Informações garantem credibilidade para alimentos

Informações garantem credibilidade para alimentosA indústria de alimentos enfrenta novos desafios quando se trata de garantir o que os consumidores querem. Os novos consumidores querem manter-se informados, principalmente sobre os alimentos que ingerem. As pessoas escolhem os alimentos não apenas porque eles têm um sabor bom, mas baseiam-se muito em critérios como os métodos de cultivo dos ingredientes, as receitas e o processamento destes. O valor nutricional, as considerações ambientais e os benefícios à saúde são importantes. Assim, os novos canais de informação como os apps, QR codes, os portais de mídia social e os microsites, juntamente com campanhas e promoções nas embalagens, abrem novos canais para os fabricantes contarem a história do alimento.

Na Itália, o Consorzio Casalasco del Pomodoro, um dos maiores produtores de atomatados da Europa, juntamente com a Associação C.I.O. (Consorzio Interregionale Ortofrutticoli), optou por uma iniciativa pouco comum para garantir informação para os consumidores sobre a fonte dos ingredientes. Para rastrear a qualidade e a fonte dos tomates, em 2011 foi lançado um novo sistema de rastreabilidade. Com base na ferramenta de web ‘Pomìtrace’, os compradores dos produtos Pomì podem rastrear a fonte dos tomates do campo onde eles cresceram até a cesta do supermercado. Um número de identificação impresso em cada embalagem cartonada torna isso possível. O comprador entra com este número em um website especial (www.pomitrace.it) e acessa todas as informações relativas ao processo de produção – da compra das sementes do tomate até seu cultivo, envase e distribuição.

“A embalagem do produto conta toda a história do Pomí e não deixa dúvidas para o consumidor sobre a marca, explica Constantino Vaia, Gerente Geral do Consorzio Casalasco del Pomodoro. A Pomí também é a primeira marca Italiana de alimentos a ter o selo “FOR CLIMATE” de Legambiente (a Associação Italiana de meio ambiente mais importante) que declara a pegada de carbono dos produtos durante seu ciclo de vida. Neste conceito de oferecer total transparência para o consumidor, o Consorzio Casalasco del Pomodoro também adotou uma embalagem com o selo da Forest Stewardship Council® (FSC®). Este selo garante que a produção do cartão é feita a partir de fibras de madeira originárias de florestas com manejo sustentável.

Criar um link conceitual entre o produto e a embalagem foi a proposta da vinícola Nevada County Wine Guild ao oferecer o vinho tinto ‘Our Daily Red’ em embalagem cartonada. A empresa atua há 30 anos e nos últimos 20 especializou-se em vinho premium sem adição de sulfatos. Hoje, ela é líder na produção de vinhos orgânicos nos EUA. De acordo com as regulamentações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os vinhos são feitos 100% com uvas cultivadas organicamente.

Todo o conceito sobre o produto e a embalagem é refletido no design da embalagem. A embalagem carrega estas informações e aponta outras fontes de informação para o consumidor onde ele pode encontrar mais sobre estes vinhos especiais (www.ourdailyred.com).

Uma longa história de qualidade comprovada pode ajudar a persuadir os consumidores a optarem por um determinado produto. No Reino Unido, a marca Welch de sucos de uva está posicionada de acordo com esta premissa. O design da embalagem cartonada por si só enfatiza a história da empresa que data de 1869. O produto é feito com 100% de suco de uvas de alta qualidade das variedades Concord e Niagara. A empresa mostra isso na embalagem, remetendo o consumidor para seu site (www.welchsjuice.co.uk). Lá são encontradas informações adicionais sobre a qualidade das uvas e do suco e sobre seus benefícios para a saúde, especialmente para o coração.

A Ocean Spray, especialista no cultivo e processamento de produtos de alta qualidade de cranberry desde 1930, está convidando os consumidores a contatarem a empresa para obter mais informações. No Reino Unido e na França, por exemplo, a empresa tem um canal direto de comunicação com os consumidores que recebe comentários e perguntas e as responde. Esta política de contato direto é a extensão lógica de uma estratégica de comunicação aberta que visa apresentar as informações sobre cranberries. A empresa usa a embalagem do produto e campanhas na TV, no website da empresa e em mídias sociais, como Facebook e Twitter.

A cooperativa que reúne mais de 600 fazendeiros de cranberry nos EUA e no Canadá está focada na transparência e no fornecimento de informação. A Ocean Spray usa os vários canais de comunicação e completa as informações sobre os fazendeiros com dados sobre as substâncias ativas dos cranberries, que são benéficas para a saúde, como a vitamina C.

Dirk Maehr, Head de marketing global e desenvolvimento de negócios da SIG Combibloc explica: “Os consumidores precisam de informações que desafiem os fabricantes de alimentos. Estes, por sua vez, devem desenvolver estratégias de comunicação criativas e transparentes que mostrem o respeito ao cultivo e ao processamento dos ingredientes e à embalagem”.

(Fonte: Assessoria de Imprensa SIG Combibloc, 09 de julho de 2012)