  • Adequação do processo produtivo para novo conceito de embalagem com alça e manga soldável – neste item podemos citar a colagem da alça na embalagem

  • Alteração do tipo de cola utilizada na fabricação de sacos

  • Adequação do processo do cliente para novo tipo de embalagem (novo equipamento para ensaque).

Diferenciais: O principal diferencial da embalagem é a alça que facilita o manuseio do consumidor final e a válvula termo-selada que evita vazamentos e conseqüentemente ambientes mais limpos.

Resultados: O resultado foi muito positivo e teve boa aceitação pelo público-alvo. A embalagem foi destaque na FEICON, principal evento da construção na América Latina.

 

 

Módulo Marketing

Avalia a embalagem dentro do contexto
estratégico da comunicação do produto/marca.

 

Marketing – Estratégia de Comunicação

Nova linha Ekos Cabelos

 

Vencedor: Natura
www.natura.net

 

Design: Tátil Design de Idéias
Convertedor: Plastek do Brasil | Prakolar | Igaratiba | Aptar | Abplast

Usuário: Natura

 

Contextualização: Resgate da vanguarda e do pioneirismo da marca; aumento da proposta de valor; pioneirismo em tecnologia verde, redução de impacto ambiental com foco em emissão de carbono sem perder a atratividade e sofisticação da linha EKOS.

Diferenciais: Utilização de PET 50% reciclado pós-consumo, aumento da taxa de material pós-consumo no cartão (cartuchos 40% de fibras pós-consumo), utilização de PE verde nos frascos de condicionador e refil, inclusão de rótulo nos frascos em substituição à decoração visando melhorar o processo de reciclagem, retirada dos cartuchos de alguns produtos pautando-se nos preceitos de redução de embalagem, utilização de tampa twist que viabiliza a refilagem dos produtos sem prejudicar a funcionalidade.

Resultados: Uniformização da linha, linguagem mais sofisticada, maior comunicação de benefícios, comunicação das histórias das comunidades que fornecem os ativos da biodiversidade que estão envolvidas no projeto, redução das emissões de gases do efeito estufa em relação à linha anterior, funcionalidade da tampa facilitando a refilagem dos produtos.

 

 

Módulo Especial

 

Voto Popular Profissionais

Embalagem Promocional Bis

 

Vencedor: Itaquá
www.metalgraficaitaqua.com.br

 

Design: Saraguato

Convertedor: CSN | Itaquá

Usuário: Kraft Foods

Contextualização: O projeto iniciou-se com a necessidade do desenvolvimento de embalagem para promoção do chocolate Bis. Após testes de acondicionamento e de transportes foi utilizada uma embalagem de duas peças de fácil manuseio e transporte.

Diferenciais: A embalagem em aço garante total resistência quanto a amassamento do produto. A embalagem possui exclusivo sistema de fechamento duplo click que proporciona comodidade e segurança na abertura e fechamento da peça, além de um novo jogo de artes temáticas.

Resultados: As embalagens ficaram altamente atrativas ao público, com grande destaque para a beleza das artes utilizadas, agrega valor ao produto e oferece uma exposição mais efetiva no ponto de venda.

 

 

Voto Popular Consumidores

Saco com Alça e Válvula para Selagem por Ultrassom

 

Vencedor: Klabin
www.klabin.com.br

 

Design: ADAG Comunicação

Convertedor: Klabin | Technocoat | Valfim

Usuário: Saint-Gobain do Brasil Produtos Ind. de Construção

 

Contextualização: Desenvolver embalagem com alça e manga soldável, visando novo conceito de embalagens para argamassa. Os principais desafios foram:

  • Desenvolver fornecedor e papel para fabricação da alça

  • Adequação do processo produtivo para novo conceito de embalagem com alça e manga soldável – neste item podemos citar a colagem da alça na embalagem

  • Alteração do tipo de cola utilizada na fabricação de sacos

  • Adequação do processo do cliente para novo tipo de embalagem (novo equipamento para ensaque).

Diferenciais: O principal diferencial da embalagem é a alça que facilita o manuseio do consumidor final e a válvula termo-selada que evita vazamentos e conseqüentemente ambientes mais limpos.

Resultados: O resultado foi muito positivo e teve boa aceitação pelo público-alvo. A embalagem foi destaque na FEICON, principal evento da construção na América Latina.

 

 

Estudantes

A Bolsa Amarela

 

Vencedor: Giuliana Silva | Marcelo Rodrigues
Universidade: Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro

Orientador: Profº Luiz Rogério Wittmann | Profº Jorgson Smith

 

Descrição do Projeto: A embalagem foi projetada baseada no livro A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga, fazendo alusão ao mundo imaginário criado por Raquel, a protagonista. A estrutura da embalagem se refere à sua mente (no caso, a bolsa amarela), lugar onde ela guarda todos os seus desejos que crescem a todo instante e que não podem ser expostos ao mundo exterior. O projeto responde aos princípios básicos de uma embalagem e é adequado ao público-alvo.

 

 

Empresa do Ano

Vencedora: Natura

www.natura.net

 

 

 

Personalidade do Ano

Eloísa Garcia

 

 

Formada em Engenharia de Alimentos e Mestre em Tecnologia de Alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos – FEA da UNICAMP, iniciou suas atividades profissionais como pesquisadora em 1983 no Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL de Campinas. Desde 1993 atua como vice-diretora do CETEA bem como Gerente Técnico dos Grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente do Centro. Recebeu formação na área de embalagem em Centros de Pesquisa do Japão, Canadá, Estados Unidos, Polônia, Inglaterra e Alemanha.

Especializou-se em desempenho mecânico de embalagens plásticas e em estudos da Interação embalagem/produto com ênfase em migração e aspectos regulatórios sobre aprovação de embalagens para contato com alimentos.

Na área de meio ambiente, implantou a Linha de Pesquisa em Estudos de Avaliação do Ciclo de Vida - ACV de produtos e embalagens, tendo como princípio sua aplicação como ferramenta de gestão para melhoria ambiental contínua de produtos e processos.

Há mais de quinze anos dedica-se à valorização da embalagem, divulgando por meio de inúmeras palestras, aulas, entrevistas e reuniões técnicas a importância da embalagem para a sociedade, tanto em meio empresarial como político e institucional.

Nos últimos anos tem contribuído para a discussão de questões de sustentabilidade associadas ao desenvolvimento de produtos e de embalagens, ressaltando, inclusive, a contribuição da especificação eficaz da embalagem para a melhoria ambiental de produtos.