Novo protetor de copo da Starbucks

Novo protetor de copo da StarbucksA Starbucks Coffee Company, a LBP Manufacturing e a Henkel Corporation desenvolveram em conjunto o EarthSleeve™, um novo protetor de copo quente que inclui uma tecnologia patenteada que permite redução no uso total de material enquanto que, ao mesmo tempo, diminui o conteúdo PCR.

Fabricado nos EUA, pela LBP, com soluções adesivas da Henkel, esse novo produto utiliza 34% menos material de fibra bruta e 25% mais de conteúdo reciclado, sem sacrificar desempenho ou função, diz a Starbucks. Com quase três bilhões de protetores de copos quentes produzidos nos EUA em 2011 e ela mesma representando quase metade do mercado, a Starbucks observa que essa evolução de material terá um impacto substancial na indústria de embalagens.

Novo protetor de copo da Starbucks(Observação: Os dados sobre a produção de protetor de copo quente foram obtidas a partir da 2012 Foodservice Disposable Packaging Assessment [Avaliação 2012 de Embalagens Descartáveis para Serviços de Alimentação]. As estimativas de impacto ambiental foram feitas utilizando o Calculador de Papel da Rede de Papel Ambiental.)

“Na Starbucks, estamos constantemente procurando inovar de modo a tornar nosso mundo um melhor lugar,” diz Cliff Burrows, presidente da empresa nas Américas. “Esse produto representa como a integração de nossos valores ambientais e a colaboração com organizações de mesma opinião podem criar um impacto significativo.”

O EarthSleeve está sendo introduzido atualmente em unidades da Starbucks nos EUA e Canadá e está sendo avaliado para uso global.

Além das reduções substanciais na composição de matéria-prima e de um novo uso total de 85% de conteúdo de fibra reciclada, também se diz que o EarthSleeve permite uma melhora de 15% no rendimento de espaço de caixa e carga de caminhão, reduzindo o impacto ambiental total do transporte dos protetores. O produto também foi considerado como totalmente compostável segundo as exigências tanto da ASTM quanto da Cedar Grove, e foi aprovado recentemente quanto à repulpabilidade pela Universidade Western Michigan. “A introdução do EarthSleeve representa uma conquista na formulação de adesivos,” diz John Meccia, VP de Conversão de Papel da Henkel, cuja equipe colaborou no desenvolvimento dos adesivos multifuncionais utilizados no projeto. “A intenção de criar uma fórmula que permitiria que o usuário tivesse uma experiência semelhante à com protetores tradicionais, mas facilitasse efetivamente a remoção da fibra, conformou cada aspecto do esforço cooperativo. Cumprir com sucesso os objetivos técnicos e foi realmente uma conquista. A implicação do nosso trabalho com o ambiente é que torna isso uma conquista real.”

(Fonte: Blog Adesivo Embalagem, novembro de 2012)