BEVkeg é solução ao mercado de barris PET não retornáveis para bebidas

BEVkeg é solução ao mercado de barris PET não retornáveis para bebidasA Krones e a Micro Matic apresentaram, na Drinktec 2013, uma solução simples, segura e refrescante para o envase de cerveja: a BEVkeg. Este sistema completo para o mercado de barris PET não retornáveis inclui a chopeira BEVmate, que não necessita de gás para a retirada da bebida. A solução completa será proposta inicialmente apenas para cervejarias, mas no futuro está prevista uma ampliação para o setor de refrigerantes.

Garantir a qualidade da bebida desde o envase do recipiente até o seu consumo é muito importante, tanto para as cervejarias como para todos os demais fabricantes de bebidas. Ao mesmo tempo, busca-se reduzir os custos correntes, no fornecimento de meios de produção e no transporte do produto. A segurança e a higiene são ainda aspectos fundamentais no consumo de bebidas. Para todas estas exigências, existe agora uma solução simples e segura.

O primeiro componente central deste desenvolvimento tecnológico é o barril PET de 20 litros com fundo petalóide. O envase é independente e não requer nenhuma embalagem secundária. O fornecimento inclui a tampa de fechamento com rosca, a alça de transporte ergonômico e a tubulação da bebida de uso único, em um recipiente blister higiênico. Para a rotulagem do barril existem diferentes opções disponíveis.

O segundo componente central é a chopeira patenteada BEVmate, que trabalha com pressão mecânica sem utilização de gás. Trata-se de um princípio prático e seguro ao mesmo tempo. À medida que se esvazia o envase, ele se comprime em formato pronto para ser descartado. O resultado: uma alta qualidade da bebida sem perda do produto.

A unidade de envase de 20 litros será distribuída e comercializada pela KIC Krones. Dependendo do rendimento de uma linha, o barril é transportado à planta de envase ou como pré-forma ou no estado comprimido. Os componentes do sistema de fechamento, a alça de transporte e a tubulação da bebida de uso único são fornecidos juntos com o barril.

A cervejaria – ou respectivamente o engarrafador – envasa, rotula e paletiza o barril. A Krones fornece a tecnologia de máquinas e de instalações necessárias. A empresa especialista em equipamentos distribuidores Micro Matic fornece o sistema BEVmate (chopeira) às cervejarias ou aos estabelecimentos gastronômicos interessados.

O resultado é uma cerveja gelada e de sabor genuíno, desde o momento do envase até a hora de sua degustação pelo consumidor. “A solução BEVkeg foi uma de nossas principais inovações apresentadas na Drinktec”, explica o presidente do Grupo Krones, Volker Kronseder. “O sistema foi muito bem recebido pelo mercado, e nossas expectativas de vendas são bastante animadoras”.

(Fonte: Guia da Embalagem, 30 de outubro de 2013)