Sistema modular de aplicação de adesivos é inovação que aumenta a performance na indústria de embalagens flexíveis

Sistema modular de aplicação de adesivos é inovação que aumenta a performance na indústria de embalagens flexíveisA utilização de equipamentos de ponta para laminação aumentou muito a produtividade da indústria de embalagens. Mas trata-se de maquinários que exigem alto investimento, e tirar o máximo proveito deles, é essencial para uma operação lucrativa.

Neste sentido, as formulações de adesivos desempenham um papel importante, tanto no aumento da velocidade de produção, quanto na redução do tempo de parada.

A grande novidade é a tecnologia de sistema modular de adesivos, que permite usar um único catalisador para adesivos de alta e média performance, economizando paradas no maquinário.

Esta vantagem é especialmente interessante para fabricantes de alimentos como snacks, cafés, leite e sucos em pó. A tecnologia de sistema modular garante mais praticidade na aplicação dos adesivos, pois é realizada apenas a troca da base do adesivo durante o processo de laminação.

Reduz ainda, de modo expressivo o tempo de set up de processo, pois permite o uso do mesmo cilindro gravado para os três adesivos, que também possuem o teor de sólidos e viscosidade semelhantes, assegurando controle da gramatura aplicada para uma laminação perfeita.

O sistema modular minimiza o risco dos componentes serem confundidos durante as operações do dia a dia, reduz o espaço necessário para estoque e os gastos com logística de modo geral.

Outra variante desta tecnologia traz um dispositivo de dosagem através do qual é possível alternar entre os dois sistemas de adesivos durante o processo de produção, sem que seja necessária qualquer parada.

Desenvolvidas para máxima produtividade, estas tecnologias, que já estão disponíveis no Brasil, também trazem as principais vantagens da última geração de adesivos para laminação, tais como tempo reduzido de cura, e alta força de adesão. Existem opções de fórmulas com maior resistência a temperatura e processos químicos que serão empregados no laminado, incluindo processo de esterilização e autoclave. Apresentam, ainda, excelente compatibilidade com os agentes deslizantes incorporados às películas plásticas.

O sistema modular traz opções de componentes à base de solvente e outros sem solvente, que podem ser facilmente alternados para conferir grande flexibilidade no processo produtivo e também no portfólio de produtos dos convertedores.

(Fonte: Blog Adesivo Embalagem, outubro de 2013)