Crescimento do food service em 2019 exige embalagens melhores

Crescimento do food service em 2019 exige embalagens melhoresO mercado de food service (alimentação fora do lar) tem alta previsão de crescimento para 2019. Nos últimos dez anos, o setor cresceu 246%, e, em 2017 o índice chegou a 6,8%. Os valores refletem os novos hábitos alimentares da população com a explosão dos serviços de delivery por aplicativo e do segmento grab and go, em que o consumidor pede a comida no balcão para levar. Esses fatores contribuíram para que a produção física brasileira de embalagens crescesse 1,96% em 2017, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE).

Apesar do aumento da demanda, as embalagens destinadas ao contato direto com alimentos ainda requerem melhorias para atender à exigência do cliente por um produto entregue com mais qualidade.

De olho no aumento e aprimoramento desse mercado, a Ibema Papelcartão, terceira maior produtora do Brasil e um dos maiores players da América Latina, lançou em 2018 um produto para consumo rápido: o Ibema Blindato. Com uma camada de polietileno que dispensa laminação, esse papelcartão tem maior qualidade e garante melhor printabilidade para as embalagens. O produto vem sendo aplicado na fabricação de embalagens para restaurantes japoneses e redes de fast food.

“O Ibema Blindato já vem com aplicação de polietileno no verso, ideal para itens gordurosos ou úmidos. Essas características garantem que a embalagem chegue ao consumidor sem manchas, sem risco de amolecer e, ainda, mantendo o alimento intacto”, destaca a Executiva de Relacionamento com o Mercado da Ibema, Fabiane Staschower.

É a garantia de que o almoço ou jantar encomendados chegarão ao cliente do mesmo jeito em que foram embalados. Além de produto ágil e seguro, ele respeita todas as exigências para embalagens em contato direto com alimentos. É algo em que cada vez mais empresas irão investir, já que o brasileiro consome 4% mais alimentos de delivery que a média mundial, de acordo com a consultoria Nielsen.

Setor gráfico

Para o setor gráfico, o Ibema Blindato aumenta a produtividade em até cinco vezes. É um papelcartão composto por duplo coating, fibras de celulose branqueada, fibras de alto rendimento e polietileno, que pode ser aplicado na frente e/ou no verso da embalagem.

O Ibema Blindato facilita diversos procedimentos para as gráficas: elimina a terceirização para laminar o papel, minimiza perdas, erros e atrasos e traz a vantagem financeira de um papel que já vem laminado.

(Fonte: Smartcom, 23 de janeiro de2019)