Designers criam embalagem que alerta quando medicamento está vencido

Designers criam embalagem que alerta quando medicamento está vencidoA Self Expiring, uma embalagem capaz de avisar o usuário quando o medicamento vencer, promete ajudar os mais esquecidos de maneira simples. Os designers Kanupriya e Gautam Goel pensaram em algo simples: passada a data sugerida, uma espécie de “adesivo” indicando perigo se forma sob o revestimento do produto.

A embalagem projetada contém duas camadas. A primeira conta com as informações médicas, tais como composição e profilaxia, e na segunda, fica escondida a mensagem de expiração. Como é formada por várias folhas, à medida que o tempo passa, a tinta se esvai pelo papel, formando o sinal de alerta.

Como a vida útil do aviso é a mesma do medicamento, não há o risco do alerta aparecer antes do fim do prazo de validade, por exemplo. A ideia não busca apenas evitar acidentes devido a ingestão de medicamentos vencidos, mas também prevenir a falsificação de remédios e a venda ilegal.

Outro problema resolvido com a inovação das embalagens inteligentes é a universalização. O sinal escolhido pode ser reconhecido em qualquer canto do mundo. O símbolo conta com uma carga significativa de fácil assimilação, inclusive para analfabetos.

(Fonte: Portal Techtudo, 12 de agosto de 2013)