Projeto Design Embala promove workshop de embalagem para trabalhar as referências de design de embalagem para exportação

Projeto Design Embala promove workshop de embalagem para trabalhar as referências de design de embalagem para exportaçãoO Design Embala, projeto da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos em parceria com a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, realizou o workshop de embalagem com empresas associadas ao IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho para explorar as referências de design de embalagem para exportação, definindo os aspectos-chave a serem aprimorados para maior competitividade do produto brasileiro no seu mercado alvo, com foco no vinho e no suco de uva 100% integral.

O evento aconteceu no dia 29 de novembro, na sede do IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul e contou com a presença de representantes de empresas como Vinícola Aurora, Vinícola Zanella, Casa Madeira, Cooperativa Vinícola Garibaldi, entre outras ligadas à instituição.

Depois da abertura realizada por Luciana Pellegrino, diretora executiva da ABRE, Fábio Mestriner, professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e especialista em design de embalagem, apresentou passo a passo o processo de comunicação entre a embalagem e o consumidor, desde a linguagem visual: forma, cor, imagem, apelo, logotipo, tipografia e verso, até a concorrência real no mercado, que se estabelece por categorias de produto. Luciana Pellegrino também destacou a importância da sustentabilidade nos negócios e explicou as condições para participar dos programas de financiamento do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.

Durante o evento Mestriner falou sobre a expectativa dos empresários em relação à qualificação das embalagens, apresentou a definição e fez um “Check List da boa embalagem”, além de propor exercícios para reflexão, sobre como trabalhar as embalagens para obter sucesso nos mercados alvo para exportação.

No workshop, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os lançamentos mundiais de embalagem de suco de uva dos últimos 3 meses, além de terem acesso aos resultados de pesquisas inéditas, realizadas recentemente pelo Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM e pela Mintel, sobre referências de embalagem e perfil de consumo para suco de uva e vinho.

(Fonte: DFreire Comunicação e Negócios, dezembro de 2013)