Empresária cria embalagens criativas para bolinhos e doces

Empresária cria embalagens criativas para bolinhos e docesA empresária Renata Sousa aposta no setor de alimentação e desenvolve embalagens diferenciadas para bolinhos e doces. O negócio deu tão certo que hoje produz mais de 100 mil forminhas e cestinhas por mês. Os produtos são distribuídos para todo país.

O trabalho artesanal impressiona pelo talento. São cestinhas, palitinhos e forminhas decoradas para brigadeiros, bem casados, cupcakes entre outros docinhos. A empresária faz as embalagens há 3 anos e meio. Ela começou em casa, e só atendia aos pedidos de amigos. A demanda cresceu e, em 2010, ela formalizou a empresa.

“Eu notei nesse mercado uma carência de produtos diferenciados. Foi quando eu descobri a técnica do ‘scrapbook’ e adaptei essa técnica nas embalagens. Fez um sucesso, agradou em cheio”, revela.

Renata cria os modelos de cada embalagem. Começa pelos desenhos, que depois seguem para a linha de produção. São impressos em papéis coloridos. Para começar o negócio, o investimento foi de R$ 50 mil em equipamentos, matéria-prima e contratação de funcionários.

“Primeiro eu investi em maquinário, em máquinas de corte, máquinas importadas, e depois na mão-de-obra. A mão-de-obra na verdade é um diferencial do meu negócio porque é um produto artesanal, é tudo feito um a um na mão, né”, diz.

A empresária trabalha com uma equipe de 15 mulheres. Elas montam as peças. Tudo requer muita atenção e capricho.

Uma cestinha para doces tem o formato de um sapato. Para montá-la é preciso ter habilidade com a dobradura. No acabamento, a peça ainda ganha uma pedrinha e fica sofisticada.

Renata vende os produtos para lojas de embalagens e docerias de todo país. São mais de 90 clientes cadastrados.

“O nosso grande diferencial é a criatividade, é surpreender o cliente com produtos criativos, diferentes e que atendam as necessidades, que facilite o dia a dia da doceira”, avalia.

Carla Natel é dona de uma chocolateria na Zona Sul de São Paulo e cliente da empresária. Ela faz chocolates finos para festas e eventos. São bombons, trufas, pães de mel e brigadeiros. As forminhas e cestinhas decoradas deixam os produtos mais atrativos.

Carla usa as embalagens especiais há um ano e meio. Tudo é muito criativo com temas variados. As embalagens de maternidade, por exemplo, são as preferidas na loja. “Hoje em dia, na verdade, virou moda essa coisa de maternidade. De você estar servindo um docinho, de você dar lembrancinha. Então as pessoas procuram sempre alguma coisa ligada a um tema e é o que a gente faz, a gente agrega o nosso doce com o tema escolhido pela cliente.”

Carla alavancou as vendas com as embalagens diferenciadas. Ela está sempre em busca de novos temas para agradar a clientela exigente. “É um mercado que eu acho que está crescendo muito, realmente o aumento de pessoas que tem nos procurado foi um ‘boom’ e cada dia a gente vem com uma novidade para ir acompanhando isso”, diz.

Com o aumento nos pedidos, a empresária Renata quer agora ampliar os pontos de venda. E quem sabe, em breve, fortalecer a marca e transformá-la em franquia. “Até o ano que vem eu quero dobrar nosso faturamento e com certeza a gente vai conseguir”, afirma.

(Fonte: G1, 16 de setembro de 2012)