Classes mais baixas puxam retomada do consumo de itens básicos, aponta pesquisa

Classes mais baixas puxam retomada do consumo de itens básicos, aponta pesquisaApós a retração do consumo que impactou os seis primeiros meses do ano passado, um leve impacto positivo foi detectado pelo Consumer Insights, estudo da Kantar Worldpanel que analisa o terceiro trimestre de 2018. A retomada ocorre por meio do volume médio por visita na cesta de FMCG (Fast Moving Consuming Goods), os bens de rápido consumo ou itens básicos. E os responsáveis pelo impacto positivo foram as classes C e DE. As regiões Leste + Interior do Rio de Janeiro e Nordeste foram as que mais contribuíram.

A análise aponta também que o atacarejo segue como o queridinho dos consumidores, sendo o principal canal para a compra dos FMCG. Em relação às cestas, perecíveis – notadamente leite fermentado – e mercearia doce se destacam.

Ainda segundo a Kantar Worldpanel, em alimentos, as categorias mais sofisticadas crescem, trazendo praticidade, valor agregado e também uma alimentação mais prazerosa. A questão tem desempenhado papel importante na hora de decisão de compra – 27% de importância das ocasiões de consumo são por prazer.  Além do leite fermentado, leite em pó, batata congelada, pão industrializado, massa fresca e azeite estão entre os itens que seguem na lista do supermercado pelo prazer que trazem para a alimentação no lar. Enquanto isso, fora de casa, os indivíduos buscam principalmente por sabor (50% das ocasiões de consumo fora do lar são por sabor).

(Fonte: AD Comunicação& Marketing, 09 de janeiro de 2019)