Embalagens de bebidas deverão ter fotos de acidentes

Embalagens de bebidas deverão ter fotos de acidentesOs fabricantes e comerciantes de bebidas alcoólicas terão até o fim de março para se adaptar à Lei 9.374 sancionada no final de dezembro e publicada no dia 2 de janeiro no Diário Oficial do Município de Goiânia, em Goiás, que determina que sejam colocadas nas latas e garrafas imagens de acidentes de trânsito e a frase “Se beber, não dirija”.

Como já acontece nas embalagens de cigarro, em que a nocividade é alertada através de fotos, o objetivo é conscientizar os consumidores das consequências do álcool e dos perigos de dirigir sob seus efeitos.

Além das fotos e da frase, as embalagens terão que ter dados estatísticos de mortes e lesões graves causadas por acidentes com pessoas que estavam embriagadas.

As empresas que não cumprirem a lei serão multadas em R$ 3 mil. A lei vale para produtos fabricados e comercializados na capital.

Conforme dados da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito em Goiânia (DICT), em 2013 Goiânia registrou 3.170 acidentes e 332 mortos.

(Fonte: Portal Exame, 17 de janeiro de 2014)