Design Embala promove workshop na Vinícola Garibaldi, na Serra Gaúcha

Design EmbalaO projeto Design Embala, uma parceria entre a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e a ABRE – Associação Brasileira de Embalagem, realizou uma “Clínica de Embalagem” na Cooperativa Vinícola Garibaldi, situada na Serra Gaúcha. O evento, realizado no dia 27 de janeiro, fez parte de um projeto piloto que envolveu também o IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho e consiste na análise das embalagens que serão exportadas e de seus concorrentes do mercado alvo.

A equipe de especialistas foi composta por Marcelo Júdice da Gerência de Inovação e Design da Apex-Brasil, Fábio Mestriner – especialista em design de embalagem, Fábio Pereira – especialista em embalagem para transporte; Paulo Pereira – especialista em design estrutural de embalagem e Kelly Vasconcelos – gestora do Design Embala.

As palestras foram dirigidas aos representantes dos departamentos de marketing, qualidade, comercial, enólogo, além do presidente da Garibaldi. Também estiveram presentes Ilse Guimarães – superintendente da Assintecal, Silvana Dilly – diretora executiva do Instituto By Brasil/Assintecal, Gustavo Ludwig – especialista internacional do projeto Brazilian Rice/Abiarroz que também possuem projetos com a Apex-Brasil e participaram do workshop para conhecer as atividades desenvolvidas pelo Design Embala. O evento ainda contou com a participação de Edgar Sinigaglia – Analista de promoção comercial do IBRAVIN e coordenador do projeto ‘100% suco de uva do Brasil’.

Ludwig ficou impressionado com o conhecimento técnico e a experiência dos consultores e disse “o que mais me chamou a atenção foi o fato de que melhorias e inovações em embalagens e rótulos podem fazer uma imensa diferença nos resultados da empresa e nem sempre implicam em agregação de custos adicionais”.

Sinigaglia declarou que o ganho de conhecimento gerado pelo encontro foi de inestimável valor e, “sem dúvida alguma, ajudará na melhoria contínua dos produtos, no crescimento do mercado e na criação de novas oportunidades para o mercado externo, que dependem muito do preparo da empresa e dos produtos”.

O gerente de marketing da Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti, ficou muito agradecido e feliz por ter a empresa escolhida para a realização do evento e reitera que “a grande importância dada à embalagem para com o seu impacto visual, influencia diretamente na decisão de compra do consumidor no PDV. Esse trabalho realizado, com foco no suco de uva, reforça e abre novos horizontes para a Cooperativa a médio e longo prazo.”

Por fim, Marcelo Júdice, da Gerência de Inovação e Design da Apex-Brasil, declarou que “o papel da nossa gerência é permitir que, por meio do design, os projetos da Apex-Brasil atinjam a inovação e proporcionem um diferencial competitivo no mercado internacional. Neste caso, acredito se tratar de uma ação que colabora, e muito, para a melhoria do produto nacionalmente, o que repercutirá no mercado internacional em breve”.

Após o evento, os especialistas farão um relatório com recomendações para as embalagens e sugestão de possíveis fornecedores indicados pelo Design Embala.

(Fonte: DFreire Comunicação e Negócios, janeiro de 2014)