Estudo mostra que brasileiro consome mais leite

Estudo mostra que brasileiro consome mais leiteEm 2012, o consumo anual de leite subiu para 177 litros por pessoa, considerando o produto e seus derivados. Uma alta de 2,3% no período, segundo Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Leite). Esses dados são resultado de estudo feito pela associação sobre o setor.

Rubez acredita que o crescimento se repetirá neste ano, com o consumo subindo para uma marca próxima de 181 litros per capita. A meta nos próximos cinco anos é se aproximar dos 200 litros recomendados pelo Ministério da Saúde.

A produção nacional de leite atingiu 33 bilhões de litros no ano passado. Destes, 21,7 bilhões de litros foram industrializados. Em 2013, a produção deverá subir para 34 bilhões, com a industrialização de 24 bilhões de litros.

Um dos pontos positivos do setor é a queda no consumo de leite informal, afirma Rubez. Em 2011, pelo menos 10,4 bilhões de litros de leite consumidos entravam nas estatísticas como informais. Neste ano, recuará para 10 bilhões, segundo Rubez.

O consumidor se beneficiou dessa oferta maior de produto pagando apenas 2% a mais pelo leite longa vida no ano passado, abaixo da taxa média de inflação, aponta o estudo.

Já o produtor não teve a mesma sorte. Os custos com a produção tiveram alta de 20%, segundo Paulo Ozaki, pesquisador do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Além de problemas climáticos, que afetaram as pastagens, os custos da alimentação dos animais ficaram bem mais elevados.

(Fonte: Supermercado Moderno, 25 de fevereiro de 2013)