É #FAKE que ‘barrinha colorida’ em caixa de leite indique produto vencido que voltou ao mercado

É #FAKE que 'barrinha colorida' em caixa de leite indique produto vencido que voltou ao mercadoCircula nas redes sociais uma mensagem afirmando que, se uma caixa de leite tem uma barrinha colorida na sua parte de baixo, quer dizer que o produto venceu, mas foi reaproveitado e voltou ao mercado. A mensagem é acompanhada de uma imagem com caixas de leite. As informações, porém, são #FAKE.

A mensagem falsa diz que “todo produto ‘encaixado’ (leite, creme de leite, leite condensado, achocolatado, etc.)” tem um padrão de imagens no fundo da caixa. “A que tem uma ‘barrinha colorida’ é produto que já venceu, voltou para o fabricante e colocaram mais produtos para reaproveitar, voltou para o mercado. A que não tem, é produto novo, que ainda não venceu e está ótimo para consumo.”

A imagem mostra o fundo de duas caixas de leite. Na caixa que fica do lado esquerdo, é possível ver um padrão de cores que não está presente na embalagem à direita.

Segundo a Tetra Pak, fabricante das caixas de leite, a barra colorida que aparece embaixo de algumas embalagens da empresa corresponde a um teste de cores que é feito para o controle de qualidade de impressão.

“Como imprimimos mais de uma embalagem na bobina, não há necessidade de imprimir este teste de cores em todas as embalagens, por isso encontramos embalagens com e sem a impressão desta ‘barra colorida'”, afirma a empresa em nota. “Há também embalagens que saem com a impressão de pontos no lugar da ‘barra colorida’, que corresponde ao controle de registro da máquina de impressão.”

Tetra Pak ainda afirma que as embalagens da empresa não são reaproveitadas, respeitando a legislação existente para embalagens de alimentos e bebidas.

A empresa também divulgou um vídeo em sua página no Facebook sobre o assunto – https://www.facebook.com/TetraPakBrasil/videos/181794019441898/?t=5

(Fonte: G1, 27 de novembro de 2018)