Muito além do visual

Muito além do visualO papel do design no mundo da publicidade é bem mais amplo do que se imagina. No caso das embalagens, por exemplo, os designers são fundamentais na estratégia de vendas e buscam trazer resultados significativos. Veja como o design pode fazer a diferença para as empresas no papo com Gisela Schulzinger, Membro do Conselho Diretivo da ABRE e Chief Branding Officer da Pande.

As embalagens fazem diferença no ponto de venda?

As embalagens são um dos principais recursos hoje para a diferenciação no ponto de venda. Além da função de proteger e acondicionar os produtos, elas se tornaram uma espécie de mídia. Por meio da embalagem é passada uma série de mensagens e informações. É assim que se reconhecem os atributos diferencias do produto e consegue diferenciá-lo dos concorrentes. Por exemplo, uma marca que tem grande apelo de sustentabilidade, através da embalagem, escolhendo materiais de menor impacto ambiental ou criando um design mais limpo e “amigável”, consegue transmitir os conceitos relacionados a este posicionamento orientando a percepção do consumidor nesta direção.

Qual é o papel do design na embalagem?

Ao falarmos em design de embalagem é importante ressaltar que não estamos falando apenas do aspecto visual da embalagem e de sua linguagem gráfica, mas também de sua forma, ergonomia e funcionalidade. Em tempos em que os preços e as tecnologias estão niveladas e as opções de materiais para a fabricação das embalagens também, o que gera diferenciação para as marcas é o quanto elas conseguem ser inovadoras e criativas e, para isso, só há uma maneira: investir em design estratégico, inovação e na capacidade criativa dos designers.     

Entre marcas e produtos o que é possível fazer hoje?

A única saída é inovar. A gestão da inovação dentro das empresas é um dos pontos fundamentais para a sustentabilidade e competitividade dos negócios. Empresas só sobreviverão se estiverem em sinergia com as necessidades do consumidor e trazendo novas propostas de produtos e serviços para um consumidor cada vez mais exigente.

Imagens traduzem uma sensação?

As imagens conseguem traduzir uma série de sensações, entretanto, é o conjunto organizado de todos os elementos que compõem a embalagem, como imagem, texto, forma, cor, material, etc. que realmente constrói o desejo e estimula o consumo do produto.

(Fonte: Jornal Metro, 18 de março de 2014)