O futuro do design no Vale do Paraíba começa agora

Lá se vão dois anos da criação da comunidade DesignVale no Facebook.

A iniciativa, que começou como uma forma de responder às dúvidas de um grupo de profissionais em relação ao mercado em que atuavam, hoje conta com mais de 850 membros, envolvidos em discussões sobre design gráfico, produto, branding, design de embalagens, design de serviços, design thinking e afins. Sentimos então que já era hora de institucionalizar o grupo e torná-lo mais atuante e próximo do mercado.

Assim nasce o GO, um evento que, assim como a comunidade, foi constituído de forma orgânica e colaborativa e que tem como objetivo dar “corpo” à discussão sobre design feito no Vale do Paraíba.

O evento acontece em novembro de 2013, nos dias 08 e 09, na FATEA – Faculdades Integradas Teresa D’Ávila, em Lorena.

No primeiro dia o foco são as apresentações de profissionais, discussões sobre tendências da profissão, e como profissionais, membros da comunidade acadêmica e empresários da região podem contribuir para tais ações. Para essa primeira etapa já estão confirmadas as participações de designers de empresas como Embraer, ProDesign e Magno Studio.

Já no segundo dia a prática profissional será o destaque. Serão dois períodos de oficinas que tratarão das diferentes áreas do design, ministradas por profissionais regionais e de todo Brasil, além da exposição de trabalhos, produtos e empresas parceiras.

O GO é, antes de tudo, uma continuação de tudo que foi semeado pela iniciativa DesignVale, hoje uma das maiores comunidades de design no estado de São Paulo.

A experiência adquirida na participação e mediação de discussões sobre design em eventos de outras instituições amadureceu e orientou os membros ativos da comunidade no planejamento do evento.

O que esperar do GO?

Um evento com grande parte da programação gratuita, feito por designers, para designers, e para toda a comunidade que respira, e transpira, o design na região, do empresariado ao futuro profissional.

O GO pretende abranger a região do Vale do Paraíba como um todo, da Região Metropolitana de São José dos Campos, passando pelo Vale histórico, e chegando até o Sul Fluminense, com uma estimativa de participação aproximada de 900 pessoas. Desta forma, o GO já nasce com a experiência de uma iniciativa que conseguiu unir em um único espaço tudo o que é necessário para a construção de novas ideias: conhecimentos, prática e, sobretudo, pessoas.

(Fonte: ProDesign, 22 de outubro de 20130