Mercado de fragrâncias global deve chegar a US $ 15,6 bilhões em 2019

Mercado de fragrâncias global deve chegar a US $ 15,6 bilhões em 2019De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Ceresana, as receitas globais da indústria de fragrâncias devem continuar a se desenvolver a taxas dinâmicas nos próximos oito anos, já que a demanda dos consumidores tanto nos países desenvolvidos como em países emergentes aumenta.

“Estamos prevendo um faturamento global de mais de US $ 15,6 bilhões a serem gerados em 2019. Os motores de crescimento estão particularmente nos países emergentes da América do Sul e Ásia-Pacífico”, diz o CEO da Ceresana, Oliver Kutsch.

Como o mercado de fragrâncias está sujeito a forte concorrência devido a vários produtores oferecendo amplos portfólios que atendem tanto a aplicações padrão quanto as de nicho, os analistas da Ceresana estimam que, com o desenvolvimento econômico de muitos países em desenvolvimento e emergentes, uma parte crescente da população tem agora acesso a produtos melhorados com a adição de fragrâncias.

Os fatores que impulsionam o setor são destacados no estudo feito pela Ceresana: classe média crescente, principalmente dos países emergentes, com mais renda disponível; tendências urbanizadas contínuas em países altamente industrializados e o aumento do consumo de produtos perfumados.

“Há também um forte impulso para a inovação uma vez que os concorrentes estão tentando estabelecer posições únicas através do desenvolvimento de novos produtos inovadores”, afirma Kutsch.

Segundo os analistas, pesquisa e desenvolvimento, além do conhecimento aprofundado do mercado atual, são os motores de inovações neste segmento e a direção geral, em termos de tendência para o setor, é que continue a se desenvolver no quesito de variedades exóticas.

“Os clientes que começam a conhecer estes perfumes, devido à globalização em curso, estão cada vez mais em busca de tais produtos. Ao mesmo tempo, o elevado ritmo de vida das pessoas também aumenta a demanda por fragrâncias harmônicas que lhes permitam desfrutar de pequenos momentos de relaxamento.”

Finalmente a Ceresana avalia que a maioria das áreas de aplicação do setor está ansiosa para alcançar uma cultura sustentável industrial e que, juntamente com a exigência de sustentabilidade por parte dos clientes, resulta em esforços para aperfeiçoar aspectos ecológicos, econômicos e sociais.

“O objetivo é desenvolver e fabricar produtos naturais que não representem risco para os seres humanos e ao meio ambiente. Os produtos feitos a partir de recursos renováveis que podem ser processados sem substâncias perigosas, são particularmente atraentes para produtores e consumidores”, completa Kutsch.

(Fonte: Cosméticos BR, 23 de janeiro de 2013)