Vendas de água crescem 10% em volume no primeiro semestre

É o que aponta uma pesquisa da consultoria Nielsen sobre o mercado de água engarrafada. O estudo mostra que, entre janeiro e junho, as vendas de água mineral atingiram 1,82 bilhão de litros, crescendo 10,2% sobre o primeiro semestre de 2012. Em valor, a alta foi de 14,8%, chegando a R$ 1,56 bilhão.

Segundo a Nielsen, os galões de 20 litros são os que mais vendem em números absolutos. Mas as embalagens menores, com até 2 litros, crescem de forma mais acelerada. O segmento de águas especiais, embora tenha expandido 11,1% em volume e 24,6% em valor no primeiro semestre, ainda não possui nem 1% do mercado total de água engarrafada.

O bom momento das águas engarrafadas não é novidade. Em 2012, as vendas da bebida aumentaram 16,3% sobre o ano anterior, somando R$ 2,66 bilhões. Em volume, a alta foi de 11,7%. A categoria teve, em 2012, o quarto maior crescimento entre as 154 analisadas pela Nielsen, atrás apenas de bronzeador, tintura para cabelo e suco pronto.

Chama a atenção também a pulverização desse mercado. Existem cerca de 45 marcas com participação significativa nas vendas de água. Já o número de engarrafadores chega a centenas.

De acordo com dados auditados pela Mintel, nos últimos três anos foram lançados mundialmente 4.191 novas embalagens de água, sendo que os Estados Unidos foi o país que mais lançou produtos no período, seguido por China em segundo lugar e Reino Unido na terceira colocação. O Brasil é o nono país que mais lançou água engarrafada no período, com 154 lançamentos.

A Piracaia foi a empresa que mais lançou produtos no país nos últimos três anos, seguido pela Minalba em segundo lugar, Comexim (3º), Danone (4º), Coca-Cola (5º), Indaiá (6º), Águas Minerais Sarandi (7º), Águas Prata (8º), Nestlé (9º) e Concessionária Classe Brasil Empresa de Mineração.

A garrafa de plástico foi o tipo de embalagem mais utilizada no período, seguido por garrafas de vidro em segundo lugar, copos (3º), embalagem flexível (4º) e caixa de cartão (5º). Em relação ao tamanho, a embalagem de 510 ml foi a que apresentou o maior número de lançamentos, seguida por garrafas de 1,5 litros em segundo lugar, embalagens de 500 ml (3º), 300 ml (4º), 340 ml (5º), 200 ml (6º), 330 ml (7º), 250 ml (8º), 310 ml (9º) e de 2 litros em décimo lugar.

Vendas de água crescem 10% em volume no primeiro semestre(Fonte: Supermercado Moderno / Centro de Informações ABRE, 17 de setembro de 2013)