Embalagens premiadas – 2003

  

Módulo Design de Embalagem

Design Alimentos Doces

Tortas Doces Apreciatta Perdigão

Vencedor: SPO Comunicação Ltda

• Design: SPO Comunicação Ltda
• Convertedor: Box Print Grupograf Ltda
• Usuário: Perdigão

Atributos da embalagem:

Design diferenciado e funcional. Embalagem com grande impacto e appetite appeal.

 

Design Alimentos Salgados

Sopas Instantâneas Knorr

Vencedor: Usina Escritório de Desenho

Design: Usina Escritório de Desenho
Convertedor: Inapel Embalagens Ltda
Usuário: Unilever Bestfoods

Atributos da embalagem:

O projeto Sopas Instantâneas Knorr está fortemente ligado à identidade do projeto desenvolvido para a toda a nova linha de embalagens da Knorr, que ocorreu juntamente com o processo de união das marcas Knorr/Cica.

Com conceito snack, lanche de baixas calorias. A xícara como representação do preparo instantâneo. Os ingredientes frescos exploram as idéias de sabor e qualidade.

O conceito “pausa” configurado por fotos de pessoas busca despertar o lado aspiracional dos clientes, projetando-os a bons momentos do dia-a-dia.

A mancha verde, definindo com leveza as cores institucionais da marca.

A diferenciação de variantes foi obtida pela alteração dos elementos verbais e visuais do layout das embalagens: pessoa, nome do sabor, cor da xícara e ingredientes.

A diferenciação mais agressiva é a mancha azul clara nos produtos da linha light.

 

Design Alimentos para o Público Infantil

Ketchup Kid´s Rocket

Vencedor: Sleever International Ltda

Design: Target
Convertedor: Olveplast - Olvebra Industrial S.A / Sleever
Usuário: Só Fruta Ind. Alimentícia Ltda

Atributos da embalagem:

A empresa Sófruta decidiu estimular a lado lúdico das crianças.

Confiante na renovação de suas embalagens, a Sófruta lançou o Ketchup Kid´s Rocket que se transforma num brinquedo graças à sua forma de foguete.

A utilização da tecnologia sleever® (filme OPS TF 50) permitiu a fiel reprodução da imagem e de suas 8 cores, seduzindo o consumidor infantil com o famoso astronauta Buzz.

 

Design Bebidas Alcoólicas

Skol Beats

Vencedor: Cisper S.A

Design: Narita Design
Convertedor: Cisper S.A
Usuário: AMBEV - Cia Brasileira de Bebidas

Atributos da embalagem:

Perfeitamente ergométrica atrai o consumidor, que ao vê-la, imediatamente deseja tocá-la, motivando de forma única o consumo.

Posiciona o produto como premium dentro do setor.

 

Design Bebidas Não-Alcoólicas

Santàl

Vencedor: 100% Design

Design: 100% Design
Convertedor: Tetra Pak Ltda
Usuário: Parmalat Brasil S.A Ind. de Alimentos

Atributos da embalagem:

Contando atualmente com 62 itens, a tradicional linha de sucos e chás Santàl - produzida pela Parmalat com base em frutas naturais - atingiu o supra-sumo de seu conceito gráfico, após ter sido submetida ao reposicionamento estratégico.

Através de ilustrações hiper-realistas, que exploram os frutos envolvidos pelo próprio liquido em movimento, foi evidenciado o sabor, refrescância e caráter nutritivo dos produtos, acondicionados caixas Tetra Pak, onde foi adotado o formato prisma, inédito na categoria.

A marca, por sua vez, ganhou mais destaque no layout das embalagens, convivendo harmoniosamente com a conhecida rosácea, que compõe o logo da Parmalat.

Intensa, a reformulação da linha envolve, ainda, o lançamento de novos sabores, maior concentração de frutas e modernização nos processos de produção, tendo sido renomeada internamente pela empresa como "Segunda Geração Santàl".

 

Design Higiene e Limpeza

Omo Progress com janela

Vencedor: Dixie Toga S.A.

Design: Rex Design
Convertedor: Dixie Toga S.A.
Usuário: Unilever do Brasil

Atributos da embalagem:

Embalagem com uma arte moderna e arrojada com destaques um degradê preto simulando metálico.

Janela de plástico para a visualização do nível do pó.

 

Design Cosméticos, Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Lorence Shower Gel e Desodorante Corporal

Vencedor: Kanitz 1900 Cosméticos Ltda

Design: Kanitz 1900 Cosméticos Ltda
Convertedor: Neoplástica Ind. Com. e Representação Ltda / Rionil
Usuário: Kanitz 1900 Cosméticos Ltda

Atributos da embalagem:

Embalagem de PVC com linhas arrojadas, original, sem similar no mercado, na forma triangular e côncava.

Veiculadas no mercado para linha de shower gel e desodorante corporal.

Capacidade prática 190 mL.

 

Design - Cosméticos, Cuidados Pessoais, 
Saúde e Farmacêuticos Infantis

Rótulo Sundown Kids

Vencedor: Prodesmaq Indústria Gráfica Ltda

Design: Seragini Farné
Convertedor: Prodesmaq Indústria Gráfica Ltda
Usuário: Johnson & Johnson

Atributos da embalagem:

Rótulo em polietileno transparente, impresso em offset e serigrafia combinados mais aplicação de verniz UV com emprego de 07 cores.

O resultado possibilitou perfeita sintonia entre frasco e rótulo, criando um aspecto atrativo e lúdico diferenciado para a categoria de protetores solares.

 

Design Marcas Próprias

Sucrilhos Extra

Vencedor: BrandGroup Design e Comunicação S/C Ltda

Design: BrandGroup Design e Comunicação S/C Ltda
Convertedor: New Graphic Ind. e Com. de Embalagens Ltda
Usuário: Extra Hipermercados

Atributos da embalagem:

Estratégia - Desenvolver um padrão gráfico competitivo e diferenciado para a nova linha de cereais matinais da marca própria Extra - Ultra Flakes e Ultra Boll.

Foi proposta para a família de cereais a utilização da cor azul como pano de fundo dos vários sabores de cereais assim como a elaboração de um personagem para a marca.

Produto em primeiro plano, destacando appetite appeal, ilustrações estilizadas de um gato aventureiro em várias situações de lazer, reforçam o posicionamento da marca em conquistar e divertir o público infanto-juvenil.

 

Design Bricolagem

Pó Xadrez

Vencedor: Müller Associados Marketing e Comunicação Ltda

Design: Müller Associados Marketing e Comunicação Ltda
Convertedor: Ibratec Artes Gráficas Ltda
Usuário: Bayer S.A.

Atributos da embalagem:

A Bayer do Brasil, detentora da marca e fabricante o pigmento em pó, investiu no design de embalagem como a principal ferramenta para reposicionar o produto para as classes A/B e C. A qualidade do produto e sua excelente combinação de custo- benefício permitia o seu uso por arquitetos e decoradores em texturas sofisticadas, pisos diferenciados, objetos de decoração, entretanto a embalagem e o sistema de acondicionamento precisavam ser modernizados e atraentes para este novo consumidor. 

Com o intuito de manter o vínculo com os antigos usuários e ser sofisticado para o novo mercado foram feitas pesquisas que indicaram a necessidade de manter o cavalo, peça do jogo de xadrez e ícone de reconhecimento do produto. O cavalo original foi considerado um tanto infantil e por isso seu novo design foi criado para que se aproximasse da real peça do jogo, usando efeitos tridimensionais. Para mostrar as diferentes aplicações e resultados do produto, foi criado um mosaico com fotos de texturas e cores, mantendo o conjunto imagem do xadrez, mas com um visual moderno, didático e atraente. Para os consumidores a fidelidade de cores obtidas com o produto precisam estar claramente demonstradas na embalagem. 

Neste sentido para aumentar a eficácia do design da embalagem foi muito importante o desenvolvimento da pré-impressão das embalagens, que após exaustivos testes e provas, conseguiu as cores exatas e fiéis de cada um dos produtos da linha. A partir das recomendações do design da embalagem, o sistema de acondicionamento foi melhorado, permitindo novas especificações de materiais componentes das embalagens, que incluiu um saco inviolável para o produto, nova qualidade do cartão externo, com mais rigidez e melhor printabilidade. O aumento de produtividade e o aumento de vendas obtidos através do design de embalagem permitiu à Bayer manter os preços do produto ao consumidor final e alcançar novos mercados e novos pontos-de-venda como os modernos home centers.

 

Design Família de Produtos

Free For Life Massas de Grano Duro e Grano Duro Integrais

Vencedor: Rieger Brand Marketing

Design: Rieger Brand Marketing
Convertedor: Magistral Impressora
Usuário: SLC Alimentos

Atributos da embalagem:

Papelcartão, policromia, verniz, relevo.

O nome do produto consta em relevo impresso em braile.

Utilização de imagens do produto preparado acompanhado de molhos light cujas receitas constam no verso, indicando sugestão de consumo e despertando apelo de sabor.

 

Design Miscelânea

DVD Rouge

Vencedor: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens Ltda

Design: Sony Music Entertainment
Convertedor: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens Ltda
Usuário: Sony Music Entertainment

Atributos da embalagem:

Conceito Digipak® de embalagens para DVDs, combinando PVC com berços plásticos transparentes para acondicionamento dos discos.

Neste projeto, a utilização de filme plástico em PVC em substituição ao papelcartão foi um fator adicional de diferenciação desejado pelo cliente, gerando maior atratividade no ponto-de-venda em relação às embalagens plásticas convencionais para DVD e às próprias embalagens Digipak® em papelcartão.

A transparência é o principal atributo desta embalagem: a superposição de imagens em 3 planos (1 com a imagem da banda e outros 2 coloridos atrás, incluindo o fundo, com elementos gráficos de movimento) tem como objetivo criar uma atmosfera tridimensional e dar maior realismo ao design gráfico. As abas na parte de trás da embalagem são um outro fator de diferenciação requerido pelo cliente, cuja função é a fixação de um livreto promocional com imagens da banda.

Além de conferir ótimo visual ao produto, Digipak® oferece também a possibilidade de acondicionamento de 2 ou mais discos numa mesma embalagem, o que a torna muito prática e funcional.

 

Design Industrial

Luiza Brunet Night da Avon

Vencedor: M Design Comunicação Ltda

Design: M Design Comunicação Ltda
Convertedor: Augros do Brasil / Magistral Impressora / ARE Embalagens Ltda / Wheaton do Brasil
Usuário: Avon

Atributos da embalagem:

Luiza Brunet Night da Avon (texto para forma) responsável desde a conceituação até a execução da forma do frasco, tampa e cartucho, esta versão foi concebida para representar uma opção sofisticada destinada à porção sedutora da mulher, somando-se aos já bem aceitos Luiza Brunet e Luiza Brunet Sport, perfumes relacionados a outros momentos do universo feminino. O vidro transparente, longilíneo e enobrecido pelo fundo grosso, sugere o movimento elegante da musa inspiradora e seus contornos. A pintura azul iluminou a base do frasco com um toque de cor, conferindo sutileza num detalhe simples e de grande efeito, traduzindo o estilo chic e envolvente de Luiza Brunet. A tampa alta faz contraponto com o fundo iluminado na mesma cor e recebeu acabamento em metalização UV, o mesmo utilizado pelas grandes marcas da perfumaria internacional. A lente no topo da tampa mantém a elegância num recurso necessário para a viabilidade de produção da peça. A forma sintetizou o equilíbrio e a leveza dos traços como fundamentos para a atmosfera refinada e especial da noite.

O resultado foi uma criação exclusiva e diferenciada, que aliou tecnologia e arte equilibrando os objetivos do cliente, do produto e os recursos acessíveis aos custos e ao mercado nacional. Com isso, alta qualidade dos recursos empregados potencializam o sucesso da primeira fragrância prestige nacional da Avon Brasil.

 

Módulo Embalagem Destaque

Embalagem Destaque - Alimentos

Pavê de Nozes Miss Daisy - Sadia

Vencedor: Ibratec Artes Gráficas Ltda

Design: Ibratec Artes Gráficas Ltda
Convertedor: Ibratec Artes Gráficas Ltda
Usuário: Sadia S/A

Atributos da embalagem:

O formato octogonal da edição especial para o natal do Pavê de Nozes Miss Daisy diferencia o produto dos demais da linha, além de conferir maior apelo visual.

Produzido em cartão duplex de fibra longa e revestida interna e externamente com polietileno de baixa densidade, protege o produto de umidades elevadas.

O zíper para abertura da embalagem facilita seu manuseio e é mais um diferencial da embalagem.

 

Embalagem Destaque - Bebidas

Suco Hé

Vencedor: Sinimplast Indústria e Comércio Ltda

Design: 3D Modeling
Convertedor: Sinimplast Indústria e Comércio Ltda
Usuário: Tiuá

Atributos da embalagem:

O design da embalagem foi buscar na natureza as formas do Suco Hé, remetendo lembrança de gomos de frutas cítricas, também foi usado o PVC devido sua transparência, permitindo assim melhor visualização do produto.

 

Embalagem Destaque - Higiene e Limpeza

Coperalcool Gel

Vencedor: COPERSUCAR

Design: Oficina D'Design
Convertedor:  COPERSUCAR
Usuário: COPERSUCAR

Atributos da embalagem:

A embalagem de Coperalcool Gel é prática, moderna e econômica, pois possui bico dosador que facilita a aplicação. Desenvolvida através de pesquisa com consumidoras. Possui formato anatômico.

 

Embalagem Destaque - Cosméticos, 
Cuidados Pessoais, Saúde e Farmacêuticos

Luiza Brunet Night da Avon

Vencedor: M Design Comunicação Ltda

Design: M Design Comunicação Ltda
Convertedor: Augros do Brasil / Magistral Impressora / ARE Embalagens Ltda / Wheaton do Brasil
Usuário: Avon

Atributos da embalagem:

Luiza Brunet Night da Avon (texto para forma) responsável desde a conceituação até a execução da forma do frasco, tampa e cartucho, esta versão foi concebida para representar uma opção sofisticada destinada à porção sedutora da mulher, somando-se aos já bem aceitos Luiza Brunet e Luiza Brunet Sport, perfumes relacionados a outros momentos do universo feminino. O vidro transparente, longilíneo e enobrecido pelo fundo grosso, sugere o movimento elegante da musa inspiradora e seus contornos. A pintura azul iluminou a base do frasco com um toque de cor, conferindo sutileza num detalhe simples e de grande efeito, traduzindo o estilo chic e envolvente de Luiza Brunet. A tampa alta faz contraponto com o fundo iluminado na mesma cor e recebeu acabamento em metalização UV, o mesmo utilizado pelas grandes marcas da perfumaria internacional. A lente no topo da tampa mantém a elegância num recurso necessário para a viabilidade de produção da peça. A forma sintetizou o equilíbrio e a leveza dos traços como fundamentos para a atmosfera refinada e especial da noite.

O resultado foi uma criação exclusiva e diferenciada, que aliou tecnologia e arte equilibrando os objetivos do cliente, do produto e os recursos acessíveis aos custos e ao mercado nacional. Com isso, alta qualidade dos recursos empregados potencializam o sucesso da primeira fragrância prestige nacional da Avon Brasil.

 

Embalagem Destaque - Miscelânea

DVD Band of Brothers

Vencedor: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens Ltda

Design: T&M Arte Studio
Convertedor: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens Ltda
Usuário: Warner Bros Home Vídeo

Atributos da embalagem:

Conceito Digipak® de embalagens para DVDs combinando papelcartão com berços plásticos transparentes para acondicionamento dos discos. Apresentando formato e design inovadores comparados às tradicionais embalagens plásticas para DVD disponíveis no mercado, Digipak® possui ótima estrutura, grande resistência mecânica, forte apelo visual e áreas adicionais de impressão e rotulagem, além de avançados recursos gráficos e acabamentos diferenciados

A embalagem Digipak® Band of Brothers é especialmente interessante por se tratar de uma mini-série com 6 discos vendidos em conjunto: por ser mais fina que as embalagens convencionais, otimiza o espaço físico no transporte e nas lojas reduzindo custos, além de proporcionar ampla exploração do uso de imagens e divulgação de informações. Prática e funcional, agrega valor ao produto, além de ser diferenciada e muito atraente para consumidor final.

 

Embalagem Destaque - Promocional

Coca-Cola São Paulo Fashion Week

Vencedor: Sleever International Ltda

Convertedor: Sleever International Ltda / Cisper
Usuário: Coca-Cola

Atributos da embalagem:

Fiel à sua política jovem e dinâmica, mais uma vez a Coca-Cola se faz notar por sua originalidade e pela sedução de sua Coca-Cola Light.

Para a promoção do evento São Paulo Fashion Week, a Coca-Cola surpreendeu através de um revestimento moderno, jovem e "descolado" para sua garrafa 237ml que interessou aos colecionadores da marca.

A tecnologia sleever® (utilização de um filme OPS TF 60) permitiu à Coca-Cola ter um produto chave desenvolvido pelo sleeve com a realização de anamorfismo e colocação e retração deste.

 

Embalagem Destaque - Inovação Tecnológica

Skol Beats

Vencedor: Cisper S.A

Design: Narita Design
Convertedor: Cisper S.A
Usuário: AMBEV - Cia Brasileira de Bebidas

Atributos da embalagem:

Perfeitamente ergométrica atrai o consumidor, que ao vê-la, imediatamente deseja tocá-la, motivando de forma única o consumo.

Posiciona o produto como premium dentro do setor.

 

Embalagem Destaque Exportação

Baycolor

Vencedor: Müller Associados Marketing e Comunicação Ltda

Design: Müller Associados Marketing e Comunicação Ltda
Convertedor: Ibratec Artes Gráficas Ltda
Usuário: Bayer S.A.

Atributos da embalagem:

O Baycolor, marca internacional para o pigmento em pó conhecido no Brasil por Pó Xadrez, teve seu design de embalagem totalmente criado e desenvolvido por brasileiros para atender os objetivos de exportação da Bayer. Para tanto o design de embalagem considerou um conjunto imagem com fácil aceitação por várias culturas, reforçando a qualidade do produto e o didatismo de informações, com forte apelo de vendas, confirmado em pesquisas realizadas em diferentes países.

A concepção da imagem visual dos painéis frontais permite uma grande variedade de exposições do produto no ponto de venda com um mesmo desenho. A racionalização do layout facilitou a produção das embalagens, reduzindo custos e o tempo de entrega do produto, que são peças chaves para o sucesso comercial na exportação.

Na versão 2,5kg, o uso do cartão microondulado com impressão offset aliou a necessidade da proteção de um produto pesado ao layout de toda a linha de produtos, mantendo a identificação do produto e abrindo novas frentes de exportação para os produtos brasileiros.

Ao confiar no design brasileiro de embalagem, a Bayer confirmou a competência e a qualidade internacional que o Brasil vem alcançando no setor.

 

Embalagem Destaque - Ecodesign

Brinquedo IGO

Vencedor: IGO Design Ind. e Com. Ltda ME

Design: IGO Design Ind. e Com. Ltda ME
Convertedor: IGO Design Ind. e Com. Ltda ME
Usuário: IGO Design Ind. e Com. Ltda ME

Atributos da embalagem:

A principal característica da Embalagem IGO é a sua reutilização. Sendo uma Embalagem de Brinquedo, foi especialmente desenvolvida para entrar na brincadeira.

Este conceito faz despertar, na criança, a idéia do reaproveitamento e reutilização dos materiais. Fundamentais para a manutenção de nosso meio ambiente.

Transformando algo que a princípio deveria ser jogado no lixo, em objeto de desenvolvimento humano.

Além disso, todos os materiais utilizados na Embalagem Brinquedo IGO são recicláveis.

 

Especial

Voto Popular

Coca-Cola São Paulo Fashion Week

Vencedor: Sleever International Ltda

Convertedor: Sleever International Ltda / Cisper
Usuário: Coca-Cola

Atributos da embalagem:

Fiel à sua política jovem e dinâmica, mais uma vez a Coca-Cola se faz notar por sua originalidade e pela sedução de sua Coca-Cola Light.

Para a promoção do evento São Paulo Fashion Week, a Coca-Cola surpreendeu através de um revestimento moderno, jovem e "descolado" para sua garrafa 237ml que interessou aos colecionadores da marca.

A tecnologia sleever® (utilização de um filme OPS TF 60) permitiu à Coca-Cola ter um produto chave desenvolvido pelo sleeve com a realização de anamorfismo e colocação e retração deste.

 

Estudante

Embalagem Conceito - Leite Vitalac

Vencedor: Hérnan Daniel Scavino

Atributos da embalagem:

O projeto busca quebrar paradigmas e representar uma alternativa inovadora diante da padronização existente nas embalagens da categoria, tanto na estrutura como na programação visual. O material e o processo de fabricação aos quais o projeto foi adequado são os mesmos da embalagem do Natura Premium, uma nova tecnologia que permite a utilização de plástico rígido para a fabricação de embalagens Longa Vida. Por ainda ser uma tecnologia de uso exclusivo da Parmalat, não se tem acesso ao exato processo de produção da embalagem. Porém, supõe-se que o plástico utilizado (Polietileno de alta densidade - PEAD) é coextrudado em três camadas, sendo que á externa é branca, a intermediária é preta e a interna é cinza; acredita-se que é esta combinação que barra a luz, caracterizando a embalagem como Longa Vida. 

A coextrusão forma um tubo parison, que logo em seguida é soprado, formando a embalagem. O design estrutural proporciona movimento visual, reforçado quando as embalagens estão em conjunto no ponto de venda, destacando-se da concorrência. Também proporciona praticidade, visíveis em sua ergonomia, no encaixe entre as embalagens e na economia no espaço ocupado. A programação visual é simples, mas também conceitual. A identidade visual da marca é visível através do fechamento visual quando as embalagens encontram-se lado a lado, no ponto de venda, representando uma alternativa diferenciada diante daquelas utilizadas pela categoria. 

Fundamentando o projeto através de pesquisas e explorando conceitos, o resultado alcançado é uma embalagem conceitual, com um design inovador, que apresenta soluções novas para uma categoria de embalagens obsoletas. O projeto demonstra que, graças ao Design, é possível trazer benefícios tanto para o consumidor quanto para a empresa, cumprindo seu papel fundamental ao relacionar harmoniosamente forma e função.

 

Empresa do Ano

Natura Cosméticos

Esta categoria premia a empresa usuária de embalagem, com trabalhos inscritos no concurso, que mais investiu no aprimoramento de suas embalagens e produtos no Brasil em 2002/ 2003.