Design Embala realiza visita técnica ao INT – Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro

Design Embala realiza visita técnica ao INT – Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro O Design Embala, projeto da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos em parceria com a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem realizou, no dia 13 de novembro, uma visita técnica ao INT – Instituto Nacional de Tecnologia, órgão público federal, com sede no Rio de Janeiro.

Os representantes do projeto Design Embala foram convidados a conhecer os setores de Desenho Industrial, Materiais e Nanotecnologia, áreas diretamente ligadas ao desenvolvimento de embalagem.

Uma das motivações da visita foi conhecer a iniciativa do INT de desenvolvimento de embalagens que evitam o desperdício e perdas pós-colheita no agronegócio. A estrutura da base dessas embalagens é aerada, leve e resistente, com encaixe apropriado, o que minimiza o impacto nas frutas e reduz o desperdício ao longo da cadeia de venda e distribuição. Esse é um sistema que combina bandeja reciclável com base articulada e retornável para acondicionamento de frutas como caquis, mangas e mamões. Mesmo empilhada, a embalagem permite a ventilação e resfriamento adequados, evitando o amadurecimento precoce dos frutos. As bandejas podem ser produzidas em PET transparente e reciclável, permitindo visualização 360º das frutas, sendo ideais para a utilização nos pontos de venda.

Durante a visita, o grupo do Design Embala teve oportunidade de conhecer as novas tecnologias para embalagem desenvolvidas pelo INT. O encontro estreitou os laços entre o setor produtivo e a ciência e tecnologia aplicadas, e gerou uma parceria importante para o setor.

A equipe composta por Esther Costa da Apex-Brasil, Kelly Vasconcelos da ABRE, Fabio Mestriner da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, Prof. Flávio Meira Borém, Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (MG) e Fabrício Andrade, doutorando da Universidade de Lavras (MG), foi recebida por Luiz Carlos do Carmo Motta, coordenador do departamento de Desenho Industrial do INT.

(Fonte: DFreire Comunicação e Negócios, dezembro de 2013)