Designer cria embalagens de xampu feitas com sabão

Designer cria embalagens de xampu feitas com sabãoA busca por soluções “lixo zero” às vezes leva para um caminho complicado, quase impossível de segui-lo. Mas, ideias como a da designer Mi Zhou fazem clarão nesta estrada, revelando que tudo pode ser mais fácil e simples do que parece. Ela é responsável pela criação de embalagens de xampu totalmente livres de resíduos. Isso porque criativamente usa o próprio sabão para compor os invólucros.

Isso quer dizer que o usuário após o término do xampu, pode usar o próprio recipiente como sabonete. Atualmente, já existem opções de xampus sólidos desenvolvidos por marcas brasileiras, mas esta proposta é realmente nova.

A ideia do projeto “Soapack” é usar o sabão como embalagem também para outros produtos de higiene pessoal.

Um aspecto interessante do xampu de sabão, criado pela designer, está na beleza. Partindo do princípio que as pessoas são mais propensas a guardarem frascos de perfume (ou ao menos, a não tratá-los como descartáveis), ela se inspirou neste tipo de embalagem para desenvolver suas criações.

Mi Zhou, que é estudante de pós-graduação na Central Saint Martins, em Londres, ressalta que além de ser muito barato produzir as embalagens de xampu convencionais, elas têm uma vida útil muito curta. Basta pensar: quanto tempo dura tal produto em sua casa? Um mês ou dois talvez? “Estima-se que uma única pessoa ao longo da vida use cerca de 800 frascos de xampu, a maioria dos quais são simplesmente jogados fora”, descreve a designer em seu site.

Mas agora fica a questão: de que são feitos as tais embalagens? Não teriam substâncias perigosas para se manter de forma sólida? A designer revela que o sabão é preparado à base de óleo vegetal e é tingido usando pigmentos de minerais, plantas e flores. Para evitar que a embalagem derreta a qualquer exposição à água, ela passou uma camada de cera de abelha.

(Fonte: CicloVivo, 15 de julho de 2019)