Dow AgroSciences passa a adotar embalagens sustentáveis para suas sementes

A Dow AgroSciences Sementes e Biotecnologia será a primeira empresa agrícola brasileira a utilizar em larga escala papel Kraft Premium em suas embalagens de sementes, reduzindo o consumo de água e a carga orgânica enviada para Estações de Tratamento de Efluentes. A empresa decidiu pela substituição total das embalagens de sementes de milho visando à redução do impacto de suas atividades, confirmando assim seu compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade.

As novas embalagens, desenvolvidas pela Klabin em parceria com a Dow AgroSciences, serão utilizadas pelas três marcas comerciais da empresa: Dow AgroSciences e da recém-lançada Morgan Sementes e Biotecnologia e Agromen Tecnologia.

De acordo com dados da Klabin, a cada 6,2 mil sacas substituídas serão economizados 22m³ de água e menos 5 kg de carga orgânica por tonelada deixarão de ser enviadas para Estações de Tratamento de Efluentes.

Outra vantagem ambiental é a origem da matéria-prima utilizada para a produção do papel, proveniente de florestas plantadas de pinus, certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council ou, em português, Conselho de Manejo Florestal), além da certificação industrial ambiental ISO 14001.

O papel Kraft Premium, utilizado nas novas embalagens da Dow AgroSciences, é produzido com celulose deslignificada com oxigênio, processo que elimina o branqueamento com utilização de Cloro (TCF: Totally Chlorine-Free ou Totalmente Livre de Cloro) e reduz a utilização de outros produtos químicos como Sulfato de Magnésio e Soda Cáustica Líquida.

(Fonte: Maxpress, 07 de agosto de 2012)