Projeto Design Embala realiza palestra de sensibilização sobre a importância da embalagem para exportação

Projeto Design Embala realiza palestra de sensibilização sobre a importância da embalagem para exportaçãoO Design Embala, projeto da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos em parceria com a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, realizou visita à empresa Santa Helena Alimentos, em Ribeirão Preto, São Paulo, em conjunto com a equipe do programa de exportações Sweet Brasil da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados.

A tradicional indústria de produtos derivados do amendoim, que integra o programa Sweet Brasil, recebeu a comitiva e contou com uma palestra do professor Fábio Mestriner, especialista em design de embalagem da ESPM, que falou sobre a importância da embalagem para exportação.

Além do professor, participaram desta ação Fábio Pereira, especialista em embalagem para transporte da ABRE; Kelly Vasconcelos, gerente do projeto Design Embala; Paulo de Castro, especialista em embalagem para exportação da ABRE; Paulo Pereira, especialista em desenvolvimento de embalagem da agência Prodesign; e Rodrigo Solano, gerente de exportação do programa Sweet Brasil da ABICAB.

O grupo foi recebido pelos executivos da Santa Helena, conheceu o parque industrial e visitou a loja para conhecer o portfólio de produtos. Após a palestra proferida pelo Prof. Mestriner, que contou com a participação de mais de 20 colaboradores – dos departamentos de marketing, P&D, inovação, exportação, engenharia de processos e comercial da indústria – as equipes de trabalho ainda tiveram tempo de trocar mais informações e experiências.

Renato Fechino, presidente da Santa Helena, manifestou satisfação com a visita dos representantes do Design Embala em sua empresa e declarou “a palestra proferida pelo professor Fábio em nossa empresa, onde pudemos ter a participação de um grande número de profissionais de diversas áreas da companhia, foi extremamente rica para todos nós. O evento veio ao encontro de nossas necessidades, pois a embalagem é o primeiro contato do consumidor com o produto, e os conhecimentos aprendidos serão de grande valia para nos ajudar a atingir nossos objetivos”.

Valéria Favaretto, gerente de Inovação da Santa Helena afirmou que “iniciativas como o Design Embala são importantíssimas para a sustentação da transformação empresarial que pretendemos. Receber profissionais tão qualificados e com conteúdo tão relevante nos ajuda a fortalecer uma cultura de inovação e diferenciação, fundamental para o crescimento sustentado da organização”.

Já o gerente de exportação da ABICAB, Rodrigo Solano, ressaltou o porte da empresa e salientou a preocupação com a qualidade e também pela internacionalização e competitividade nessa nova era. “A visita do projeto Design Embala à Santa Helena superou as expectativas”, afirmou Rodrigo.

O programa Sweet Brasil, Projeto Setorial Integrado de Promoção de Exportações de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – uma parceria entre a ABICAB e Apex-Brasil – realiza trabalho importante para o crescimento das exportações das empresas brasileiras do setor.

(Fonte: DFreire Comunicação e Negócios, 05 de novembro de 2013)