Projeto Design Embala realiza visita técnica ao Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA

Projeto Design Embala realiza visita técnica ao Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEAO Design Embala, projeto da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos em parceria com a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, realizou visita técnica ao Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) em Campinas, no dia 24 de janeiro.

A comitiva do Design Embala, composta por Marcelo Júdice, representante da Apex-Brasil, Luiz Motta do INT – Instituto Nacional de Tecnologia, Flávio Borém e Fabrício Andrade professores da Universidade Federal de Lavras, Kelly Vasconcelos – gerente do Design Embala, foi recebida pelo diretor geral do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), Dr. Luiz Madi, Dra. Eloísa Garcia, diretora geral substituta do ITAL e Fiorella Dantas pesquisadora do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates.

Durante a visita, os representantes do Design Embala tiveram oportunidade de conhecer os laboratórios de PD&I – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Embalagens (celulósicas, plásticas, metálicas, vidros e embalagens de transporte e distribuição). As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CETEA envolvem experiências piloto e industrial, para revelar o potencial, a competitividade e lucratividade das tecnologias disponíveis e inovadoras na área de embalagens.

Segundo o prof. Flávio Borém, o encontro abasteceu o Design Embala de todos os elementos necessários para a elaboração de um projeto de excelência, “a visita ao ITAL/CETEA nos proporcionou a ampliação das possibilidades de abordagens no projeto Design Embala. Visitamos laboratórios muito bem equipados, acompanhados por técnicos e pesquisadores de elevado conhecimento em análises de embalagens e alimentos”.

Para Luiz Motta, o encontro foi muito proveitoso, “não apenas em relação ao alto nível de conhecimento dos pesquisadores sobre avaliação de embalagens e as excelentes instalações dos laboratórios, como também pela certeza de que o CETEA/ITAL vem a somar na construção de uma possível parceria no Programa Design Embala, tão bem conduzido pela ABRE e pela APEX.”

A visita gerou maior entrosamento entre as instituições, o que é muito positivo para todos os envolvidos.

(Fonte: DFreire Comunicação e Negócios, janeiro de 2014)