Pesquisa mostra que brasileiro se preocupa mais com meio ambiente, com reciclagem e com produtos sustentáveis

Pesquisa mostra que brasileiro se preocupa mais com meio ambiente, com reciclagem e com produtos sustentáveisPesquisa realizada pelo IBOPE demonstrou que brasileiros estão mais preocupados com problemas ambientais. O estudo, solicitado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), detectou que 94% dos entrevistados em dezembro de 2011 afirmaram ter alguma preocupação relacionada com o meio ambiente, um índice 14 pontos percentuais acima do verificado no ano anterior.

O resultado da pesquisa é muito semelhante ao verificado pela National Geographic e pela GlobeScan, que aponta o Brasil na segunda colocação do ranking mundial de hábitos sustentáveis de consumo. O índice (Greendex) mede o desempenho em itens como moradia, transporte, alimentação, bens e produtos.

Na pesquisa do IBOPE, a preocupação ambiental foi relatada pela quase totalidade dos entrevistados com nível superior, chegando a 99% das respostas. Já no caso dos entrevistados com até a quarta série do ensino fundamental, esse percentual cai para 88%. Também foi percebida maior preocupação entre aqueles com maior renda familiar.

Pouco mais da metade dos entrevistados (52%) afirmou estar disposta a pagar mais por um produto cuja produção seja ambientalmente correta. Um quarto da população ainda mostra resistência em ter mais gastos por produtos sustentáveis e 16% afirmaram que poderiam pagar, mas dependeria de quanto aumentaria o custo.

“É um resultado interessante”, analisa Renault de Freitas Castro, diretor executivo da ABRALATAS – Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade. Percebemos isso no crescimento do consumo da lata de alumínio. A embalagem que tem o maior índice de reciclagem do planeta não tem qualquer vantagem tributária sobre outras. Mesmo assim, sentimos que o consumidor brasileiro já compra mais bebidas em lata do que no passado. Há cinco anos, cada brasileiro consumia 57 latas por ano. Hoje esse índice é de 95”.

A pesquisa mostrou também que na opinião dos participantes a reciclagem é muito importante ou importante para o meio ambiente (98%) e para o desenvolvimento econômico do país (96%). Dos entrevistados, 45% afirmaram que se preocupam muito com a reciclagem. Mas um pequeno grupo, porém representativo, acha que governos (17%) e empresas (19%) não se preocupam com o assunto.

(Fonte: ABRALATAS, 27 de junho de 2012)