Ibratec posiciona-se como grande player na indústria de embalagens

Ibratec posiciona-se como grande player na indústria de embalagens2017 é o ano que marca a trajetória da Ibratec de forma definitiva: com 30 anos de presença no mercado de embalagens, esta indústria investe R$ 40 milhões, inaugura nova unidade industrial e se torna um dos maiores players da América Latina.

O foco da Ibratec é garantir o suprimento de embalagens às grandes marcas de produtos de consumo. Para isto, a indústria mantém duas unidades fabris equivalentes e autossuficientes em energia elétrica, uma em Araçariguama e outra, novíssima, em Itapevi, ambas estrategicamente próximas à capital e às principais rodovias do estado de São Paulo. Assegurar a governança faz parte da visão da Ibratec, por isso a gestão da empresa é auditada pela PwC desde 2014.

Novos investimentos em infraestrutura, máquinas, processos e tecnologia ampliarão a capacidade de produção para 78.000 toneladas de matéria-prima certificada por ano.

Nova unidade com impressão em largos formatos

A nova unidade em Itapevi substitui, com grande vantagem, a antiga unidade de Barueri: opera com impressora para largos formatos de última geração. Além de viabilizar a impressão em folhas de até 1450 mm, a máquina mantém a regularidade com precisão e controla a qualidade de impressão no modo online.

“Estamos muito entusiasmados. Essa impressora, de última geração, é uma das poucas para largos formatos disponíveis na América Latina. E vai tornar as embalagens dos nossos clientes ainda mais competitivas em qualidade, produtividade e custo”, afirma Paulo Cesar Bernardino, Gerente de P&D+I da Ibratec.

O novo equipamento da Ibratec impressiona: possui sistema híbrido de tintas – tanto convencional quanto UV – com estações para impressão de até sete cores, aplicação dupla de vernizes in-line e sistema de logística integrada. Operadores capacitados garantem autonomia na operação e manutenção da máquina, sempre com o foco de assegurar o fornecimento contínuo aos clientes da Ibratec.

Orbitando em torno da nova impressora, cortadeira e unidades de acabamento integram esta linha completa de produção de embalagens, com capacidade para processar, aproximadamente, 1.800 toneladas de papelcartão por mês.

Futuras expansões

As instalações da nova unidade da Ibratec em Itapevi fazem uso racional do recurso hídrico – 50% dos 200.000 m3 de água provêm do reuso e estão integradas com estação dedicada de tratamento de efluentes e foram projetadas para permitir futuras expansões em curto prazo. “Com os custos racionalizados, logística integrada e tecnologia no estado da arte, estamos preparados para a retomada do crescimento econômico de maneira sustentável”, declara Bernardino.

(Fonte: Ibratec, 03 de julho de 2017)