Patrocínio Especial

Regulamento

1. INTRODUÇÃO

A edição 2009 do Prêmio ABRE de Design & Embalagem apresenta nova estrutura focando em cada elo da cadeia produtiva de embalagem. Nesta edição, o Prêmio se divide em seis módulos que agrupam diferentes categorias.

A participação no Prêmio ABRE é exclusiva a empresas operantes no Brasil. As embalagens inscritas no concurso devem ter sido criadas e/ou produzidas no país e já ter circulação em território nacional – exceção feita às inscritas na categoria "Exportação", cuja embalagem deverá ter circulação no exterior.

Na edição 2009 do Prêmio ABRE de Design & Embalagem somente poderão ser inscritas embalagens desenvolvidas entre o período de 1º de janeiro de 2008 a 30 de junho de 2009.

2. MÓDULOS

2.1. Embalagem
2.2. Design Gráfico
2.3. Design Estrutural
2.4. Tecnologia de materiais, conversão e impressão
2.5. Marketing
2.6. Especial

3. QUEM PODE PARTICIPAR

3.1. Módulo Embalagem

As categorias do Módulo Embalagem estão abertas à participação de empresas atuantes nos seguintes segmentos: fabricantes de embalagens, fornecedores de matérias-primas, fornecedores de insumos, agências de design de embalagem e indústrias de bens de consumo (usuárias de embalagens), que estejam envolvidas no processo de desenvolvimento, fornecimento de materiais e insumos, fabricação ou utilização da embalagem inscrita.

3.2. Módulo Design Gráfico

As categorias do Módulo Design Gráfico estão abertas à participação exclusiva das empresas que desenvolveram o design gráfico da embalagem inscrita, como por exemplo, agências de design de embalagem, agências de publicidade, houses in company.

3.3. Módulo Design Estrutural

As categorias do Módulo Design Estrutural estão abertas à participação de empresas de qualquer elo da cadeia produtiva, agências design ou indústrias de bens de consumo (usuária de embalagem) que estejam envolvidas no desenvolvimento estrutural da embalagem inscrita.

3.4. Módulo Tecnologia de Materiais, Conversão e Impressão

As categorias do Módulo Tecnologia de Materiais, Conversão e Impressão estão abertas à participação exclusiva das empresas convertedoras (fabricantes) da embalagem, fornecedoras de matérias-primas e insumos da embalagem inscrita.

3.5. Módulo Marketing

A categoria do Módulo Marketing está aberta à participação exclusiva da indústria de bens de consumo (usuárias de embalagem) que inseriu a embalagem dentro do seu contexto estratégico de comunicação.

3.6. Módulo Especial

3.6.1. Categorias

1) Estudante

A Categoria Estudante está aberta a estudantes devidamente matriculados em cursos brasileiros regulares de graduação e pós-graduação das áreas de design, desenho industrial, engenharia de embalagem e afins.

Os estudantes deverão apresentar mock-ups que não tiveram seus direitos de propriedade intelectual ou industrial cedidos e nem tenham sido efetivamente industrializados até a data de inscrição do trabalho.

Os projetos apresentados não poderão utilizar o nome/marca de produtos que já estejam em circulação no mercado.

2) Voto Popular

As embalagens regularmente inscritas em qualquer uma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Industrial, Tecnologia de Materiais, Conversão e Impressão e/ou Marketing, até o dia 29/05/2009, que se enquadrem nas medidas descritas abaixo, concorrerão automática e gratuitamente, ao Voto Popular.

Serão expostas na Fispal Tecnologia para concorrer à Categoria Voto Popular, as embalagens que apresentarem as seguintes medidas: até 35 cm de profundidade, 50 cm de altura e 50 cm de largura. As embalagens que apresentarem dimensões maiores que as descritas acima não participarão desta votação.

3) Empresa do Ano

As indústrias de bens de consumo (usuárias de embalagens) que inscreverem seus produtos em qualquer uma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, e/ou Marketing concorrerão automática e gratuitamente, à Categoria Empresa do Ano, sendo obrigatório o preenchimento das informações do campo “Categoria Empresa do Ano” na Ficha de Inscrição.

4) Personalidade do Ano

Nesta Categoria será escolhido, dentre os indicados, o profissional que mais se destacou no setor de embalagem no ano de 2008/2009.

Os Conselhos de Administração, Fiscal e Representativo da ABRE encaminharão a sua indicação de profissionais à Comissão Organizadora do Prêmio ABRE.

As indicações que atenderem ao regulamento serão avaliadas pela primeira Comissão Julgadora, de onde sairão os cinco finalistas.

Os cinco finalistas serão avaliados pela segunda Comissão Julgadora de onde sairá o vencedor da categoria.

O profissional deverá atuar em empresas relacionadas à cadeia produtiva ou usuária de embalagem:

  • Fabricantes de máquinas e equipamentos

  • Fornecedores de matérias-primas

  • Fornecedores de acessórios e insumos

  • Convertedores de embalagem

  • Indústrias de bens de consumo (usuárias de embalagem)

  • Agências de design de embalagem

  • Instituições de ensino (que tenham cursos relacionados à embalagem)

  • Entidades e institutos congêneres

  • Profissionais autônomos (consultores, por exemplo)

4. INSCRIÇÕES

4.1. Procedimentos para inscrição para os Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais, Conversão e Impressão e Marketing

b) Amostras da embalagem: é obrigatória a entrega de 02 (duas) amostras de cada embalagem inscrita, em perfeito estado de conservação, embaladas separadamente, na sede da ABRE: Rua Oscar Freire, 379 / 15º andar – cj. 152 – São Paulo/SP – 01426-001, entre 8h30 e 17h30; ou enviando pelo correio com data de postagem até a data de encerramento das inscrições. As embalagens devem ser enviadas aos cuidados de Isabella Salibe.

Informações que devem constar em cada um dos pacotes (lado de fora) das amostras de embalagem enviadas para o Prêmio ABRE:

1) Nome e endereço da empresa que está inscrevendo a embalagem
2) Nome da pessoa responsável pela inscrição
3) E-mail e telefone da pessoa responsável pela inscrição
4) Nome do módulo e a categoria em que a embalagem está sendo inscrita

Exemplo de etiqueta de identificação:

  • Empresa XPTO
    Rua Sicrano de tal, 233 – Campinas/SP

  • Responsável pela inscrição: Fulano Beltrano
    19 3444-8888 – fulano@xpto.com.br

  • Módulo Embalagem – Categoria Perfume

Observação 1: Redesign

Nas Categorias de Redesign, que constam do Módulo Design Gráfico, devem ser enviadas 2 (duas) amostras da embalagem nova e 1 (uma) da embalagem antiga.

As embalagens deverão ter etiqueta identificando-as como ‘nova’ ou ‘antiga’.
Um pacote deverá reunir uma amostra da embalagem nova e uma da antiga. O outro conterá apenas uma amostra da embalagem nova.

Neste caso, deverá estar também especificado do lado de fora do pacote, qual deles contém a embalagem antiga.

Portanto, nas Categorias de Redesign,as informações que devem constar no pacote que contiver a embalagem antiga são:

1) Nome e endereço da empresa que está inscrevendo a embalagem
2) Nome da pessoa responsável pela inscrição
3) E-mail e telefone da pessoa responsável pela inscrição
4) Nome do módulo e a categoria em que a embalagem está sendo inscrita mais a observação que o pacote contém a embalagem antiga

Exemplo de etiqueta de identificação:

  • XPTO Design

  • Rua Sicrano de tal, 233 – Campinas/SP

  • Responsável pela inscrição: Fulano Beltrano
    19 3444-8888 – fulano@xpto.com.br

  • Módulo Design Gráfico – Categoria Redesign Alimentos e Bebidas (este pacote contém a embalagem antiga)

Observação 2: Sustentabilidade

Na Categoria Sustentabilidade será necessário o envio de 3 (três) amostras da embalagem inscrita. Estas poderão estar acondicionadas conjuntamente.

4.2. Procedimentos para inscrição no Módulo Especial – Categoria Estudante

a) Ficha de inscrição: é obrigatório o preenchimento completo da Ficha de Inscrição via internet – www.abre.org.br e o envio do comprovante de pagamento de mensalidade do curso via fax: (11) 3081-9201, aos cuidados do Marketing ou pelo e-mail marketing@abre.org.br .

b) Mock-up: é obrigatória a entrega, na sede da ABRE, de mock-up em perfeito estado de conservação, para o endereço: Rua Oscar Freire, 379/ 15º andar – cj. 152 – São Paulo/SP, 01426-001, entre 8h30 e 17h30; ou enviando pelo correio mencionando do lado de fora da correspondência “Inscrição do Prêmio ABRE de Design & Embalagem – Categoria Estudante”, com data de postagem até a data de encerramento das inscrições. O material deve ser enviado aos cuidados do Marketing.

4.3. Procedimento para inscrição para o Módulo Especial – Categorias Voto Popular, Empresa do Ano e Personalidade do Ano

A participação nas Categorias Voto Popular e Empresa do Ano está vinculada à inscrição da embalagem em alguma das categorias dos Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais, Conversão e Impressão e/ou Marketing, não incidindo nenhum custo extra.

Deverão ser observadas as especificidades de cada Categoria Especial conforme abaixo e preenchidas as informações pertinentes na Ficha de Inscrição:

4.3.1. Voto Popular

As embalagens inscritas no concurso, em qualquer um dos módulos acima mencionados, até o dia 29/05/2009, concorrerão, automática e gratuitamente, ao Voto Popular que ocorrerá no estande da ABRE na Fispal Tecnologia (Centro de Exposições Anhembi – São Paulo/SP – de 16 a 19 de junho de 2009). Neste caso não há necessidade de se preencher nenhum campo extra da ficha de inscrição.

4.3.2. Empresa do Ano

Indústrias de bens de consumo (usuárias de embalagem) que inscreverem suas embalagens no concurso devem preencher na Ficha de Inscrição o campo para participação nesta Categoria, descrevendo como a empresa contribuiu em 2008/2009 para o aprimoramento da embalagem brasileira. A participação nesta categoria não tem custo, bastando apenas preencher o campo extra acima mencionado.

4.3.3. Personalidade do Ano

Esta Categoria não possui Ficha de Inscrição, pois os profissionais que concorrerão serão indicados pelo Conselho da ABRE.

5. FICHA DE INSCRIÇÃO

A ficha de inscrição do Prêmio ABRE de Design & Embalagem 2009 está disponível no site da Associação – www.abre.org.br.

5.1. Na ficha de inscrição constam campos para que sejam colocados os nomes e contatos das empresas que participaram do processo de criação / desenvolvimento / produção da embalagem a ser inscrita. Com essas informações a ABRE tem condições de premiar todas as empresas engajadas no projeto.

Estas informações são de responsabilidade da empresa que está preenchendo a ficha de inscrição. Se algum campo não for preenchido e a empresa que participou do projeto não receber a menção honrosa, no caso da embalagem ser vencedora, a responsabilidade por esta omissão será da empresa que inscreveu a embalagem.

5.2. Na ficha de inscrição existe um campo denominado “Descrição da Embalagem” que é dedicado ao detalhamento dos atributos da embalagem que está sendo inscrita. É expressamente proibido citar neste campo o nome de qualquer empresa envolvida no processo de criação/desenvolvimento/produção da embalagem, incluindo também o nome da empresa que está efetuando a inscrição. Só é permitido citar o nome da indústria de bem de consumo (a usuária da embalagem).

6. PRAZO DAS INSCRIÇÕES

a) Voto Popular
De 23/03/2009 a 29/05/2009

b) Júri Técnico
De 23/03/2009 a 26/06/2009

7. TAXA DE INSCRIÇÃO

7.1. Módulos Embalagem, Design Gráfico, Design Estrutural, Tecnologia de Materiais, Conversão e Impressão e Marketing

A taxa de inscrição será de R$ 320,00 (Trezentos e vinte reais) para a primeira inscrição; R$260,00 (Duzentos e sessenta reais) para a segunda inscrição e R$200,00 (Duzentos reais) para a terceira inscrição em diante, desde que todas efetuadas pelo mesmo participante.

O valor da taxa de inscrição deverá ser obrigatoriamente pago por meio de depósito bancário para:

ABRE – Associação Brasileira de Embalagem
Banco Itaú nº 341
Agência 0068 (Augusta)
C/C nº. 51.247-4, servindo o comprovante de depósito do valor integral como prova de pagamento (enviar cópia para o fax 11 3081-9201, aos cuidados de Rita Passada ou para o e-mail: rita@abre.org.br)
CNPJ: 62.511.563/0001.00
Inscrição Estadual: Isenta

Observação:
Para emissão do Recibo serão usados os dados cadastrais constantes da ficha de inscrição.

7.2. Módulo Especial

A participação das embalagens inscritas nas Categorias do Módulo Especial é Gratuita.

8. CATEGORIAS

8.1. MÓDULO EMBALAGEM

  • Inscrição aberta para toda a cadeia produtiva de embalagem, agências de design e indústria de bens de consumo.

  • Este módulo avaliará a embalagem como um todo levando-se em consideração aspectos como: a inovação e a criatividade do design da embalagem, harmonia e clareza das informações, sintonia e unidade dos componentes da embalagem (corpo, rótulo e tampa), apelo de venda, objetividade de posicionamento do produto em sua categoria, inovação e qualidade da embalagem em relação à sua estrutura e materiais, ergonomia, funcionalidade, sistema de abertura e fechamento, higiene, segurança, impressão, aproveitamento do produto.

CATEGORIAS

1. Alimentos doces
Produtos alimentícios doces, como por exemplo: chocolates, biscoitos doces, bolos, tortas, balas, confeitos, iogurtes, cereais, sorvetes, entre outros.

2. Alimentos salgados
Produtos alimentícios salgados, como por exemplo: pães, carnes, biscoitos salgados, massas, molhos, condimentos, sopas, salgadinhos, entre outros.

3. Bebidas não-alcoólicas
Bebidas não-alcoólicas como achocolatados, leites, sucos, chás, cafés, refrigerantes, refrescos, bebidas à base de soja, entre outras.

4. Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas como cervejas, vinhos, ices, whisky, vodcas, rum, tequilas, cachaças, entre outras.

5. Higiene e limpeza
Produtos de uso doméstico para diferentes finalidades de limpeza, como por exemplo: sabões em pó, detergentes, alvejantes, desinfetantes, desodorisadores de ambientes, amaciantes, ceras, inseticidas, entre outros.

6. Cosméticos e cuidados pessoais
Artigos de toucador e cosméticos em geral, como por exemplo: maquiagens, sabonetes, loções, xampus, condicionadores, desodorantes, entre outros.

7. Perfumes
Perfumes para todos os tipos de público: masculino, feminino, infantil, adolescente.

8. Saúde e farmacêuticos
Suplementos vitamínicos, medicamentos, produtos farmacêuticos e curativos.

9. Marcas próprias
Produtos de marcas próprias de redes de varejo e farmácias.

10. Food service, delivery e take away
Embalagens desenvolvidas para os canais de food service - escolas, hospitais, restaurantes, rotisseries de supermercados e independentes, etc - delivery e take away.

11. Miscelânea
Todas as demais embalagens que não se enquadram nas categorias anteriores.

12. Embalagem para MPEs (micro e pequenas empresas)
Embalagens desenvolvidas para atender às indústrias de bens de consumo (usuárias de embalagem) de micro e pequeno portes.

13. Promocional
Embalagens desenvolvidas especificamente para eventos, datas comemorativas, distribuição de brindes e amostras, como por exemplo: embalagens para o Natal, Páscoa, Dia das Mães, Pais, Namorados, Crianças, embalagens desenvolvidas para um lançamento de produto, ou seja, embalagens que não sejam de linha, que são criadas para uma ocasião especial.

14. Exportação
Embalagens de produtos nacionais para exportação.

15. Sustentablidade
Embalagens cujo desenvolvimento levou em consideração os seguintes aspectos: eliminação de desperdícios, otimização do emprego de recursos naturais e matéria-prima, uso de material reciclado, reciclável, acessórios separáveis manualmente para a reciclagem individual, orientação de descarte seletivo e identificação dos materiais com simbologia de reciclagem.

8.2. MÓDULO DESIGN GRÁFICO

  • Inscrição exclusiva para empresas responsáveis pela criação do design gráfico da embalagem.

  • Este Módulo avaliará critérios específicos do design gráfico: aspectos visuais, inovação, linguagem, impacto comercial, diferenciação, pertinência conceitual, comunicação, informação, hierarquia entre elementos.

  • Os produtos que apresentem a mesma estrutura e formato de embalagem com até 3 (três) variações de conteúdo líquido ou até 3 (três) variações de extensão do produto como sabor / fragrância, etc, devem ser inscritas na categoria a que se destina o seu produto – ex. Alimentos, Cuidados pessoais, etc.

CATEGORIAS

1. Alimentos doces
Produtos alimentícios doces, como por exemplo: chocolates, biscoitos doces, bolos, tortas, balas, confeitos, iogurtes, cereais, sorvetes, entre outros.

2. Alimentos salgados
Produtos alimentícios salgados, como por exemplo: pães, carnes, biscoitos salgados, massas, molhos, condimentos, sopas, salgadinhos, entre outros.

3. Bebidas não-alcoólicas
Bebidas não-alcoólicas como achocolatados, leites, sucos, chás, cafés, refrigerantes, refrescos, bebidas à base de soja, entre outras.

4. Bebidas alcoólicas
Bebidas alcoólicas como cervejas, vinhos, ices, whisky, vodcas, rum, tequilas, cachaças, entre outras.

5. Higiene e limpeza
Produtos de uso doméstico para diferentes finalidades de limpeza, como por exemplo: sabões em pó, detergentes, alvejantes, desinfetantes, desodorisadores de ambientes, amaciantes, ceras, inseticidas, entre outros.

6. Cosméticos, cuidados pessoais, saúde e farmacêuticos
Artigos de toucador e cosméticos em geral, como por exemplo: maquiagens, sabonetes, loções, xampus, condicionadores, desodorantes, entre outros e também suplementos vitamínicos, medicamentos, produtos farmacêuticos e curativos.

7. Miscelânea
Todas as demais embalagens que não se enquadram nas categorias anteriores.

8. Família de produtos
Produtos cuja identidade padronizada caracterize uma linha de produtos. Inclui-se:

*Produtos que tenham 4 (quatro) tipos de fragrâncias, sabores, aromas, etc, ainda que embalados em uma mesma estrutura / formato de embalagem;
*Produtos com variação de conteúdo líquido, somando 4 ou mais SKU;
*Produtos com 2 (duas) ou mais variações de características e de estrutura / formado de embalagens, como por exemplo, adoçantes em pó e líquido, sabões em pó em cartucho e pouch, sabonetes em barra e líquido, entre outros;
*Linhas de produtos complementares, com 2 (dois) ou mais componentes, como xampu, condicionador e creme para pentear.

9. Redesign alimentos e bebidas
Design de embalagens de produtos alimentícios e de bebidas que foram atualizados e modernizados, sem perder a identidade visual do produto.

10. Redesign produtos em geral
Design de embalagens de produtos em geral (exceto de alimentos e bebidas) que foram atualizados e modernizados, sem perder a identidade visual do produto.

8.3. MÓDULO DESIGN ESTRUTURAL

  • Inscrição aberta para a toda a cadeia produtiva e usuária quando envolvida no desenvolvimento estrutural da embalagem.

  • Este módulo avaliará o projeto da forma e a funcionalidade da embalagem, conforme descrição das categorias.

CATEGORIAS

1. Forma
Embalagens que se destaquem pela inovação, formato diferenciado em sua categoria, atendam ao objetivo do produto, apresentem ergonomia aplicada ao êxito do produto frente ao consumidor oferecendo facilidade, conveniência e/ou segurança, boa relação entre gráfico e físico e atratividade.

2. Funcionalidade
Embalagens que tenham destaque e inovação na usabilidade: facilidade de manuseio frente ao público-alvo e objetivo do produto, compreensão do uso (uso intuitivo), otimização do desempenho no uso do produto e conveniência para o consumidor.

8.4. MÓDULO TECNOLOGIA DE MATERIAIS, CONVERSÃO E IMPRESSÃO

  • Inscrição exclusiva para convertedores de embalagem, fornecedores de matérias-primas e insumos da embalagem inscrita.

  • Este módulo avaliará a inovação/diferenciação tecnológica da embalagem, qualidade das matérias-primas utilizadas, segurança, resistência.

CATEGORIAS

1. Alimentos
Produtos alimentícios em geral, como por exemplo: bolos, pães, balas, carnes, condimentos, salgadinhos, tortas, chocolates, massas, sopas, entre outros.

2. Bebidas
Bebidas em geral (alcoólicas e não-alcoólicas), como por exemplo: leites, cachaças, achocolatados, sucos, bebidas à base de soja, vodca, tequila, rum, refrigerantes, refrescos, chás, entre outras.

3. Higiene e limpeza
Produtos de uso doméstico para diferentes finalidades de limpeza, como por exemplo: sabões em pó, detergentes, alvejantes, desinfetantes, desodorisadores de ambientes, amaciantes, ceras, inseticidas, entre outros.

4. Cosméticos, cuidados pessoais, saúde e farmacêuticos
Artigos de toucador e cosméticos em geral, como por exemplo: maquiagens, sabonetes, loções, xampus, condicionadores, desodorantes, entre outros. Suplementos vitamínicos, medicamentos, produtos farmacêuticos e curativos.

5. Miscelânea
Todas as demais embalagens que não se enquadram nas categorias anteriores.

8.5. MÓDULO MARKETING

  • Inscrição exclusiva para indústria de bens de consumo (usuária de embalagem)

  • Este módulo avaliará a embalagem dentro do contexto estratégico da comunicação do produto/marca

CATEGORIA

1. Estratégia da Comunicação
Cases que utilizam a embalagem como meio ou instrumento de sua estratégia mercadológica, tangibilizando todos os valores da marca/produto para o consumidor no ato da compra.

8.6. MÓDULO ESPECIAL*

CATEGORIAS

1) Estudante
2) Voto Popular
3) Empresa do Ano
4) Personalidade do Ano

* Conforme procedimentos descritos no item 3 – 'quem pode participar'.

9. JULGAMENTO

9.1. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Organizadora e por duas Comissões Julgadoras.

9.2. A Comissão Organizadora estará a cargo da ABRE.

9.3. As Comissões Julgadoras serão compostas por profissionais qualificados e escolhidos pela Comissão Organizadora, que deverão atuar com imparcialidade, perícia técnica e compromisso com os objetivos do concurso.

9.4. Os trabalhos inscritos serão submetidos a três etapas de avaliação, uma eliminatória e duas classificatórias:

a) Primeira etapa – eliminatória: os trabalhos inscritos serão examinados pela Comissão Organizadora do concurso, a fim de que sejam avaliados se os mesmos atendem, sem exceções, a este regulamento. Os participantes cuja inscrição seja considerada irregular serão eliminados do concurso e comunicados por escrito.

b) Segunda etapa – classificatória 1: a Comissão Julgadora, formada por um grupo multidisciplinar de aproximadamente 50 profissionais, julgará os melhores entre os trabalhos regularmente inscritos em cada categoria, determinando os cinco finalistas.


c) Terceira etapa – classificatória 2: a Comissão Julgadora, formada por um grupo de no máximo 12 profissionais, julgará os melhores entre os cinco finalistas determinados na segunda etapa e deste julgamento serão determinados o primeiro (vencedor), segundo e terceiros lugares em cada categoria.

9.5. O julgamento da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora é soberano e de seus resultados não caberão recursos.

10. PREMIAÇÃO

10.1. O concurso oferecerá a seguinte premiação:

a) Troféu aos participantes cujas embalagens forem denominadas vencedoras em suas respectivas categorias.

b) Menção Honrosa aos convertedores das embalagens vencedoras e às agências de design responsáveis pelo desenvolvimento das mesmas, desde que estas não sejam as empresas vencedoras e que seus nomes e contatos constem da ficha de inscrição no campo para isto designado.

11. SELO EMBALAGEM PREMIADA

Desde o lançamento do Prêmio ABRE, em 2001, todas as embalagens vencedoras do concurso tem o direito de utilizar o selo ‘Embalagem Premiada’, criado pela Entidade para valorizar as embalagens que foram destaque no ano em que esta foi vencedora do Prêmio Institucional do setor.

Critérios para utilização do Selo:

a) A embalagem tem que ser sido vencedora de uma das categorias do Prêmio ABRE.

b) O Selo é atemporal, portanto, embalagens que venceram edições anteriores do Prêmio ABRE têm o direito de aplicá-lo na embalagem vencedora.

c) A ABRE fornecerá à empresa que teve sua embalagem premiada no concurso o arquivo do Selo em alta resolução – CDR ou EPS ou AI.

d) A responsabilidade de aplicação do Selo é da empresa que venceu o Prêmio ABRE e/ou dos envolvidos na criação/desenvolvimento/produção da embalagem premiada.

e) O Selo ‘Embalagem Premiada’ é uma excelente oportunidade para que a embalagem ganhe destaque na gôndola tendo como aval a marca de um produto forte e consolidado no mercado, o Prêmio ABRE.

f) A ABRE não cobra nenhuma taxa para que o Selo ‘Embalagem Premiada’ seja aplicado na embalagem vencedora do concurso.

12. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

a) A inscrição somente será considerada válida se efetivada de acordo com este regulamento.

b) Nos Módulos Embalagem e Design Estrutural duas empresas distintas que desenvolveram juntas uma embalagem poderão fazer a inscrição desta conjuntamente no Prêmio ABRE. Neste caso será paga uma única taxa de inscrição. Se a embalagem for vencedora será entregue apenas um troféu, constando na placa de identificação do mesmo, o nome de ambas as empresas, conforme especificado na Ficha de Inscrição. No caso de inscrição conjunta existe a possibilidade de solicitar troféu e certificado adicionais, entretanto, para isso haverá um custo.

c) No valor da taxa de inscrição está incluída a produção de foto ou fotos das embalagens vencedora e finalistas para uso no folder de divulgação destas e no hotsite do Prêmio ABRE. Se solicitadas, as fotos produzidas das embalagens vencedoras e finalistas serão cedidas gratuitamente às empresas envolvidas.

d) O pagamento da taxa de inscrição não dá automaticamente o direito a participar da cerimônia de premiação. O convite para a cerimônia deverá ser adquirido posteriormente.

e) A taxa de inscrição será paga por inscrição, observando os descontos de escala para um mesmo participante.

f) A taxa de inscrição não será reembolsada, a exemplo de desistência, inscrição irregular, feita a destempo, entre outros. Exceção feita apenas no caso da Comissão Organizadora excluir uma categoria, caso esta não atinja o mínimo de 3 (três) inscrições.

g) Cada embalagem poderá concorrer a diferentes categorias. Será considerada uma inscrição para cada categoria em que a embalagem conste. É vedada a inscrição de uma mesma embalagem, por diferentes participantes, na mesma categoria. Neste caso prevalecerá a inscrição com data mais antiga.

h) O número de inscrições por participante é ilimitado.

i) A embalagem enviada deve estar completa, ou seja, exatamente como o consumidor a encontra no mercado.

j) As embalagens de produtos refrigerados/perecíveis deverão ser enviadas sem o produto acondicionado.

l) As embalagens enviadas à ABRE deverão estar acondicionadas em caixas resistentes. Avarias, violações ou extravios antes de seu recebimento são de responsabilidade da empresa que inscreveu a embalagem.

m) As embalagens enviadas para concorrer ao Prêmio ABRE não serão devolvidas.

n) A Comissão Organizadora e a Comissão Julgadora se reservam o direito de alterar a categoria sob a qual a embalagem está inscrita, conforme notificação via e-mail ao concorrente, caso entenda que o trabalho inscrito não esteja adequado à categoria da inscrição original.

o) Caso alguma das categorias do Prêmio ABRE tenha apenas uma ou duas embalagens inscritas, a Comissão Organizadora poderá unificá-la à outra categoria ou excluí-la, comunicando expressamente os inscritos e devolvendo o valor da taxa de inscrição no caso de exclusão da categoria.

p) Caso o Júri entenda que nenhuma das embalagens inscritas em determinada categoria merece a premiação esta categoria será eliminada e o valor da taxa de inscrição não será devolvido.

q) A inscrição regular no Prêmio ABRE implicará automaticamente na cessão expressa e incondicional do participante quanto à utilização de seu nome, imagem e embalagem ou projeto inscrito no Prêmio ABRE. Estes poderão ser veiculados sem limitação de tempo e espaço por qualquer meio de comunicação, inclusive eletrônico, os quais serão utilizados, exclusivamente, na divulgação promocional do concurso, da ABRE e dos próprios vencedores.

r) A data final para entrega das inscrições é improrrogável. Recomenda-se que sejam levados em conta, no momento da postagem, os prazos requeridos pelas transportadoras e/ou pelo correio para a efetiva entrega dos materiais no local estabelecido neste regulamento.

s) Os resultados do Prêmio ABRE serão divulgados apenas no dia da Cerimônia de Premiação.

t) Ao se inscrever no concurso o participante estará aceitando incondicionalmente as regras contidas neste regulamento, as decisões da Comissão Organizadora e da Comissão Julgadora, comprometendo-se a honrar e a respeitar todos os demais participantes, seus trabalhos e os objetivos deste regulamento.

u) O participante se responsabilizará civil e criminalmente pelas declarações e informações apresentadas na Ficha de Inscrição, inclusive com relação aos direitos de propriedade intelectual e industrial do trabalho inscrito.

v) Os casos omissos serão tratados e decididos pela Comissão Organizadora.

x) O Prêmio ABRE de Design & Embalagem será auditado por empresa independente.