Dow destaca para a cadeia o desenvolvimento de soluções para embalagens flexíveis

Dow destaca para a cadeia o desenvolvimento de soluções para embalagens flexíveisO rápido crescimento das embalagens flexíveis criou novas demandas e uma opção que tem conquistado um espaço importante em muitos setores, principalmente no de alimentos. E em cada segmento, a aplicação do adesivo correto na estrutura da embalagem é fundamental para garantir os atributos necessários para suprir as diferentes demandas.

Sendo assim, a Dow chama a atenção da cadeia para a escolha de soluções que podem garantir o melhor desempenho das embalagens.

Entre os segmentos que hoje apresentam muitas oportunidades para as embalagens flexíveis estão os pet food, sopas, molhos, carnes, peixes, massas e arroz. Para todos eles, as principais tendências das embalagens são a simplificação das estruturas; a versatilidade de formatos e acessórios (zíper, bicos, stand up pouches, pillow pouches); e a conveniência (fácil abertura, possibilidade de ir ao micro-ondas).

As novas soluções em adesivos que foram criadas para acompanhar o desenvolvimento dessas características incrementam a força de adesão das embalagens flexíveis. A aplicação do ADCOTE™ 812/811, por exemplo, permite que a estrutura resista às altas temperaturas necessárias para cozinhar o alimento dentro da embalagem.

Recentemente, a Dow abordou o tema em seminário realizado pela Associação Salvadorenha da Indústria do Plástico, em El Salvador. “Hoje em dia, o consumidor espera que as embalagens promovam praticidade e conveniência com baixo custo e que propiciem o consumo sustentável. Alinhar todos esses desafios é função dos fornecedores da cadeia e a integração de cada propriedade é a melhor estratégia para atingirmos nosso objetivo de oferecer aos donos de marca o melhor desempenho para suas embalagens”, afirma Andres Salgado, gerente de marketing de adesivos e materiais funcionais para a América Latina da Dow.

(Fonte: Embalagem & Tecnologia, 13 de agosto de 2013)