Dow e Boomera desenvolverão nova resina plástica feita com material reciclado

Dow e Boomera desenvolverão nova resina plástica feita com material recicladoDow e a Boomera, startup especializada em economia circular, estão colaborando para o desenvolvimento de uma nova resina plástica feita de material reciclado pós-consumo (PCR). As empresas esperam apresentar o primeiro protótipo da resina no final deste ano.

Boomera atua em projetos de reciclagem com sua metodologia CircularPack. Por meio dela, entende os desafios de empresas e usa sua expertise de tecnologia e design conectando parceiros para transformar materiais que iriam para o lixo e novos produtos. DowBoomera assinaram um memorando de entendimento de cinco anos e o investimento inicial é de R$ 400 mil.

“Reconhecemos que nenhum resíduo sólido, seja ele plástico ou não, deveria acabar na natureza. Inovações e o desenvolvimento de novos produtos e mercados para o material pós-consumo são essenciais para resolver a questão do desperdício plástico. A Dow e a Boomera estão dando um passo importante nessa direção”, ressalta Carolina Mantilla, Diretora de Sustentabilidade do negócio de Plásticos da Dow para América Latina.

“A Boomera vem desenvolvendo soluções em PCR e logística reversa há mais de sete anos no Brasil e sempre buscamos na tecnologia o apoio necessário para criar produtos que voltem para a sociedade com alta performance. A parceria com a Dow nos fortalece muito, com toda a experiência em aditivos aplicados à reciclagem e os especialistas dedicados a esta iniciativa”, destaca Guilherme Brammer, CEO da Boomera.

“Há uma forte demanda do mercado para as resinas plásticas recicladas pós-consumo e, com a solução que estamos criando com a Boomera, conseguiremos atender a indústria com uma tecnologia capaz de endereçar os desafios de sustentabilidade das empresas”, reforça Carolina.

Os times de especialistas da Dow e da Boomera têm trabalhado em conjunto no Centro de Inovação da Dow, em Jundiaí (SP), usando as melhores fontes de plástico pós-consumo, para o desenvolvimento desta nova resina.

Essa parceria é mais um exemplo das ações tomadas pela Dow para ajudar a acabar com os resíduos plásticos no meio ambiente.

(Fonte: Porter Novelli International, 20 de março de 2019)