Terracycle transforma embalagens em acessórios de moda

Terracycle transforma embalagens em acessórios de modaAcredite: muitas embalagens dos produtos que você consome e joga no lixo podem se transformar em matéria-prima para a fabricação de bolsas, carteiras, mochilas, entre outras peças descoladas. O trabalho é realizado pelo Terracycle, uma empresa criadora de produtos verdes com o objetivo de eliminar resíduos por meio de formas inovadoras e únicas de reutilizá-los.

“Temos um centro de pesquisa e design nos Estados Unidos em que os colaboradores criam produtos que possam ser fabricados com as embalagens de salgadinhos, chocolates, sucos em pó, entre outros”, conta o presidente da empresa no Brasil, Bruno Massote.

As embalagens utilizadas na produção das peças pelo Terracycle são encaminhadas tanto pelas empresas quanto pelos consumidores. “Com elas realizamos o upcycled, ou seja, usamos a própria embalagem, sem destruí-la, para elaborar um novo produto, como os acessórios”, explica Bruno.

De acordo com o presidente, o investimento em upcycled é uma forma lúdica de conscientizar a população sobre o descarte. “Tentamos mudar a cultura mostrando que lixo é matéria-prima, pode ter outra utilidade e ser usado no dia a dia”, comenta.

O time de coleta é formado em bairros, escolas ou empresas que juntam os resíduos e enviam ao Terracycle. Para participar, basta entrar no site da Terracycle, criar uma conta e escolher qual o tipo de resíduo quer coletar. Depois que o cadastro é aprovado, você acessa a área com materiais informativos que vão ajudar a divulgar a sua ação.

Separe uma caixa, daquelas que seriam descartadas, e comece a juntar as embalagens. “Quando ela estiver cheia, acesse o site, imprima um selo pré-pago dos Correios e envie. Tudo é realizado sem qualquer custo”, afirma Bruno Massote.

Outro benefício é que, para cada embalagem, o Terracycle doa R$ 0,02 para uma instituição ou organização social sem fins lucrativos, indicada pelo responsável do time da coleta.

Todos os itens são encontrados no site de produtos da Terracycle ou na rede de supermercados Wal-Mart.

(Fonte: Portal Terra, 10 de outubro de 2012)