Cresce o mercado de chocolate gourmet no Brasil

Cresce o mercado de chocolate gourmet no Brasil O País produz anualmente cerca de 15 mil toneladas de chocolate gourmet, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB). Ou seja, enquanto a produção do chocolate tradicional cresce 11,6% ao ano, o mercado gourmet tem registrado uma média de crescimento de 20%.

Mas apesar desse crescimento significativo, impulsionado principalmente pelo surgimento de um perfil de consumidor cada vez mais exigente, apenas 2% da produção nacional de cacau está focada no segmento premium. Isso significa também que ainda há um grande mercado em potencial a ser explorado, e consequentemente um setor que deve buscar mais ainda por especialização na área.

Por conta disso, escolas como a Castelli Escola Superior de Hotelaria se antecipam em lançar a primeira escola de chocolatiers, que integra os cursos de graduação da instituição e inclui vistas técnicas aos principais centros de referência na produção de chocolates no mundo.

(Fonte: No Varejo, 27 de setembro de 2012)