Como esta embalagem pode reduzir o desperdício de alimento

Como esta embalagem pode reduzir o desperdício de alimentoPor ano, quase metade dos alimentos produzidos no mundo vão parar no lixo. Mas uma simples embalagem de papel pode ajudar a reduzir este desperdício. Trata-se do FreshPaper, um dos projetos vencedores do prêmio Index 2013, que  utiliza soluções de design sustentável para enfrentar desafios globais.

Desenvolvido pela jovem designer indiana Kavita Shukla, o FreshPaper é uma simples folha de papel repleta de especiarias orgânicas, que inibem o crescimento de bactérias e fungos, aumentando de duas a quatro vezes o prazo de validade de frutas,  legumes e vegetais.

A ideia surgiu de uma dor de barriga, que não aconteceu. Explica-se. Há alguns anos, enquanto visitava familiares na Índia, a estudante acidentalmente bebeu um pouco de água da torneira. Preocupada, sua avó deu-lhe um “chá de especiarias”, para evitar que a menina adoecesse. A fórmula bendita não só impediu que Kavita sofresse alguma infecção, como aguçou a curiosidade da jovem.

Depois de anos de experiências com as especiarias (começando com um projeto de ciências no ensino médio), ela descobriu uma nova aplicação do remédio – uma maneira surpreendentemente eficaz para manter os alimentos frescos.

Aos 17 anos, ela foi premiada com uma patente para o FreshPaper. Hoje, a embalagem está disponível nas lojas de todo os Estados Unidos, incluindo as gigantes Whole Foods e Wegmans, e é utilizada por  agricultores e famílias em mais de 35 países.

Agora, com sua empresa, a Fenugree, Kavita pretende usar os 100 mil euros que recebeu do Index, para aumentar a distribuição da embalagem na África e na Índia através de parcerias com ONGs e instituições de pesquisa.

(Fonte: Portal Exame, 02 de setembro de 2013)