Água de coco se torna tendência em embalagem cartonada

Água de coco se torna tendência em embalagem cartonadaA água de coco é a nova sensação no mercado de bebidas, por ser natural, de paladar agradável e conter muitos nutrientes importantes ao organismo. Para garantir alta qualidade do produto e também conveniência aos consumidores, os fabricantes de alimentos vêm cada vez mais apostando nas embalagens cartonadas assépticas. Isso no Brasil e no mundo.

O consumo desta bebida premium apresenta crescimento constante. Em 2012, os brasileiros beberam cerca de 116,4 milhões de litros de água de coco – o que corresponde a um crescimento de aproximadamente 15% com relação a 2011. A previsão é bastante promissora: de acordo com o Instituto Canadean, estima-se que o consumo chegue a 245 milhões de litros em 2018. E, no Brasil, 97,5% da produção de água de coco é envasada em embalagens cartonadas assépticas.

Vale lembrar que a água de coco é estéril até a fruta ser aberta. Esta bebida levemente adocicada, originada de coqueiros jovens e cocos verdes, é um isotônico com alto índice de potássio. Isto a torna um refresco perfeito para repor o equilíbrio dos nutrientes após os esportes, por exemplo. Ela também estimula a formação de colágeno, além de ser um remédio tradicional na medicina Ayurvédica.

A água de coco é considerada um isotônico também por apresentar o mesmo equilíbrio de nutrientes e fluidos do sangue humano. Desta forma, o corpo assimila o produto mais rápido e com mais facilidade. Ela colabora para reduzir o estresse e ajuda também na saúde do coração e no fortalecimento da pele, cabelo e unhas.

O processo UHT seguido do envase asséptico em embalagens cartonadas é perfeito para preservar os nutrientes da água de coco. A Tipco, líder em alimentos e bebidas no sudeste asiático, está oferecendo água de coco nestas embalagens. Na Tailândia, o produto é visto como uma das bebidas mais saudáveis que existe. Ela não tem gordura e é apreciada há mais de quatro mil anos como uma fonte natural de nutrientes bons para a saúde, bem-estar e beleza. O envase de produtos estéreis em embalagens cartonadas possibilita inclusive a exportação – outro diferencial competitivo no mercado. A empresa aposta que a pegada saudável da tradicional bebida tropical se tornará uma tendência em outras partes do mundo.

Os indicadores econômicos mundiais apontam nesta direção. Na Europa, por exemplo, a suíça BischofszellFoodLtd (BINA) também aposta no potencial da água de coco. Desde 2012, a empresa tem a marca ‘Coco Water’ nos sabores Natural e Abacaxi em embalagens de formatos pequenos com canudo. Segundo Arnold Graf, gerente de produto da BINA, a água de coco combina diversas propriedades benéficas à saúde, além de ter um ótimo sabor.

Na América do Norte, a água de coco também tem um potencial enorme. “Em 2011, o mercado dos EUA para este produto cresceu 100% em comparação ao ano anterior. Hoje são estimadas vendas ao redor de €140 milhões. Isto significa que a água de coco é um dos produtos com maior potencial dentro do universo das bebidas saudáveis”, explica Tim Kirchen, responsável pelo marketing e desenvolvimento de negócios da SIG Combibloc para a América do Norte. Segundo ele, não se trata apenas de um subsetor formado por pequenas empresas iniciantes. “Os grandes players da indústria de bebidas estão investindo pesado no desenvolvimento de conceitos inovadores de produtos e métodos para processar a água de coco. Tudo indica que, em um futuro próximo, aparecerão linhas de bebidas à base de água de coco – não apenas o produto puro, mas um mix no qual a água de coco garantirá características especiais e ao mesmo tempo manterá o caráter natural”, completa Kirchen.

A Apple & Eve, um dos maiores fabricantes dos EUA de marcas próprias de sucos, já trabalha com águas de coco especiais. Com a ‘Water Fruits’, a empresa lançou uma linha de bebidas que representa uma inovação no setor. A combinação de água, suco de frutas e água de coco garante uma hidratação saborosa e refrescante. Os produtos são apresentados nos sabores Tropical Fruit Twister (Twister de Fruta Tropical), Fruit Punch Frenzy (Ponche de Frutas) e Very Berry Blast (Explosão de Frutas Vermelhas). As novas bebidas são posicionadas como saudáveis, refrescantes e deliciosas, e são apresentadas em embalagens coloridas que atraem tanto crianças como adultos.

(Fonte: Assessoria de Imprensa SIG Combliboc, 06 de maio de 2013)