Patrocínio Especial:

Vencedores

MÓDULOS

MÓDULO EMBALAGEM
 

Embalagem Alimentos Doces

Ovos de Páscoa Cacau da Amazônia
 

Vencedor: Chocolates Garoto
www.chocolatesgaroto.com

Design: FutureBrand BC&H
Convertedor: 43 S/A Gráfica e Editora / Plásticos Formar / Graffo Paranaense de Embalagens
Usuário: Chocolates Garoto

  • Contextualização: apresentar um ovo de Páscoa nobre, com a massa feita com o cacau de origem na bacia amazônica

  • Desafios: desenvolver um blister que pudesse ser incorporado no cartucho permitindo a visualização do conteúdo, formando um conjunto atraente e harmonioso

  • Desenvolvimento de cartucho expositivo para produto premium que destaca o formato da fruta cacau

  • Alta qualidade de impressão com uso de recursos como: impressão na face interna, hot stamping, laminação fosca e detalhes impressos em UV

  • Resultado: o conceito foi bem aceito e sua performance na Páscoa foi muito boa, vendendo 100% do volume produzido

 

Embalagem de Alimentos Salgados

Óleos Especiais Salada
 

Vencedor: Bunge
www.bungealimentos.com.br

Design: Packing Design / Pande Design
Convertedor: BrasAlpla / Converplast /
Mirvi / Klabin / Sipa
Usuário: Bunge

  • Contextualização: necessidade de revitalização da linha sem perder a tradição e a confiança do consumidor à marca

  • Diferenciação: Formato ergonômico, cintura mais delgada com ranhuras, combinadas com
    deslocamento do centro de gravidade facilitando a “pegada” e aplicação

  • Rótulo com acabamento acetinado (fosco), combinado com efeito metálico

  • Resultado: a modernização da embalagem trouxe incremento de vendas e participação no mercado de óleos especiais, aumentando o awareness da marca e gerando grande experimentação do produto

 

Embalagem de Bebidas Não-Alcoólicas

Linha Fast
 

Vencedor: Nestlé Brasil
www.nestle.com.br

Design: FutureBrand BC&H
Convertedor: BrasAlpla / PP Print / Constantia
Packaging AG / American Fuji Seal
Usuário: Nestlé Brasil

  • Contextualização: inovar no mercado de bebidas líquidas com uma embalagem moderna, prática,com foco no público jovem-adulto

  • Desafios: um dos grandes desafios foi adaptar 3 formatos de garrafas a uma única pré-forma e o ajuste da linha de envase para os 3 produtos

  • Envase asséptico em garrafas PET

  • Rótulo termoencolhível fosco impresso com alta qualidade.

  • Explora o design das garrafas com garantia de barreira à luz

  • A tampa de rosca atende o consumo on-the-go e assegura o transporte.

  • Resultado: o produto teve grande aceitação do trade e atingiu o seu target

 

Embalagem de Bebidas Alcoólicas

Pack Chivas
 

Vencedor: HUB Brasil
www.hubbrasil.com.br

Design: HUB Brasil
Convertedor: Indústria de Embalagens Santa Inês
Usuário: Pernod Ricard

  • Contextualização: embalagem desenvolvida para o Dia dos Pais. O pack deveria respeitar a relação estabelecida entre consumidor e marca, sem deixar de lado os padrões de praticidade, segurança e exclusividade

  • Diferencial: nobreza da embalagem que conversa diretamente com o histórico do produto

  • Resultado: excelente aceitação por parte dos consumidores, tendo suas unidades totalmente vendidas antes do Dia dos Pais. Por isso a empresa reeditou a embalagem para o Natal

 

Embalagem de Higiene e Limpeza

Cartucho expositor para aparelho aromatizante e refil
 

Vencedor: Innovapack Embalagens
www.innovapack.com.br

Design: Packaging Brands
Convertedor: Papirus / Bobst Group /
KBA – Brasil / Innovapack
Usuário: Ceras Jonhson

  • Contextualização: reproduzir embalagem para exposição de um kit para higienização e limpeza, com forte apelo visual e design

  • Diferenciais: cartucho produzido em cartão triplex 375g/m2, 5x0 cores + verniz base água, com praticidade para montagem manual

  • O design permite maior visualização interna dos produtos, além de conferir perfeita harmonia e estética à embalagem

  • Resultado: a embalagem mostrou uma forma diferenciada de exposição do produto aromatizante, por meio de design arrojado, inovador e de fácil manuseio

 

Embalagem de Cosméticos e Cuidados Pessoais

Nova linha Natura Chronos
 

Vencedor: Natura
www.natura.net

Design: Chelles & Hayashi Design
Convertedor: SGD Brasil / MBF Embalagens
Usuário: Natura

  • Contextualização: atingir acabamento premium

  • Desafio: reduzir as marcas do processo de fabricação do vidro (polimento a fogo), atingir acabamento premium com alto brilho e transparência e aplicar uma decoração de longa
    duração que resistisse aos impactos proporcionados pela perenidade da embalagem

  • Utilização do polimento a fogo para aumentar o brilho e tampa bi-injetada

  • O sistema de refilagem permite facilidade no momento da troca

  • Resultado: foram atingidos os principais requisitos e padrões de qualidade internacionais

 

Embalagem de Perfumes

Thaty Princess
 

Vencedor: Komm:: Design Strategy
www.komm.com.br

Design: Komm:: Design Strategy
Convertedor: Kingraf
Usuário: O Boticário

  • Contextualização: no aniversário de 25 anos de Thaty, o desafio era revitalizar a marca e reposicioná-la em seu portfólio, aumentando a sua percepção de qualidade, sem
    perder a identificação com as consumidoras

  • Criação de uma nova fragrância chamada Thaty Princess

  • Diferencial: embalagem de lançamento do perfume em formato de livro com detalhes em hot stamping

  • Resultado: desde seu lançamento transformou-se em um item de colecionador

 

Embalagem de Food Service, Delivery e Take Away

Coberturas em pedaços Alispec
 

Vencedor: PH2 Full Creativity
www.ph2.com.br

Design: PH2 Full Creativity
Convertedor: Shellmar Embalagem Moderna
Usuário: Alispec Indústria e Comércio
de Produtos Alimentícios

  • Contextualização: desenvolver embalagens para a nova linha de produtos da Alispec – coberturas em pedaços com o principal objetivo de valorizar o produto

  • Diferenciais: fácil identificação da família, fácil utilização, conservação por meio do sistema abre e fecha ‘ZIP’, ressalta a qualidade do produto

  • A embalagem é um stand up pouch que apresenta boa visibilidade e identificação

  • Resultado: a embalagem facilitou a introdução do lançamento no mercado e oferece valor agregado ao seu consumidor

 

Embalagem de Produtos em Geral

Cápsula Ecotrack
 

Vencedor: Védat
www.vedat.com.br

Design: Védat / Design com Z
Convertedor: Védat / Cargill
Usuário: Track & Field

  • Contextualização: necessidade de otimizar o armazenamento e display de produtos na loja por meio de uma solução inovadora, alinhada com a imagem da marca

  • Diferenciais: desenvolvida para a Track & Field para ser usada como container de roupas e acessórios esportivos, desempenhando múltiplas funções: estoque, display e
    embalagem de produtos

  • Após a compra os consumidores podem encaminhar as cápsulas para a loja ou reutilizá-las em casa

  • Produzidas em PLA, um biopolímero renovável e reciclável • As cápsulas compõem uma grande parede expositora com os produtos embalados individualmente e separados por estilo, cor e tamanho

  • Resultado: operacionalmente esta solução tem funcionado muito bem, diminuindo o tempo de acesso ao estoque

 

Embalagem de Família de Produtos

Família Alpino
 

Vencedor: Nestlé Brasil
www.nestle.com.br

Design: FutureBrand BC&H
Convertedor: Antilhas / Graffo Paranaense de
Embalagens / Metalgráfica Renner / Converplast / Ibratec
Usuário: Nestlé Brasil

  • Contextualização: trazer inovações para o Alpino que agregassem valor à marca que está buscando se estabelecer como premium

  • Desafio: desenvolver embalagens para o segmento gifting com formatos, estruturas de materiais, sistema de impressão distintos que garantissem um padrão único de identidade de cores das embalagens, com um excelente impacto visual no ponto-de-venda, ressaltando a nobreza da marca do produto frente ao mercado

  • Resultado: a variedade de produtos e tamanhos das embalagens permite ao consumidor eleger a melhor opção para cada momento

 

Embalagem de MPEs (Micro e Pequenas Empresas)

Linha Apotecaria
 

Vencedor: Entre Gestão & Design
www.entredesign.com.br

Design: Entre Gestão & Design
Convertedor: Impressora Ipiranga /
Expak Embalagens / Mack Color /
Deda Decorações / Cool Embalagens
Usuário: Cláudia Spring ME.

  • Contextualização: Apotecaria é uma linha de cosméticos masculinos da catarinense Botica de Banho

  • Desafio: comunicar a simplicidade e eficiência de fórmulas seculares com traços do período contemporâneo

  • As embalagens deveriam eliminar a necessidade de usar sacolas para transporte

  • A tecnologia de impressão digital dos rótulos possibilitou a ME um material de qualidade com baixa tiragem

  • Aumento do número de pontos-de-venda e conquista de mais consumidores

  • Resultado: a marca foi introduzida em hotéis e resorts

 

Embalagem Promocional

Pack Chivas
 

Vencedor: HUB Brasil
www.hubbrasil.com.br

Design: HUB Brasil
Convertedor: Indústria de Embalagens Santa Inês
Usuário: Pernod Ricard

  • Contextualização: embalagem desenvolvida para o Dia dos Pais. O pack deveria respeitar a relação estabelecida entre consumidor e marca, sem deixar de lado os padrões de praticidade, segurança e exclusividade

  • Diferencial: nobreza da embalagem que conversa diretamente com o histórico do produto

  • Resultado: excelente aceitação por parte dos consumidores, tendo suas unidades totalmente vendidas antes do Dia dos Pais. Por isso a empresa reeditou a embalagem para o Natal

 

Sustentabilidade

Ciclo Verde Taeq
 

Vencedor: Grupo Pão de Açúcar
www.grupopaodeacucar.com.br

Convertedor: Papirus
Usuário: Grupo Pão de Açúcar

  • Contextualização: projeto inovador que aproveitou a estrutura de coleta seletiva do Grupo Pão de Açúcar para implementar o conceito de logística reversa nas embalagens cartonadas dos produtos Taeq com embalagens em papelcartão reciclado, por meio do gerenciamento da cadeia de produção desse cartão

  • Desafios: foram reunidas as empresas pertencentes ao ciclo de manufatura de produtos e embalagens que, somados às cooperativas de coleta seletiva, desenvolveram um sistema de coleta rastreado fazendo com que a matéria-prima coletada seja reutilizada na produção de um cartão reciclado exclusivo que se transforma em uma nova embalagem de um produto Taeq

  • Além dos resultados benéficos ao meio ambiente, um de seus principais objetivos é de cunho educativo

  • Resultado: um projeto que atuou nos 3 pilares da sustentabilidade ao envolver cooperativas de catadores e oferecer uma fonte de venda contratada do material coletado, para a obtenção de um produto final sem aumento de custos e que destina cerca de 30 toneladas de embalagens celulósicas pós-consumo ao mês coletadas pelas cooperativas ao Programa


 

MÓDULO DESIGN GRÁFICO

Design Gráfico de Alimentos Doces

Ovo Nestlé Gold
 

Vencedor: FutureBrand BC&H
www.futurebrand.com

Design: FutureBrand BC&H
Usuário: Nestlé

  • Contextualização: produto recém-lançado no Brasil

  • Desafio: embalagem com formato inovador inspirado em maletas de marcas de luxo, rígida, com acabamentos dourados, aplicações em verniz e hot stamping

  • Resultado: grande destaque no ponto-de-venda e posiciona o produto como premium

 

Design Gráfico de Bebidas Alcoólicas

Chandon Baby Rose
 

Vencedor: B+G Designers
www.bmaisg.com.br

Design: B+G Designers
Convertedor: Indexflex
Usuário: Chandon

  • Contextualização: produto voltado para o público jovem, freqüentador de casas noturnas

  • Diferenciais: rótulo transparente com recursos de serigrafia, relevo, hot stamping e efeitos holográficos sobre a garrafa pintada com tinta metalizada prata. A cápsula prata também
    recebeu hot stamping pink em relevo

  • Resultado: materializou na embalagem os conceitos valorizados por esses jovens, por exemplo, modernidade e status

 

Design Gráfico de Higiene e Limpeza

Linha Limpeza Carrefour

 

Vencedor: Pande Design Solutions
www.pande.com.br

Design: Pande Design Solutions
Usuário: Carrefour

  • Contextualização: criação da linha de embalagens dos produtos de limpeza da marca própria Carrefour, deixando claras suas propriedades e benefícios e buscando destaque na concorrida gôndola de higiene e limpeza

  • Diferenciais: as embalagens dos produtos de limpeza Carrefour auxiliam o consumidor a escolher facilmente o melhor produto para o cuidado com o lar

  • Resultado: com informações claras e forte apelo de venda, as embalagens chamam a atenção em gôndola e deixam clara a alta qualidade do produto

 

Design Gráfico de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Protetores Solar Jacques Burnier
 

Vencedor: Brainbox Design
www.brainboxdesign.com.br

Design: Brainbox Design
Convertedor: Grossplast
Usuário: Nutriphitos Cosméticos

  • Contextualização: a marca Jacques Burnier é voltada ao público C/D e tem como principais PDVs as redes de drogarias e supermercados

  • Desafio: criar uma linha de embalagens para protetores solar, cujo mercado é extremamente competitivo e os players são muitos fortes

  • Diferenciais: design da embalagem fora do padrão de produtos populares com destaque para o FPS facilitando a decisão de compra do consumidor

  • Resultado: a expectativa de vendas foi superada em 30%

 

Design Gráfico de Produtos em Geral

Sacola Varal
 

Vencedor/Winner: 6D
www.6d.com.br

Design: 6D
Convertedor: Nobelpack / Nobre Gráfica
Usuário: Bebê Básico

  • Contextualização: a necessidade do cliente era uma embalagem que servisse como sacola convencional e embalagem de presente e cujo valor fosse acessível

  • Diferenciais: utilização de sacolas automáticas e cartelas que se encaixam como tampa para a sacola

  • As sacolas foram impressas em uma cor, em papel simples, pois seriam produzidas em maior quantidade. Nas cartelas utilizaram um papel mais nobre para garantir a melhor impressão das cores que são a marca registrada do cliente

  • Resultado: uma embalagem versátil, atrativa e diferenciada dentro do valor solicitado pelo cliente

 

Design Gráfico de Família de Produtos

Linha Jequiti Erva-Doce Mais
 

Vencedor: Design Emocional
www.designemocional.com.br

Design: Design Emocional
Convertedor: MBF Embalagens /
Are Embalagens / Grif Rótulos / Congraf / Impacta
Usuário: Jequiti Cosméticos

  • Contextualização: criar uma linha inovadora e contemporânea para atender a diversos públicos

  • Diferenciais: os frascos são simples, translúcidos e ressaltam as cores dos produtos

  • Resultado: a cor principal da embalagem remete a uma sensação de suavidade e refrescância e a tampa em prata-fosco oferece sofisticação

 

Design Gráfico – Redesign Alimentos e Bebidas

FIT
 

Vencedor: Dil Brands
www.dilbrands.com

Design: Dil Brands
Convertedor/Converter: Embalagens Diadema
Usuário: Ajinomoto do Brasil

  • Contextualização: modernizar a embalagem, sem perder o reconhecimento do consumidor

  • Desafio: transmitir mais appetite appeal e reforçar “zero açúcar”/ incluir nova logomarca da Ajinomoto e diferenciar da marca MID®

  • Resultado: layout mais leve e moderno sem perder o reconhecimento do consumidor, comunicando com clareza o sabor da fruta e a refrescância

 

Design Gráfico – Redesign Produtos em Geral

Suporte para coador Melitta
 

Vencedor: Matriz Escritório de Desenho
www.matrizdesenho.com.br

Design: Matriz Escritório de Desenho
Convertedor: Gráfica 22
Usuário: Melitta do Brasil

  • Contextualização: desenvolver um projeto de redesenho (estrutural e gráfico) para embalagem de suporte para coar café Melitta. Como determinante de projeto gráfico estava o alinhamento com a nova identidade desenvolvida para a linha de coadores de papel garantindo, assim, a sinergia entre as categorias de produtos Melitta

  • Diferenciais: melhor aproveitamento de folha durante o processo de impressão: utiliza 19,37% (tamanho 102 médio) e 8,47% (tamanho 103 grande) menos material que a embalagem anterior. Maior exposição do produto e seu diferencial

  • Resultado: a nova embalagem dialoga harmonicamente com o produto embalado, envolvendo-o na medida certa, protegendo as áreas necessárias e expondo o novo desenho estrutural


 

MÓDULO DESIGN ESTRUTURAL
 

Design Estrutural – Forma

Treo Ace*
 

Vencedor: 3D Modeling
www.3dmodeling.com.br

Design: 3D Modeling
Convertedor: Engratech
Usuário: Pfizer Saúde Animal

  • Contextualização: desenvolver embalagem composta por um pote e um inserto, ambos plásticos, para usá-los como embalagem secundária e meio de proteção a um frasco de vidro para vacina animal

  • Inovação: produção da embalagem por apenas um processo de transformação. Uma parte do pote que precisaria ser removida e se tornaria material reprocessado, foi utilizada como o inserto para travamento do frasco de vidro

  • O design triangular com arestas arredondadas favoreceu o manuseio no campo e otimizou o processo logístico

  • Resultado: com o ganho de custos devido ao processo otimizado da produção da embalagem foi possível o desenvolvimento de uma tampa que não estava inicialmente prevista

 

Design Estrutural – Funcionalidade

Recuperador de bandejas Danone
 

Vencedor: MWV Sistemas de Embalagens
www.mwv.com

Design: Fly Jabuti
Convertedor: Jofer / Klabin /
MWV Sistemas de Embalagens
Usuário: Danone

  • Contextualização: resolução da perda de produto acabado no ponto-de-venda devido à quebra de bandejas de iogurte e posterior devolução do produto mesmo este estando em bom estado para consumo

  • Desafio: desenvolvimento de uma embalagem única para que todas as bandejas fossem recuperadas, independente da configuração da bandeja, para 4, 6 ou 8 potes

  • Resultado: para a empresa, eficiência econômica e ambiental, para o repositor – facilidade de montagem do recuperador. Para o consumidor – o recuperador de bandeja serve como uma alça


 

MÓDULO TECNOLOGIA DE MATERIAIS, CONVERSÃO E IMPRESSÃO
 

Tecnologia em Embalagens de Alimentos

LaFruta Limão Nestlé
 

Vencedor: Multilabel
www.multilabel.com

Convertedor: Jaguar / Multilabel
Usuário: Nestlé

  • Contextualização: desenvolver um rótulo harmônico, com impacto visual que atraísse a atenção do consumidor

  • Diferencial: impressão em letter press e utilização do processo in mold label que faz a fusão do rótulo com a embalagem primária

  • Resultado: os rótulos do pote e da tampa formam um conjunto harmônico, visando sempre a
    preocupação com o aspecto de realidade da fruta

 

Tecnologia em Embalagens de Bebidas

Linha de Sucos Superbom
 

Vencedor: Propack
www.propack.com.br

Design: 3 Design Visual
Convertedor: Rionil / Propack
Usuário: Cia. Produtos Alimentícios Superbom

  • Contextualização: manter a identidade do produto aumentando a percepção de qualidade por parte do consumidor, sem aumentar o custo

  • Diferencial: com a utilização do rótulo sleeve teve um aumento de áreas transparentes para
    visualização do produto

  • Redução das perdas de processo devido ao atrito entre as garrafas pós-rotulagem, que danificavam mais de 10% das garrafas e eliminação das devoluções do mercado e reclamações

  • Possibilidade de venda do produto gelado em lojas de conveniência, sem perdas por umidade

  • Resultado: uso de filme 22% mais leve e aumento da produtividade na linha de produção devido à aplicação automática

 

Tecnologia em Embalagens de Higiene e Limpeza

Amaciante Ypê - Amore 2L
 

Vencedor: Multilabel
www.multilabel.com

Convertedor: Multilabel
Usuário: Química Amparo

  • Contextualização: desenvolver um novo produto de uma linha já existente e bem conceituada no mercado

  • Desafio: impressão em letter press e utilização do processo in mold label que faz a fusão do
    rótulo com a embalagem primária

  • Resultado: a embalagem conseguiu reunir os aspectos de suavidade, leveza e delicadeza considerados pontos fundamentais no segmento de higiene e limpeza

 

Tecnologia em Embalagens de Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Sobreembalagem para solução parenteral
 

Vencedor: Santa Rosa Embalagens
www.santarosaembalagens.com.br

Convertedor: Terphane / Plastest / Santa Rosa
Usuário: Halex Istar

  • Contextualização: criar uma estrutura para ser usada em equipamento automático de envase, com janela transparente no verso para visualização do produto

  • Diferencial: embalagem farmacêutica de alta barreira que permite a esterilização de todo o conjunto, eliminando o risco de contaminação em bolsas de PVC e a redução de volume da solução parenteral, mantendo a concentração original de antibiótico

  • Utilização de filmes, adesivos e tintas especiais que resistem a altas temperaturas

  • Resultado: aumento da velocidade de produção, redução de mão-de-obra na linha de envase. Melhoria na qualidade, no shelf life e na apresentação do produto

 

Tecnologia em Embalagens de Produtos em Geral

Vitalure 740
 

Vencedor: AkzoNobel Packaging Coatings
www.akzonobel.com/packaging

Design: 100% Design
Convertedor: Brasilata /
AkzoNobel Packaging Coatings
Usuário: Tintas Coral

  • Contextualização: desenvolver um revestimento para embalagens metálicas de tintas que pudesse ampliar seu prazo de validade nas prateleiras das lojas

  • Resultado: aumento em 50% do prazo de validade dos produtos envasados / sistema de aplicação monocamada – não são necessárias duas camadas de pintura das chapas metálicas, gerando maior produtividade durante o processo de fabricação das embalagens

  • Produto homologado pelos principais
    fabricantes de tintas do país


 

MÓDULO MARKETING
 

Marketing – Estratégia de Comunicação

Natura Ekos Açaí - Safra 2009
 

Vencedor: Natura
www.natura.net

Design: Chelles & Hayashi
Convertedor: Box Print / Impacta /
GlobalPack / AB Plast / Brigaplast / CCL Label
Usuário: Natura

  • Contextualização: a época de colheita do açaí é muito importante para as pessoas que vivem na região Amazônica. Para elas, o açaí é mais que um fruto, ele faz parte da cultura e sua polpa é conhecida como vinho do açaí

  • Diferencial: todas as comunidades, seja em cidades ou no campo, comemoram a chegada desse período e colocam bandeiras vermelhas que identificam os locais onde se vende o fruto

  • Assim que a safra 2009 chegou, a Natura criou uma linha de produtos inspirada nessa cultura tão forte e enraizada na Amazônia

  • A linha é composta de produtos exclusivos e edição limitada


 

MÓDULO ESPECIAL
 

Estudante

Mesa 4 - Embalagem para pratos
 

Vencedor: Bárbara Gomes de Lima Moreira
Universidade: UnB – Universidade de Brasília
Orientador: Sylvain Allard

  • Contextualização: embalagem desenvolvida para proteger ao máximo o produto com o mínimo de material

  • Diferencial: mantém os pratos firmemente unidos e protegidos no transporte, armazenamento e manipulação

  • Entre os pratos, discos adicionais de papelão absorvem o impacto e a vibração

  • A impressão é feita em serigrafia sobre o papelão, em uma cor

  • Resultado: versátil, o mesmo modelo pode embalar pratos quadrados ou redondos

 

Voto Popular

Porta Club Social

Vencedor: Itaquá
www.metalgraficaitaqua.com.br

Design: Team Creatif
Convertedor: Itaquá / CSN
Usuário: Kraft Foods

  • Contextualização: projeto Porta Club Social surgiu da necessidade dos consumidores com relação a segurança no transporte do produto. Foi desenvolvida uma peça, de fácil manuseio, que garante 100% a conservação dos biscoitos

  • Diferencial: a embalagem possui sistema de fechamento duplo click que garante comodidade e segurança quanto a sua abertura e fechamento

  • Resultado: a embalagem é atrativa e agrega
    valor ao produto

 

Empresa do Ano

Nestlé

www.nestle.com.br
 


Personalidade do Ano

Antonio Carlos Dantas Cabral

Instituto Mauá de Tecnologia

Antonio Cabral é um profissional de grande respeito no setor, uma das maiores autoridades na área de embalagens no Brasil, reconhecido como grande conhecedor do assunto embalagens, com inúmeras contribuições, sendo a que mais se destaca, a formação de profissionais no mercado de embalagens, elevando assim o nível dos profissionais de embalagens no Brasil. Cabral desenvolveu, com base na teoria das restrições, um modelo que permite identificar restrições técnicas, econômicas ou políticas na cadeia produtiva de alimentos.
 


FINALISTAS | CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO