Marca própria se reposiciona no mercado

Marca própria se reposiciona no mercadoLançada em 2008 pelo Grupo GPA com o propósito de oferecer uma alternativa de produtos que reúnem qualidade e preço baixo, Qualitá está se reposicionando no mercado, em um evolução do conceito de marca própria no país. Para marcar a mudança, Qualitá mudou toda a sua identidade visual e trocou suas embalagens.

Qualitá passa a contar com um portfólio de mais de 1.200 produtos, nas categorias de alimentos e limpeza. Uma novidade é a criação das linhas Leve e Premium, prevista para os próximos meses. A linha Leve trará produtos light; e a Premium terá alimentos com ingredientes especiais e de fabricação diferenciada, como chocolates, massas frescas e carne Rubia Gallega.

A marca realizou pesquisas para entender o que seu consumidor esperava de uma marca exclusiva e como Qualitá poderia atender as expectativas integralmente. A partir dos insights identificados, a equipe das áreas de Marcas Exclusivas do GPA se reuniu com fornecedores, identificando oportunidades de melhorias e estudando detalhadamente cada item do portfólio, trocando ingredientes, alterando formulações e identificando novos parceiros. Foram mais de 10 meses de trabalho, onde a marca revisitou todo o portfólio de Qualitá com o objetivo de testar a qualidade dos produtos e garantir o preço baixo. O resultado final é uma linha de produtos de qualidade equivalente à das marcas líderes, com preços em média 30% mais baratos.

Além disso, a marca decidiu refazer as embalagens, para que transmitisse aos consumidores a qualidade dos produtos, ao mesmo tempo que mostrasse que é econômico e confiável levar itens que antes não faziam parte de sua lista de compras. Segundo Wilhelm Kauth, Diretor de Marcas Exclusivas do GPA, o modelo de relação com os fornecedores também foi repensado, integrando-os completamente à cadeia de supply chain, garantindo uma parceria mais sustentável para todas as partes e possibilitando, assim, a diminuição de custos que inviabilizassem a competitividade.

Para reforçar o posicionamento, a marca mudou sua logomarca e sua linha de embalagens. O aubergine (roxo) foi a cor escolhida para marcar essa transformação. O novo posicionamento foi criado pela Innate Motionn, consultoria global de branding e estratégia.

Já a identidade visual foi desenvolvida pela Team Créatif Brasil, com o objetivo de agregar à Qualitá uma imagem que reforce os atributos de qualidade e ao mesmo tempo mostre que é uma marca moderna, criativa, vibrante, além de confiável.

A campanha publicitária foi criada pela agência BETC/Havas.

(Fonte: Site Embanews, 24 de outubro de 2018)