Otimismo em produtos de limpeza

Otimismo em produtos de limpezaA Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) divulgou que as vendas de produtos de limpeza somaram R$ 14,9 bilhões em 2012, uma elevação de 3,5% em relação a 2011, segundo estudo realizado pela FGV Projetos, a pedido da entidade. No período, foram criados no setor 1,7 mil vagas, totalizando 45,5 mil empregos.

Embora o crescimento seja inferior aos 6,7% obtidos em 2011, em relação a 2010, Maria Eugenia Proença Saldanha, presidente executiva da ABIPLA, pondera que o resultado ficou acima do crescimento da economia brasileira: “Fomos um dos poucos setores a crescer acima do PIB, o que reforça a nossa presença nos lares brasileiros como itens essenciais para a saúde e bem estar do consumidor”.

O saldo entre exportações e importações em 2012 foi de US$ 334 milhões. “Tivemos um aumento no volume de importações. Temos observado nos últimos anos uma diminuição gradativa entre os volumes importados e exportados”, explica a dirigente.

Otimismo em produtos de limpezaQuanto ao desempenho das categorias, a ABIPLA ainda não tem dados consolidados, mas Maria Eugenia adianta: “O ano de 2012 consolidou nossa perspectiva de que produtos que agregam valor e praticidade continuam como os que mais se destacam. Nesta categoria estão os multiusos, desodorizadores de ambiente e amaciantes”.

Para Maria Eugenia, as perspectivas para 2013 são as melhores. Além de superar o crescimento do PIB pelo décimo ano consecutivo, ela acredita que a PEC das empregadas pode contribuir para o desempenho do setor: “A tendência é de crescimento dos produtos que trazem mais facilidades para mulher em suas tarefas domésticas”, explica.

(Fonte: Revista Household & Cosméticos, n.79, maio/jun. 2013)