Esmaltes e géis representam 80% das vendas globais em nail care

Esmaltes e géis representam 80 das vendas globais em nail careO mercado profissional de nail care tem ganhado força nos últimos cinco anos, apresentando um crescimento de 8% em 2018, impulsionado principalmente pelo ótimo desempenho da categoria de alongamento de unhas. Outros fatores que contribuíram para o crescimento desse mercado, segundo a Factor-Kline, foram investimentos em treinamentos para profissionais da área, produtos novos e inovadores, digitalização e salões de beleza expandindo seus serviços.

A empresa ressalta também que as mídias sociais se tornaram uma ferramenta essencial para o marketing e foram adotadas pelos varejistas deste mercado. Um grande exemplo é a dependência, cada vez maior, de aplicativos para agendamento de horários em salões de beleza e esmalterias.

Entre as quatro categorias – produtos de cuidado, géis, alongamento e esmaltes – abordadas no relatório de inteligência de mercado Professional Nail Care: Global Market Brief, a categoria de alongamento é a que apresentou melhor desempenho pelo segundo ano consecutivo. Impulsionada por géis poliacrílicos e pós de imersão, essa categoria registra um crescimento de vendas de 26%.

A tendência dos géis poliacrílicos, começou no final de 2017, com a Gelish lançando o Polygel, e é o principal driver para a categoria em 2018. Os géis poliacrílicos estão impactando o mercado com várias linhas de produtos, introduzidas em 2018, como Entity Studio One, Christrio Sculpture Gel, Roby Nails AcryGel, LCN Fusion, Alessandro AcryLove, Peggy Sage Gel Sculpt e Orly Gel Fx Builder in a Bottle, entre muitas outras. Os pós de imersão continuam populares no mercado americano, mas não foram bem recebidos em outras partes do mundo, perdendo força em 2018 para novas marcas de poliacrílicos que têm dominado o mercado.

Os esmaltes e os géis são as duas principais categorias, representando cerca de 80% das vendas globais do mercado de profissional nail care em 2018. Enquanto os esmaltes continuam a ser a principal categoria, os géis enfrentam uma grande desaceleração, registrando o menor crescimento em 2018 e perdendo espaço para a categoria de alongamento de unhas, que cresceu muito 2018. Esmaltes finalmente parecem estar no caminho da recuperação, com um ganho de vendas em todas as regiões, com exceção da América do Norte, onde a categoria continou a perder vendas em 2018.

Em termos de regiões, a América do Norte e a Europa continuam a ser as duas regiões líderes, representando coletivamente cerca de 70% das vendas do mercado em 2018. Entre as principais regiões, a Ásia-Pacífico experimenta o crescimento mais forte, de quase 8%, impulsionada por nichos e mercados em desenvolvimento, como Austrália, Índia, Cingapura e Hong Kong.

(Fonte: Redação Revista H&C, 13 de maio de 2019)