Sustentabilidade, padrões e embalagens

Sustentabilidade, padrões e embalagensNos últimos 29 anos a GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação se dedica à criação e implementação de padrões aplicáveis a qualquer cadeia de valor. Os padrões do Sistema GS1 (Código de barras, Código Eletrônico de Produtos – RFID e EDI) permitem que os produtos circulem de forma eficiente e segura beneficiando negócios e a qualidade de vida das pessoas.

A utilização dos padrões GS1 contribui na eliminação de desperdício e na redução de erros. O comércio eletrônico, EDI, permite rapidez, eficiência e acuracidade nas informações trocadas entre empresas.

Os fabricantes têm como objetivo fornecer produtos seguros e sustentáveis para os consumidores, além de assegurar o cumprimento de regulamentações e exigências da legislação. Para isso, eles precisam conhecer a origem de suas matérias-primas, acompanhar o caminho e o destino de seus produtos, ou seja, precisam de rastreabilidade.

Para a sociedade, o importante é a confiança no que se consome. “O consumidor quer mais informações sobre o que está comprando (dados nutricionais, origem, sustentabilidade). A GS1 Brasil permite que os parceiros comerciais possam rastrear e compartilhar dados do produtor até o consumidor final, viabilizando o acesso a uma fonte confiável”.

Desde 2011, a GS1 apóia o Projeto Global de Embalagens (The Global Packaging Project), uma iniciativa do Fórum de Bens de Consumo (The Consumer Goods Forum). Essa ação tem como objetivo reduzir o impacto ambiental das embalagens, definindo um conjunto de indicadores com mais de 30 métricas. Com isso, as empresas poderão, a partir deste protocolo, ter em uma mesma forma de medição de: atributos ambientais, indicadores de ciclo de vida (peso, itens recicláveis, itens reutilizáveis), atributos sócio-econômicos (custo da embalagem, vida útil) e de performance corporativa (horas envolvidas naquela produção, trabalho infantil, etc). O benefício que a GS1 busca com essa parceria é fornecer normas para auxiliar a troca automática de métricas entre parceiros comerciais, promovendo cadeias de valor sustentáveis.

Mais informações acesse: http://www.gs1br.org ou http://globalpackaging.mycgforum.com/

(Fonte: GS1 Brasil, 15 de outubro de 2012)