Exportações de carne bovina crescem 2,5% no primeiro semestre

Exportações de carne bovina crescem 2,5% no primeiro semestreO Brasil exportou 557.395,58 toneladas de carne bovina entre janeiro e junho de 2012, um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com os números divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) no dia 17 de julho, houve ainda um aumento de 1,8% no faturamento, que alcançou os US$ 2,64 bilhões nos primeiros seis meses do ano.

Para a entidade, a expectativa para o segundo semestre deste ano também é positiva, principalmente com a retomada dos embarques para o Irã. Após superar os problemas políticos que impactaram negativamente nas exportações para o país, o Irã voltou a comprar carnes do Brasil. Em junho, houve um aumento de 242% nos embarques em comparação a maio.

Até o final do ano, o setor espera atingir os US$ 6 bilhões em exportações.

O destaque é do Chile, que aumentou as exportações brasileiras de carne em 260% em faturamento e 241% em volume no primeiro semestre.

Passada a Primavera Árabe, as vendas para o Egito cresceram 39% em faturamento e 41% em volume no primeiro semestre de 2012. Com a mudança da classificação de risco do Brasil para a doença da vaca louca, o Egito passará a comprar também produtos industrializados, de maior valor agregado.

A ABIEC aposta no crescimento das vendas para o mercado asiático puxado por Hong Kong, que apresentou alta de 32% em faturamento e 18% em volume nos primeiros seis meses deste ano.

Já a Rússia teve uma queda de 3,3% em volume e 5,7% em faturamento de janeiro a junho, mas o mercado espera melhoras no segundo semestre com o aumento no número de plantas habilitadas a exportar para o país.

(Fonte: Globo Rural Online, 17 de julho de 2012)