Por que embalagens fazem toda a diferença?

Por que embalagens fazem toda a diferença?Embalagens bem elaboradas são boas opções para destacar o e-commerce no mercado online. Elas atraem mais consumidores, fidelizam os antigos clientes e, consequentemente, aumentam o faturamento do empreendimento.

Inicialmente, o principal objetivo das embalagens era unicamente proteger os produtos para chegarem intactos até o consumidor. Com o passar do tempo, as empresas viram nelas uma excelente oportunidade para agregar valor. Colocar a marca do e-commerce na embalagem tornou-se, então, uma forma de agradar e fidelizar cada vez mais o cliente.

Uma pesquisa realizada em 2016 pela Dotcom Distribution, parceiro estratégico de logística de e-commerce, apontou que uma embalagem premium tem impacto expressivo na fidelização. Ainda, 40% dos compradores afirmaram que seriam mais propensos a comprarem novamente caso o e-commerce enviasse um pacote de presente ou uma embalagem premium.

Por embalagem premium podemos destacar as que são personalizadas pela empresa, levam a marca e oferecem um mimo ao consumidor, como um brinde ou cartão. Já as embalagens comuns, são aquelas que não possuem a marca ou nenhum outro diferencial, e servem exclusivamente para proteger o produto.

Diante da quantidade de e-commerces presentes no mercado brasileiro atualmente, aproximadamente 675 mil lojas online, de acordo com o BigData Corp e PayPal, a necessidade de se destacar é indispensável. A utilização de boas embalagens que protejam os produtos e encham os olhos dos consumidores, se torna a alternativa perfeita para atingir esse objetivo, aliada à entrega rápida, é claro.

Os compradores, quando recebem uma entrega ágil com o produto em uma embalagem de qualidade, segura e bonita, ficam completamente satisfeitos. Contudo, não é somente essa vantagem que a estratégia oferece. Há outras importantes que precisam ser destacadas aqui. São elas:

  • Com uma boa embalagem, a marca é facilmente lembrada pelo cliente;
  • Com a satisfação, os clientes ficam inclinados a compartilharem a marca com outras pessoas, fazendo propaganda do e-commerce;
  • As avaliações se tornam positivas tanto dentro do e-commerce como fora dele;
  • Os clientes acabam compartilhando as suas experiências nas redes sociais, o que se torna mais uma forma de propaganda.

Para elaborar embalagens personalizadas e chamativas para o e-commerce, a loja pode apostar nas seguintes estratégias: criar uma identidade visual para a marca; utilizar adesivos decorativos; optar por carimbos e apostar em saquinhos personalizados.

Porém, o cuidado do produto não deve ser deixado de lado em hipótese alguma, pois não é somente de beleza que uma boa embalagem deve ser feita. Acima de tudo, ela precisa ser segura e proteger completamente o artigo que a pessoa comprou. A partir disso, o consumidor, mais uma vez, se sentirá satisfeito e perceberá a preocupação que o e-commerce tem em oferecer os produtos com condições impecáveis. É aqui que se ganha e fideliza de vez os clientes.

Referente a isso, alguns materiais podem ser utilizados para garantir uma embalagem realmente eficiente. Caixa de papelão, placas de isopor, plástico bolha e papel kraft são alguns exemplos de materiais utilizados para o transporte e proteção dos produtos entregues.

A World Importados é um case de sucesso da Bis2Bis E-commerce. A loja optou por trabalhar com embalagens diferenciadas e totalmente resistentes, devido à fragilidade de seus produtos. O dono da empresa viu na embalagem, uma oportunidade de fazer a diferença e fidelizar os seus consumidores.

(Fonte: E-Commerce Brasil, 29 de outubro de 2018)