Marcas utilizam a embalagem para atrair consumidores

Marcas utilizam a embalagem para atrair consumidoresA evolução do comportamento do consumidor moderno em relação às marcas alterou-se de tal forma que as empresas utilizam, cada vez mais, todos os recursos possíveis para se diferenciarem da concorrência.

Atualmente, a embalagem é considerada não só um recipiente, mas também um canal de comunicação utilizado pelas marcas caracterizando-se como a primeira impressão do produto por parte dos consumidores. Steve Osborne, diretor da Osborne Pike, comenta que o “packaging é o primeiro momento da verdade”, fazendo alusão ao processo inicial de aquisição de um produto no ponto de venda. Para Miguel Aballe, presidente da Associação de Latas de Bebidas (ALB) de Portugal, “as latas de bebida trazem, cada vez mais, vida à marca e preenchem o desejo dos consumidores.”.

A cor e o design das embalagens, bem como a criação de novas categorias de bebidas são três elementos que promovem a diferenciação em relação aos concorrentes, mas principalmente, permitem ir ao encontro das necessidades dos consumidores. Marcas como a Schweppes e Coca-Cola têm apostado nesta estratégia utilizando edições limitadas como estratégia essencial para desenvolver novos formatos e assim atrair os consumidores no processo de compra.

Oferecer ao consumidor produtos únicos e diferenciados tanto como inovações na categoria como nas embalagens, permite às marcas alavancar a sua notoriedade e reconhecimento junto dos seus consumidores no ponto de venda. Desta forma, a maneira como a embalagem é concebida e desenhada tem um papel fundamental no poder de atração dos consumidores, sendo, hoje em dia, um meio de, não só vender, mas também de comunicar.

(Fonte: Portal Local, 11 de novembro de 2013)