Embalagens premiadas – 2002

     

Design de Embalagem – Alimentos 

Misturas para Bolos

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: J. Macêdo Alimentos

Design: Seragini Design
Convertedor: Itap Bemis
Usuário: J. Macêdo Alimentos

Atributos da embalagem:
As misturas para Bolos Dona Benta, 450g, trouxeram uma grande inovação para essa categoria de produtos, em função do design da embalagem, onde foi utilizado uma estrutura de 91 g/m2, composta de Pet+Tintas+Adesivo+Pe.
O formato 4 soldas, garante que o produto fique em pé nas prateleiras competindo diretamente com as demais marcas na tradicional "caixinha". Para garantir igualdade de exposição com a concorrência, o painel frontal e altura do pacote da Dona Benta apresentam dimensões similares ao produto em "caixinha".
Os aspectos apresentados no lançamento foram: da melhor farinha para o melhor bolo; fácil de abrir; cabe em qualquer lugar; única embalagem flexível de Mistura para Bola que pára em pé; 8 sabores.
Em maio de 2002, foi efetuado o lançamento de mais 4 sabores das Misturas para Bolos e uma nova inovadora linha de Misturas para Bolinhos de Chuva. Mais uma vez a Dona Benta utilizou as embalagens com principal meio de comunicação com os consumidores. Além de manter o formato 4 soldas, os Bolinhos de Chuva apresentam nos painéis frontais imagens de crianças, quebrando mais uma tradição do mercado de misturas que nunca apresentou modelos humanos nas embalagens.
Pesquisas realizadas pela J. Macedo indicam que o sucesso do produto Mistura Para Bolo, deve-se a 3 aspectos: Embalagem (Formato X Layout X Design);Força da marca Dona Benta; Qualidade de produto.
A linha de Misturas para Bolos da J. Macedo Alimentos passou de 10,8% (FM2001) para 20% (FM2002), assumindo neste último período a posição de 2ª empresa Brasil nesta categoria (AC Nielsen). Este reconhecimento passa pela perfeita comunicação das nossas embalagens nos pontos de vendas.

 

Design de Embalagem – Bebidas  

BOHEMIA – Cerveja Escura – Edição Especial

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: 
Saint-Gobain Vidros

Design: Saint-Gobain / AMBEV
Convertedor: Saint-Gobain
Usuário: AMBEV

Atributos da embalagem:
Esta embalagem possui capacidade volumétrica e design diferenciado em relação à categoria.

 

Design de Embalagem – Higiene e Limpeza

Cartucho Omo Progress Windows 1kg

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Dixie Toga

Design: Oz Design
Convertdor: Dixie Toga
Usuário: Unilever

Atributos da embalagem:
A inclusão da janela, formando um visor na embalagem do OMO PROGRESS foi ponto de destaque deste cartucho impresso em rotogravura.
O consumidor aplaudiu e a embalagem inovou na sua categoria.

 

Design de Embalagem – Cosméticos e Cuidados Pessoais

 Casal de Perfumes Sintonia de Natura Feminino 
e Sintonia de Natura Masculino

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Natura Cosméticos

Design: Design com Z
Convertedorers: Tapon Corona / Rexam do Brasil / Bormioli Rocco e Figlio
Usuário: Natura Cosméticos

Atributos da embalagem:
O design da colônia reflete o estilo de vida de pessoas que valorizam o conforto, praticidade, simplicidade e bem estar. Embalagem "clean", frasco transparente com linhas arredondadas e sistema exclusivo de válvula que além da praticidade de dispensar uma tampa, transmite o conforto através do toque proporcionado pelo material emborrachado da capa do atuador bi-injetada com PP e borracha flexível.
A modernidade também é percebida na lata em cor metálica que é a embalagem final do produto, sendo mais do que uma proteção, um "brinde" para o consumidor final.

 

Design de Embalagem – Saúde e Farmacêutico

Marluvas

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Rigesa Celulose, 
Papel e Embalagens

Design: Marluvas Calçados Profissionais e de Segurança
Convertedor: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens
Usuário: Marluvas Calçados Profissionais e de Segurança

Atributos da embalagem:
Embalagem impressa no processo flexográfico em quatro cores mais verniz, desenvolvida para acondicionar calçados de segurança.
Desenvolvida em papelão ondulado, tem ótima resistência, protegendo o produto adequadamente. Utiliza sistema de travas internas, dispensando o uso de cola para montagem.
Prática e funcional, tem formato de "maleta" (com alça plástica como acessório) e possui tampa integrada ao corpo da embalagem, facilitando o manuseio e transporte.

 

Design de Embalagem – Bricolagem

Latas com Fechamento Biplus Coral (1/4)

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Brasilata

Design: Brasilata
Convertedor: Brasilata
Usuário: Tintas Coral

Atributos da embalagem:
Desenvolvida especialmente para utilização no sistema tintométrico, com as seguintes vantagens:
Facilidade na abertura e fechamento da embalagem, diminuindo em cerca de 1 minuto o tempo gasto em relação a outra;
Não tem necessidade de reabrir a embalagem depois de tingida a base branca, pois a sobre tampa transparente permite a comparação da cor e escolhida em a tingida;
Agrega valor ao produto. Excelente aspecto visual.

 

Design de Embalagem – Eletroeletrônicos e Domésticos

Linha de Embalagens Home Theater Solution Gradiente

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Brandgroup 
Design e Comunicação

Design: Brandgroup Design e Comunicação
Convertedor: Studio de Fotolito Litokromia
Usuário: Gradiente Áudio e Vídeo

Atributos da embalagem:
Criar um novo conceito para a linha de produtos DVS com Home Theater de forma clean, sofisticada e didática, seguindo o conceito "solução" do produto.
A utilização de recursos gráficos com Hot Stamping, verniz fosco deram um toque de sofisticação para as embalagens.
Os detalhes do produto foram usados em todas as laterais para explorar os diferencias do produto de forma didática.

 

Design de Embalagem – Miscelânea

DVD Harry Potter

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Rigesa Celulose, 
Papel e Embalagens

Design: T & M Design
Convertedor: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens
Usuário: Warner Bros Home Vídeo

Atributos da embalagem:
Inovador conceito DigipakTM de embalagens para DVDs, CDs e CD-ROMs, combinando papelcartão com berços plásticos transparentes para acondicionamento dos discos.
Reunindo avançados recursos gráficos em impressão offset e uma forte estrutura, o papelcartão oferece grande resistência mecânica à embalagem e uma ótima imagem, com forte apelo visual e áreas adicionais de impressão e rotulagem.
DigipakTM é especialmente interessante para coleções ou séries, onde vários discos são vendidos em conjunto: por ser mais fina que as embalagens convencionais, ocupa menos espaço físico no transporte e nas lojas, reduzindo custos.
Prática e funcional, agrega valor ao consumidor final, além de ser diferenciada e destacar as coleções de DVDs e CDs.
 

Redesign de Embalagem – Alimentos

Iracema – Linha de Snacks

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Dil Consultores 
em Design e Comunicação 
de Marketing

Design: Dil Consultores em Design e Comunicação de Marketing
Convertedores: Santa Rosa Embalagens Flexíveis e Litografia Valença
Usuário: Kraft Foods Brasil


Atributos da embalagem:
O projeto envolveu o redesign gráfico da logomarca Iracema e da linha completa de embalagens, composta por 14 itens. Líder mundial do beneficiamento de castanhas de caju, a marca Iracema é muito tradicional, razão pela qual seus equities visuais foram preservados. As letras foram modernizadas e o conjunto de embalagens ganhou fundo azul escuro, fotos de altíssima qualidade e codificação por meio de cores vibrantes.
As latas litografadas a 6 cores pela Litografia Valença e os laminados foram impressos em 8 cores, em rotogravura pela Santa Rosa.
 

Redesign de Embalagem – Bebidas

Minalba Classic

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Hi Design

Design: Hi Design
Convertedor: Multilabel do Brasil
Usuário: Minalba Alimentos e Bebidas

Atributos da embalagem:
A nova identidade visual foi concebida a partir do logotipo original e da tradicional paisagem montanhosa que, permeada por um riacho, um sol poente e algumas nuvens, ilustram as demais águas da linha Minalba.
O projeto primou pela diminuição dos contornos e pelo aumento da legibilidade das letras da marca a fim de obter um visual mais leve, limpo e iluminado.
A letra foi analisada e redesenhada para que a marca transmitisse equilíbrio e sensação de limpeza, aspectos fundamentais para a categoria. Foi mantido o predomínio do azul cor aumentando a percepção de assepsia e pureza.
Para destacar o logo e aumentar a legibilidade do rótulo, foi diminuída a quantidade de elementos gráficos da paisagem.
O passo seguinte foi o ajuste da espessura das letras (compensação ótica). Para que tais detalhes passassem despercebidos foram ajustados os espaçamentos entre os caracteres e as áreas em branco no interior das letras.
Outra mudança gráfica foi o efeito degrade, que alterou as cores do logo: no pé da letra a cor predominante é um verde piscina, que vai escurecendo até se tornar azul Royal.
Criação da denominação CLASSIC como posicionamento do produto com tipologia manuscrita - assinatura.
Opção pela garrafa no material PET em formato cônico devido sua versatilidade de atuação em diferentes ambientes e também pela verticalização da Minalba que sopra suas próprias embalagens.
Desenvolvimento de um conceito gráfico em rótulo auto-adesivo transparente, inovador na categoria, que ressaltasse o elemento água através do conceito de design integrado onde grafismo e embalagem trabalham em conjunto na apresentação do mesmo,
O desafio do projeto foi efetivar a mudança marca e embalagem, que conviviam com o público há 30 anos, sem perder os estímulos positivos intrínsecos no produto mas reativando todo este período através de uma evolução coerente e prazerosa junto aos consumidores Minalba.

 

Redesign de Embalagem – Cosméticos e 
Cuidados Pessoais e Higiene e Limpeza

 Nova Embalagem Minerva Com Silicone Hidrativo

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: R. 1234 Art Design

Design: R.1234 Art Design
Convertedor: Dixie Toga / Impressora Paranaense
Usuário: Unilever

Atributos da embalagem:
Com o objetivo de Comunicar o novo benefício dos detergentes em pó Minerva utilizou-se como recurso gráfico em suas embalagens o ícone de um ferro de passar cruzando o painel principal na vertical com velocidade.
O hot stamping agregou sofisticação e tecnologia.
Outra preocupação importante foi tornar o back tão atrativo quanto o painel principal, agilizando o posicionamento em gôndola.

 

Ecodesign

Rasip

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens

Design: Rasip Agro Pastoril
Convertedor: Rigesa Celulose, Papel e Embalagens
Usuário: Rasip Agro Pastoril

Atributos da embalagem:
Caixa para frutas Plaform® com impressão flexográfica em 5 cores mais verniz.
É 100% reciclável, utilizando materiais biodegradáveis como papelão ondulado e tintas e vernizes à base d’água. É descartável e por isso muito mais higiênica, eliminado os riscos de contaminação das frutas por fungos, tão comumentemente encontrados nas caixas de madeira convencionais.

 

Tecnologia

Embalagem para Pizza Congelada Tamanho Família

Vencedor: Caeté Embalagens

Design: Vogt Design e Comunicação
Convertedor: Caeté Embalagens
Usuário: Matzupel Indústria de Alimentos

Atributos da embalagem:
Embalagem em forma redonda.
Processo de fusão de Polietileno com Polietileno exclusivo e patenteado.

 

Design para Exportação

Bud 3 Pack

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Mead Westvaco

Design: Mead Westvaco
Convertedor: Mead Westvaco
Usuário: Companhia Industrial Cervejera

Atributos da embalagem:
Embalagem agrupadora de 3 latas no formato triangular.

 

Embalagem Promocional

Estojo Bombonier Modelo Coração

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Metalgráfica Itaquá

Design: Narita & Associados Design
Convertedor: Metalgráfica Itaquá
Usuário: Kraft Foods Brasil

Atributos da embalagem:
Embalagem metálica promocional modelo coração com fechamento diferenciado que proporciona um acabamento uniforme entre tampa e fundo sem nenhuma saliência externa no estojo, o que é característico nas latas convencionais.
Material desenvolvido para o dia dos namorados em parceria com a Kraft Foods – Lacta.


 

Case de Embalagem

Coleção Mulher & Poesia por Vinicius de Moraes de Avon

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: M Design

Design: M Design
Convertedor: Lavezzo Gráfica e Editora
Usuário: Avon


Atributos da embalagem:
A Coleção Mulher & Poesia foi concebida para buscar a liderança concorrendo com grandes marcas do varejo e da venda direta, criando um produto que exaltasse a mulher brasileira e que melhorasse a imagem da marca Avon. Foram estabelecidos três perfis capazes de abranger a pluralidade da obra de Vinicius e escolhida uma música do poeta para cada perfil. Para o frasco, buscamos pureza e simplicidade, contendo linhas femininas, longilíneas e que também tivesse boa size impression. A força das mulheres, tão bem representada na obra do poeta, foi materializada através da base quadrada. Já a feminilidade e a suavidade foram traduzidas pela parte redonda e harmoniosa no centro do frasco que volta a ficar quadrado na tampa, seguindo a proporção do fundo. A espessura do fundo enobrece o vidro e valoriza a fragrância, dando a idéia de conter um "líquido sagrado". Foram criadas embalagens com aberturas laterais com jeito de porta-jóias, dando a idéia de acondicionar algo valioso. As letras das obras de Vinicius, impressas no interior das caixas, conferem um ar ainda mais intimista e completam a homenagem à mulher. Na face do cartucho, cada versão possui um "fio musical" que conduz o nome e confere movimento, fazendo um link com a musicalidade da obra de Vinicius e com a escolha do nome. Além de valorizar o design nacional com um lançamento de direcionamento criativo brasileiro sem copiar produtos europeus, Mulher & Poesia atingiu recorde de vendas na história da Avon Brasil tornando-se global e rendendo um prêmio da corporação de melhor projeto de marketing em todo o mundo, destacando-se entre os 143 países onde a Avon atua.
 

Família de Produtos

Bons Sonhos

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: WR... Comunicação 
Marketing Design

Design: WR... Comunicação 
Marketing Design
Convertedores: Flor de Maio e 
Gráfica e Editora Modelo
Usuário: La Façon

Atributos da embalagem:
Criar um design que agregasse valor aos produtos e reforçasse o conceito artesanal da linha, as caixas em Kraft serviram de suporte para os traços manuais, sob a estratégia de explorar elementos relacionados aos sonhos e à poesia.
A composição de todos os itens: caixa, rótulo, envoltório, sachê de chá e travesseiro conferiram à linha a um visual original, mesmo adotando uma só cor para impressão.

 

Voto Popular

Embalagem 3 em 1 Colônia Ápice

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior

Vencedor: Maria Rosângela Figueiredo de Souza Teixeira ME

Design: Maria Rosângela Figueiredo de Souza Teixeira ME
Convertedor: Flor de Maio
Usuário: Skin Hair Ind. e Com. de Cosméticos



Atributos da embalagem:
A embalagem da Colônia Ápice possui design moderno e inovador. Um aspecto rústico, que remete à natureza foi obtido com impressão no verso do cartão.A face branca, voltada para dentro valoriza e ilumina  ainda mais o produto.
É uma embalagem sem pontos de colagem, o que a torna mais econômica.
Pode ser utilizada de 3 modos diferentes.
Montada com as abas para dentro ou para fora, permite variação nas formas de apresentação, além de funcionar como expositor em forma de flor atraindo a atenção no ponto de venda pelo seu design diferenciado.
 

Estudante

Ecologia – Vital

Clique aqui e abaixe a imagem em resolução maior
Vencedor: Otavio Machado

Atributos da embalagem:
Embalagens desenvolvidas em papel corrugado e juta com cintas em kraft, remetendo à necessidade de preservação/conservação da natureza. As mesmas têm por objetivo vender papéis 100% reciclados ou provenientes de florestas de eucalipto replantadas.

 

Empresa do Ano



Esta categoria premia a empresa usuária de embalagem que mais investiu 
no aprimoramento de suas embalagens no Brasil em 2001/ 2002.