Novelis apresenta seu alumínio de alto teor de material reciclado para latas de bebidas

Novelis apresenta seu alumínio de alto teor de material reciclado para latas de bebidasA Novelis, líder mundial em laminação e reciclagem de alumínio, anuncia a disponibilidade comercial do primeiro alumínio de certificação independente e de alto teor de material reciclado, especialmente projetado para o mercado de latas para bebidas. Com um mínimo de 90% de metal reciclado, as chapas de alumínio Novelis evercamTM permitem que empresas de bebidas forneçam seus refrigerantes, cervejas e sucos em uma embalagem com pegada de carbono reduzida aos seus consumidores.

“Estamos empolgados em fornecer mais um resultado palpável de nosso compromisso com a inovação sustentável”, afirma Phil Martens, presidente e CEO da Novelis. “Nossa chapa de alumínio Novelis evercanTM de alto teor de metal reciclado para o corpo de latas de bebidas, com suporte do primeiro programa de certificação independente da indústria, representa um enorme progresso para o setor de embalagens sustentáveis para o consumo”, analisa Martens. “Como líder mundial no fornecimento de chapas de alumínio para a fabricação de latas para bebidas, este é um passo importante para alcançarmos nossa meta de uma lata contendo até 100% de material reciclado”, acrescenta o executivo.

A chapa de alumínio Novelis evercanTM foi certificada para alto teor de material reciclado pela SCS Global Services, líder na certificação, auditoria e desenvolvimento de testes e normas terceirizadas para questões ambientais, de sustentabilidade e de qualidade dos alimentos.

Atualmente, a Novelis oferece chapas de alumínio para fabricação do corpo das latas para bebidas com teor garantido de pelo menos 90% de material reciclado. Quando combinada ao material da tampa da lata, fabricada em liga diferente, a chapa Novelis evercanTM possibilitará que empresas forneçam suas bebidas em embalagens de alumínio de 12 onças padrão, fabricada com um mínimo de 70% de alumínio reciclado. O Novelis evercanTM já está disponível na América do Norte e na Europa e, até o fim de 2013, estará disponível em todo o mundo.

Os esforços da empresa para aumentar a reciclagem das latas de alumínio é um elemento chave do plano para alcançar o teor de 80% de material reciclado em seus produtos em todas as suas operações globais até 2020. Hoje, a Novelis é a maior empresa recicladora de alumínio do mundo e anunciou investimentos de quase US$ 500 milhões nos últimos dois anos, que dobrarão sua capacidade mundial de reciclagem para 2,1 milhões de toneladas até 2015. A reciclagem do alumínio requer 95% menos energia e produz 95% menos gases do efeito estufa (GEE) do que sua fabricação a partir do alumínio primário.

“Esta primeira fase da iniciativa do Novelis evercanTM serve como catalisador para que a Novelis trabalhe ainda mais de perto com clientes que produzem marcas de consumo, com parceiros da cadeia de fornecimento e outras partes interessadas, para aumentar a reciclagem de embalagens para bebidas”, comenta John Gardner, CSO da Novelis. “Encorajamos a ampla participação dos outros fornecedores de alumínio, empresas de bebidas e embalagens, varejistas e distribuidores, recicladores, governos, grupos ambientalistas e os próprios consumidores na promoção do uso de embalagens de consumo mais sustentáveis por meio da reciclagem do alumínio”, completa Gardner.

(Fonte: Revista Meio Ambiente Industrial, 03 de junho de 2013)