Artecola Química inova com linha Artemelt Supera de adesivos hot melt

Depois de décadas de domínio dos adesivos de base EVA no mercado de Papel & Embalagem, uma nova tecnologia ganha espaço rapidamente: os adesivos à base de poliolefinas modificadas. A Artecola Química, indústria gaúcha com presença em toda a América Latina, já oferece diversos produtos com esse diferencial. “Dentro de nosso princípio de gerar valor pela inovação, trabalhamos fortemente no desenvolvimento de produtos para gerar maior competitividade ao mercado, o que se concretiza com esta linha especial de produtos”, destaca o Diretor da Artecola Química, Evandro Kunst.

A linha Artemelt Supera é composta por adesivos hot melt à base de novos polímeros e outras resinas nobres, que proporcionam excelentes propriedades físico-químicas ao produto. Estes adesivos são significativamente superiores aos adesivos de base EVA no quesito estabilidade térmica, o que proporciona baixo índice de oxidação, mantendo suas propriedades inalteradas por muito mais tempo e provocando menor desgaste dos coleiros.

De acordo com informações da área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, o adesivo é constituído por polietileno polimerizado com catalisador, que possui regiões de alta cristalinidade e boas propriedades elásticas, bem como menor densidade.

Essas características geram diferenciais como: excelente resistência térmica, redução das paradas de maquinário para limpeza e manutenção (ganho de tempo e redução de custos), excelente resistência de colagem a baixas e elevadas temperaturas, melhor aparência da colagem, atendimento à regulamentação FDA (Food and Drug Administration, dos EUA) e maior rendimento devido à menor densidade. Além disso, o adesivo não carboniza no coleiro (facilita manutenção) e é livre de odor.

A linha Artemelt Supera pode ser aplicada na colagem de corrugados diversos, cartuchos para indústria farmacêutica, alimentícia e de perfumaria, entre outras possibilidades.

(Fonte: Portal Fator Brasil, 29 de novembro de 2012)