75% dos brasileiros consomem chocolate

75% dos brasileiros consomem chocolatePesquisa encomendada pela ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – revela que mais de sete em cada 10 brasileiros consomem chocolate. O estudo, realizado pelo IBOPE Inteligência, mostra que 75% da população consome o alimento e 35% não troca o chocolate por outro alimento ou bebida. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país e identificou os principais hábitos de consumo quando se trata de tabletes, confeitos, achocolatados, trufas, entre outras categorias.

O chocolate faz parte do carrinho de compras da maioria dos brasileiros e o sabor ao leite é o campeão, com 58% da preferência dos apaixonados. As classes A/B são as que consomem mais chocolate. E depois da Páscoa, o inverno, Natal e Dia dos Namorados são os períodos em que o consumo aumenta: 23%, 16% e 11%, respectivamente. O estudo mostra ainda que fatores como tipo de chocolate ou a embalagem são mais importantes do que a marca e o preço na hora de presentear, segundo 57% dos entrevistados.

Os dados revelam também que o prazer e a satisfação são as principais sensações obtidas ao se comer chocolate, para 61%. Não é a toa que 88% dos consumidores compram o produto para consumo próprio. Nessa relação de paixão, as mulheres estão à frente dos homens, representando 56% do público consumidor.

(Fonte: Cidade Marketing, 08 de novembro de 2013)