Embalagens premiadas – 2004

Módulos:

Categorias Especiais:

   

Módulo Design

Design – Alimentos Doces

Pote Paulistano Sorvetes Nestlé

Vencedor: M Design

Design: M Design

Convertedor: Metalgráfica Itaquá

Usuário: Nestlé 

Atributos da embalagem:

Em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo, desenvolvemos um conceito de latas para presentear e colecionar.

Com 4 modelos, retrata uma São Paulo antiga e uma atual, em marcos históricos: Avenida Paulista, Praça da Sé, Viaduto do Chá e Teatro Municipal.

A utilização das fotos e as ilustrações proporcionam, ao mesmo tempo, características clássicas e contemporâneas num mesmo produto.

Como a embalagem pode ter utilização posterior, aplicamos a marca Sorvetes Nestlé em relevo para que ficasse mais discreta e proporcionasse maior aceitação (no caso de colecionar).

A impressão ficou reduzida a 3 cores (branco base, vermelho e preto) que, somadas ao prata fosco, transmitem sofisticação, bom gosto e as cores da cidade.

Completa o conceito, a utilização do selo oficial SP 450 anos da prefeitura, inserido institucionalmente no ambiente das ilustrações.

Design – Alimentos Salgados

Linha de Pães Dr. Oetker 

Vencedor: Segmento

Design: Segmento

Convertedor: Brasilgráfica

Usuário: Dr. Oetker

Atributos da embalagem:

Linha inédita no mercado que teve como apelo principal à facilidade de se fazer pão em casa a qualquer hora.

As cores utilizadas e o resultado das imagens remetem a um clima caseiro, leve, aconchegante e gostoso.

 

Design – Bebidas Alcoólicas

Garrafa Bohemia Weiss

Vencedor: Saint-Gobain Vidros

Design: Saint-Gobain Vidros

Convertedor: Saint-Gobain Vidros

Usuário: AMBEV

Atributos da embalagem:

A garrafa, o fechamento, a cerveja, até a forma de abrir, tudo é novo na Bohemia Weiss, não foi à toa que o projeto mobilizou vários departamentos para que este lançamento fosse um sucesso.

É a primeira garrafa da América do Sul a usar o sistema de fechamento clip lock, além da inovação, este sistema permite o retampamento do produto, ou ainda a reutilização da garrafa pelos consumidores.

Foram produzidas 635 mil garrafas numeradas da nova cerveja que se esgotaram em apenas uma semana de vendas. O estoque era previsto para todo o verão. Devido ao grande sucesso, a Ambev tornou esta cerveja mais um produto de linha.

 

Design – Bebidas Não-Alcoólicas

Via Natural

Vencedor: 100 Porcento Design

Design: 100 Porcento Design

Convertedor: Sig Beverages Brasil / Embalagens Flexíveis Diadema

Usuário: Trimax

Atributos da embalagem:

Objetivos: posicionar e criar diferenciação para uma marca de água mineral em um mercado bastante grande, abrangendo desde o varejo até consumidores na "mesa do restaurante".

O projeto envolve os ítens: nome, shape, logotipo e rótulo.

Resultados: a empresa criou o nome e conceito VIA NATURAL, remetendo a leveza e naturalidade do produto. O shape, com formato orgânico e anatômico da embalagem traz um toque de elegância e passa a ser o diferencial das águas deste segmento. Traduzindo a leveza de uma maneira gráfica, a gaivota resume os benefícios do produto e faz o link entre o rótulo e a forma, reforçando o posicionamento de naturalidade da marca.

Design – Higiene e Limpeza

Lata Omo Cores

Vencedor: Metalgráfica Itaquá

Design: Romero Brito

Convertedor: Metalgráfica Itaquá

Usuário: Unilever

Atributos da embalagem:

Atrativo para venda do produto proporcionando ao consumidor final embalagem diferenciada para segmento de sabão em pó.

Design – Cosméticos, Cuidados Pessoais, 
Saúde e Farmacêutico

Embalagem do Perfume do Brasil de Natura Ekos

Vencedor: Natura Cosméticos

Design: Natura Cosméticos

Convertedor: Pochet / Cerâmica
Teixeira / Embalagens Greco Pete

Usuário: Natura Cosméticos

Atributos da embalagem:

A embalagem do Perfume do Brasil de Natura Ekos foi inspirada na Natureza. Consiste de um frasco de vidro em formato orgânico, um estojo de cerâmica e um berço de fibra de coco. O conjunto é protegido para um berço e uma caixa.

 

 

Design – Marcas Próprias

Linha de Embalagens Pão de Açúcar

Vencedor: Grupo Pão de Açúcar

Design: Esboço Design

Usuário: Grupo Pão de Açúcar

Atributos da embalagem:

O design atribuído à linha de produtos Pão de Açúcar buscou transmitir ao consumidor, o Requinte – através da associação do azul escuro ao efeito dourado da marca – a Qualidade Diferenciada – produção dos cromos voltados ao conceito Apetitte Appeal – e a Confiabilidade – representada pela assinatura geral das embalagens reforçada pela chamada "O melhor para você", presente em todas as embalagens da linha.

Já são mais de 250 produtos alimentícios desenvolvidos especialmente para a marca Pão de Açúcar.

 

 

Design – Bricolagem

Embalagens para Misturadores de Cozinha Deca

Vencedor: Deca

Design: Deca

Convertedor: Gráfica São Januário /
Fenicce Embalagens

Usuário: Deca 

Atributos da embalagem:

A embalagem "antiga", foi durante aproximadamente 10 anos uma solução muito bem resolvida, porém com o decorrer do tempo os concorrentes, aproximaram muito as cores pastéis utilizadas em suas embalagens. Buscando se diferenciar dos demais, a empresa iniciou uma estratégia para quebrar a categoria, utilizando a embalagem como poderosa ferramenta de mkt, evidenciando os atributos de um novo lançamento. 

As cores diferenciadas dos demais trouxe maior destaque para a marca, com maior contraste, numa embalagem visual de cantos, layout clean e minimalista. Além disto preocupada em atender as tendências de grandes clientes, foi para uma embalagem visual que tem ao mesmo tempo o papel de um display, com maior área para mostrar o produto por inteiro e comunicar, montado de forma que o consumidor veja todo o produto, da maneira que ficará instalado (tornando inclusive mais rápida a instalação para o consumidor). 

Podendo ser tanto pendurável em gancheiras quanto colocada em prateleiras, sem deixar de considerar a conveniência para o consumidor, sendo facilmente transportada pela alça. Além disto a embalagem veio com conceitos novos, de adequar os termos técnicos de forma mais objetiva, informando mais, de forma clara, os diferenciais do produto, destacando o novo mecanismo com abertura em apenas meia volta. 

Com estas premissas equacionadas, indicando a direção a ser seguida chegamos numa embalagem auto-vendedora, e ecologicamente correta. Destaca-se também pela solução na impressão, utilizando apenas duas cores: preto e cyan.

 

 

Design – Família de Produtos

Linha de Iogurtes para Beber Nestlé

Vencedor: Sleever International

Design: Future Brand

Convertedor: Logoplaste do Brasil / Sllever

Usuário: Nestlé

Atributos da embalagem:

Só a versatilidade e flexibilidade do sleever é capaz de garantir o lançamento de uma extensa linha de produtos com um revestimento integral em 360° da embalagem primária e com toda a facilidade operacional que uma grande indústria do setor de alimentos necessita.

A utilização de um filme ecológico e reciclável SI - OPS TF 40 de 40 micras e impressão em rotogravura em 6 cores foi capaz de implementar o lançamento desta linha de produtos ao mesmo tempo em que cria a idéia de identidade de marca e, principalmente, de família de produtos já que se trata de 13 referências em dois tamanhos diferentes.

Design – Miscelânea

Da Literatura ao Prazer, agora em cigarrilhas. 

Vencedor: Menendez Amerino & Cia.

Design: Multi Participações

Convertedor: Tapon
Corona Metal Plástico

Usuário: Menendez Amerino & Cia.

Atributos da embalagem:

A Cigarrilha Dona Flor é a primeira em embalagem metálica no Brasil.

Desenvolvida de acordo com o conceito de "Elegância e Sofisticação" da marca Dona Flor, a embalagem é uma lata de folha de Flandres, impressa em litografia e com todas as cores especiais conferindo requinte e personalidade ao produto.

A embalagem da Cigarrilha Dona Flor, inovadora na versão lata, representa a leveza aromática dos fumos Brasil-Bahia aliada à sedução do personagem de Jorge Amado, numa mistura ideal que fez a fama dos consagrados charutos da mesma marca.

 

 

Design – Redesign

Nestlé Iogurte para Beber Molico

Vencedor: Sleever International

Design: Future Brand

Convertedor: Logoplaste do Brasil / Sleever

Usuário: Nestlé

Atributos da embalagem:

Uma vez mais a versatilidade do sleever foi utilizada para conferir um novo e moderno packaging a um produto cujo posicionamento de marketing carecia de inovação. Utilização de um filme ecológico e reciclável SI - OPS TF 40 de 40 micras e rotogravura em 7 cores, inclusive com uma cor metálica.

A flexibilidade e a já mencionada versatilidade do sleeve se encaixaram perfeitamente à necessidade do cliente para lançar um produto em dois tamanhos e versões com revestimento integral e em 360°, aumentando a área de comunicação e garantindo uma decoração chamativa que o diferencia.

 

Módulo Embalagem Destaque

Embalagem Destaque – Alimentos

Linha de Embalagens para Frango Assado

Vencedor: Grupo Pão de Açúcar

Design: Esboço Design

Convertedor: Reyco / Finepack

Usuário: Grupo Pão de Açúcar

Atributos da embalagem:

A nova linha de embalagens para frango assado Pão de Açúcar, foi exclusivamente desenvolvida com o intuito de modernizar a forma de embalamento do produto, trazendo consigo um portfólio de benefícios ao consumidor, expositor e ao próprio produto.

  • Vantagens da nova embalagem:
  • Manutenção da temperatura do frango;
  • Praticidade no manuseio, abastecimento e transporte;
  • Fácil organização no balcão expositor;
  • Design moderno, atrativo, com diferenciação entre os sabores;
  • Permite a visualização do produto (e área de transparência na embalagem);
  • A embalagem pode ser utilizada em microondas.

Embalagem Destaque – Bebidas

Garrafa Bohemia Weiss 

Vencedor: Saint-Gobain Vidros

Design: Saint-Gobain Vidros

Convertedor: Saint-Gobain Vidros

Usuário: AMBEV

Atributos da embalagem:

A garrafa, o fechamento, a cerveja, até a forma de abrir, tudo é novo na Bohemia Weiss, não foi à toa que o projeto mobilizou vários departamentos das empresas envolvidas para que este lançamento fosse um sucesso.

É a primeira garrafa da América do Sul a usar o sistema de fechamento clip lock, além da inovação, este sistema permite o retampamento do produto, ou ainda a reutilização da garrafa pelos consumidores.

Foram produzidas 635 mil garrafas numeradas da nova cerveja que se esgotaram em apenas uma semana de vendas. O estoque era previsto para todo o verão. Devido ao grande sucesso, a Ambev tornou esta cerveja mais um produto de linha.

 


Embalagem Destaque – Higiene e Limpeza

Detergente em Pó em Lata de Aço

Vencedor: Grupo Pão de Açúcar

Design: Packing Design

Convertedor: Brasilata / CSN

Usuário: Grupo Pão de Açúcar

Atributos da embalagem:

Com o objetivo de agregar valor ao produto e proporcionar ao consumidor maiores facilidades em sua utilização, todas as empresas envolvidas no desenvolvimento da embalagem, criaram um ousado projeto de inovação.

Buscando aprimorar a forma de acondicionamento do detergente em pó Extra, o projeto concebido, encontrou na lata de aço, diferenciais que trariam ao consumidor importantes benefícios na utilização do produto:

  • Hermeticidade – Através de um prático e eficaz sistema de abertura e fechamento da embalagem, foi condicionado um dos mais importantes benefícios associado ao produto, o fato de evitar que o pó empedre.
  • Embalagem resistente à água – Com um verniz externo de alta resistência, a embalagem apresenta resistência total à integridade do produto, quando ocorre o contato direto da água com a embalagem (situação corriqueira no ambiente de lavanderia).
  • Utilização como refil – O fato do aço apresentar características que permitem boas condições de durabilidade, propicia ao consumidor, a possibilidade da utilização de refis para reabastecimento da embalagem, proporcionando assim, maior economia na recompra.

 

 

Embalagem Destaque – Cosméticos, Cuidados 
Pessoais, Saúde e Farmacêutico

Intimus Days Micro

Vencedor: Kimberly-Clark

Design: Kimberly-Clark

Convertedor: C&D Ind. Com. /
IndPack Ind. Com. / WJA do Brasil

Usuário: Kimberly-Clark

Atributos da embalagem:

Mais uma vez Intimus® Days inova ao lançar o novo protetor diário de calcinha - Intimus Days Micro!

Além de o produto ser totalmente diferenciada (pequeno e ultrafino, ideal para proteger exatamente a área necessária - o forro da calcinha), sua embalagem é uma atração à parte.

O sistema de embalagens desenvolvido pela Kimberly-Clark Brasil é altamente impactante, tanto pelo seu design estrutural, ao mesmo tempo arrojado e elegante, quanto pelas suas cores modernas e alegres, acompanhando as tendências da moda. O sistema de embalagem é composto por um dispenser injetado em Polipropileno que combina efeitos como a leveza de curvas e uma texturização detalhe que causa um grande efeito à embalagem, adicionando um toque de feminilidade à prática embalagem, que pode ser carregada na bolsa, nécessaire ou no bolso da consumidora. O sistema de abertura do dispenser permite que a consumidora o abra pressionado apenas com uma das mãos.

Para potencializar a exposição do produto no ponto de venda foi desenvolvido um clamshell termo-formado em Pet, que além de dar suporte ao produto, permite uma visualização tridimensional na gôndola.


Embalagem Destaque – Miscelânea

Pro Plan Biscuits

Vencedor: Ápice Artes Gráficas

Design: Ápice Artes Gráficas

Convertedor: Ápice Artes Gráficas

Usuário: Nestlé

Atributos da embalagem:

Mudança da embalagem, de flexível para cartucho em papel cartão com o objetivo de gerar maior impacto no ponto-de-venda e destacar o produto como "premium" dentro de seu segmento.

Com design arrojado, seu diferencial é a lateral chanfrada, impressa em cores de alto impacto, cuja principal função é facilitar que o consumidor visualize com maior rapidez as especificações e aplicações no produto na gôndola.

Entre as inovações, a utilização da cor preta de fundo destaca a marca Pro Plan e a imagem do produto que aparecem em alto relevo. Outro diferencial é o uso de uma tarja colorida na parte inferior para destacar o sabor do alimento.

Com abertura tipo zíper, a caixa possui duas tampas superiores sobrepostas, sendo a primeira de colagem e a segunda de encaixe, que permite o fechamento da tampa a cada utilização, preservando o produto na própria embalagem.

Embalagem Destaque – Embalagem Promocional

Lata Expandida Queijitos

Vencedor: CBL – Cia. Brasileira de Latas

Design: Packing Design

Convertedor: CBL – Cia. Brasileira de Latas

Usuário: CBL – Cia. Brasileira de Latas

Atributos da embalagem:

Principais características deste produto

a. Inovação e originalidade: Este foi o principal foco no desenvolvimento do projeto da "Lata Expandida", pois nenhuma empresa de embalagem metálica no Brasil possui esta tecnologia até o momento. Esta tecnologia permite dar formas diferenciadas às latas de aço, transmitindo identidade própria a marcas e produtos, ressaltamos também que esta tecnologia está disponível para todos os segmentos e que a forma (shape) pode ser definida pelo cliente havendo, inclusive, a possibilidade de exclusividade sobre a forma (shape). b. Funcionalidade, benefícios para a indústria de alimentos: O maior benefício para a indústria é mercadológico, pois confere uma identidade própria ao produto e gera uma maior competitividade no ponto de venda. c. Funcionalidade, benefícios para o consumidor final: O benefício ao consumidor seria ter uma embalagem anatômica a qual permite um melhor manuseio do produto, além de estar adquirindo uma embalagem com designer diferenciado. d. Tecnologia de fabricação e grau de complexidade: totalmente inovadora tanto no mercado nacional como internacional. As tecnologias atuais existentes não permitiam a confecção de pequenas tiragens, com essa tecnologia conseguimos propiciar a indústria um maior dinamismo em volumes e uma altíssima flexibilidade de formas (shape).

Embalagem Destaque – Inovação Tecnológica

Lata Expandida – Galão 3,6 litros

Vencedor: Aro S/A

Design: M. Guarda

Convertedor: Aro S/A

Usuário: Tintas Coral

Atributos da embalagem:

A lata expandida, Galão 3,6 Litros, não possui orelhas (laterais), nem Alça Metálica, facilitando o processo de envase e produção.

Lata para Tintas e Vernizes que poderá ser homologada para produtos perigosos.

Design revolucionário.

Sistema de fechamento diferenciado (misto - aço e plástico).


Embalagem Destaque – Embalagem para Exportação

Tampa Child Proof

Vencedor: Védat Tampas Herméticas

Design: Védat Tampas Herméticas

Convertedor: Védat Tampas Herméticas

Usuário: Kral Farmaceutica

Atributos da embalagem:

Tampa em Polipropileno com sistema de segurança à prova de crianças ( Child Proof ) e com anel inviolável que evidencia a abertura da embalagem, guarnecida com um cilindro de Sílica Gel acoplado no interior da mesma.

O anel inviolável ( lacre ) e a tampa são integrados em um mesmo corpo racionalizando-se a produção e montagem, além de oferecer uma solução de inviolabilidade sem o uso de selos de indução que deixam restos ou resíduos de cola, papel, alumínio, etc na borda do frasco.

Ao acoplar o cilindro de sílica gel no interior da tampa economiza-se uma operação na linha de envase, além de evitar a ingestão involuntária do recipiente com sílica que é colocado solto dentro do frasco misturando-se com as cápsulas ou drágeas.

Embalagem Destaque – Design Industrial

Detergente em Pó Extra – Lata de Aço

Vencedor: Grupo Pão de Açúcar

Design: Packing Design

Convertedor: Brasilata / CSN

Usuário: Grupo Pão de Açúcar

Atributos da embalagem:

Com o objetivo de agregar valor ao produto e proporcionar ao consumidor maiores facilidades em sua utilização, todas as empresas envolvidas no desenvolvimento da embalagem, criaram um ousado projeto de inovação.

Buscando aprimorar a forma de acondicionamento do detergente em pó Extra, o projeto concebido, encontrou na lata de aço, diferenciais que trariam ao consumidor importantes benefícios na utilização do produto:

Hermeticidade – Através de um prático e eficaz sistema de abertura e fechamento da embalagem, foi condicionado um dos mais importantes benefícios associado ao produto, o fato de evitar que o pó empedre.

Embalagem resistente à água – Com um verniz externo de alta resistência, a embalagem apresenta resistência total à integridade do produto, quando ocorre o contato direto da água
com a embalagem (situação corriqueira no ambiente de lavanderia).

Utilização como refil – O fato do aço apresentar características que permitem boas condições de durabilidade, propicia ao consumidor, a possibilidade da utilização de refis para reabastecimento da embalagem, proporcionando assim, maior economia na recompra.

 

 


Módulo – Estudante

Embalagem Laminada de Sachê para Condimentos

Vencedores: Stéfannie Ferreira e Flávio Vasconcelos

Atributos da embalagem:

A embalagem apresentada é inovadora nos aspectos de higiene, pois tem o selo com vedação que mantém a área de saída do condimento isolado do meio externo além de ser prático e fácil de abrir; na quantidade do conteúdo também é maior para a satisfação dos usuários e seu design anatômico permite uma fácil aplicação do produto além de ser atrativa e moderna.

Módulo – Embalagem do Futuro

Instant Water 2020

Vencedor: Frederico Hernandez

Atributos da embalagem:

A Instant Water 2020 é uma embalagem conceitual desenvolvida para alpinistas, campistas soldados, e outras pessoas que passam por situações criticas e que precisam ter, a sua disposição, independente do local, região ou clima uma fonte de hidratação, a água.

Após as moléculas de ar entrarem na embalagem, elas ficam depositadas em um Reator Molecular aguardando os comandos do usuário para iniciar a reação. Diversas operações podem ser escolhidas, tais como temperatura da água, se é com gás ou sem gás e até mesmo a porcentagem de sais minerais que vão ser liberadas. A água, já pronta para beber, fica depositada no compartimento superior e o usuário pode acionar o botão para controlar a quantidade que desejar. A tampa de segurança conta com uma membrana de silicone para evitar desperdício do produto e uma alça retrátil para transporte.

Categorias Especiais

Especial – Ecodesign

Copimax. Abre tão fácil como novos negócios.

Vencedor: Müller Camacho

Design: Müller Camacho

Convertedor: PPPayne / Finepack

Usuário: Votorantim Celulose e Papel

Atributos da embalagem:

A Votorantim - VCP - é pioneira na utilização do BOPP em embalagens para papéis de escritório. Mas a percepção de valor agregado na construção da imagem de responsabilidade ecológica só foi alcançada após a criação do nome do selo Biopack.

A definição Biopack, embalagem amiga da natureza - reflete o perfil responsável da marca. É expresso graficamente por uma borboleta, inseto que exprime cuidado com a natureza e revela também uma imagem vívida pelas cores, mesmo imaginárias, que compões as suas asas.

Especial – Voto Popular

Bombons Especiais Dia das Mães

Vencedor: Ibratec Artes Gráficas

Design: Nestlé

Convertedor: Ibratec Artes Gráficas

Usuário: Nestlé

Atributos da embalagem:

O formato diferenciado da edição especial para o Dia das Mães dos bombons Nestlé, conferiram ao produto um tom sofisticado, transformando a própria embalagem num presente.

Além do design em formato de bombom, na parte interna deste cartucho existe um berço, que após aberta a embalagem se transforma numa bonita e prática bomboniere.

Esta embalagem foi produzida em cartão triplex impresso frente e verso, com acabamento em verniz de alto brilho.

Especial – Empresa do Ano

Grupo Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar, através de seu departamento de Marcas Próprias, vem gradativamente contribuindo de forma significativa, ao avanço do mercado de embalagens. Em conseqüência ao novo posicionamento adotado pelo Grupo desde maio de 2001, o segmento de embalagens passou a ser um dos grandes focos de investimento pela empresa. Foram contratados escritórios de design especializados em desenvolvimento de embalagens. O ritmo desenfreado de lançamentos de produtos (aproximadamente 1000 por ano), possibilitou promissores acordos entre agências e o cliente. O mercado convertedor passou também a se interessar pelos volumes gradativos de compra mensais de embalagens, disponibilizados pela rede varejista. Na área de suprimentos e materiais de consumo, como sacolas plásticas, embalagens de papelão ondulado, filmes flexíveis entre outros, o grupo detém também grande poder de compra e consumo. Além disso, por estar presente em todos os segmentos de embalagens, a empresa permite grandes oportunidades de inovações tecnológicas, sempre com o intuito de proporcionar novas possibilidades de consumo (ao consumidor) e conseqüentemente, a venda de novos produtos (mercado fornecedor de embalagens). Hoje a linha de produtos da rede varejista apresenta entre as marcas Mr.Valley, Pão de Açúcar, Extra, Barateiro-CompreBem e Goodlight, aproximadamente 3000 produtos diferentes em suas lojas.