Ana Paula Bernardes

Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro – ABIVIDRO

Ana Paula BernardesSocióloga, formada pela Universidade de São Paulo. Pós-Graduada em Gestão de Marketing pela Fundação Instituto de Administração – FIA/USP, Especialização em Planejamento Estratégico Situacional pela FUNDAP. 15 anos de experiência em Planejamento e Gestão de Projetos, Comunicação e Marketing Institucional e de Produtos.

Antonio Carlos Dantas Cabral

Instituto Mauá de Tecnologia

Antonio Carlos Dantas CabralGraduado em Engenharia de Alimentos na UNICAMP em 1974, graduado em Marketing pela FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS em 1987, com Mestrado em Food Science/ Packaging na RUTGERS UNIVERSITY, USA em 1979 e Doutorado na ESCOLA POLITÉCNICA -USP – Engenharia de Produção – 2003

É Coordenador e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Engenharia de Embalagem e Coordenador e professor da Engenharia de Produção no Instituto de Tecnologia Mauá, Socio Diretor da empresa Pack&Strat, empresa de engenharia e estratégia em embalagem.

Atuou em empresas como Unilever Best Foods, Bunge Goods, Copersucar, Refinações de Milho Brasil Ltda. e CETEA – ITAL.

Publicou vários artigos técnicos e foi co-autor de livros e manuais técnicos.

Auri César Marçon

ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do Pet

Auri César MarçonFormado em Engenharia Mecânica com MBA em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. É Certified Quality Engineer pela ASQC – American Society for Quality Control.Desenvolveu carreira nas atividades de Poliéster da Rhodia e da M&G, onde dirigiu várias unidades de negócios. Atualmente é presidente da ABIPET – Associação Brasileira da Indústria do PET e Diretor Geral da CCP Composites, empresa do Grupo Petrolífero Francês Total.

Dirceu Antonio Fumach

Bobst Group Latinoamérica do Sul Ltda.

Dirceu Antonio FumachÉ CEO da Bobst Latinoamérica do Sul Ltda. Ele é o principal executivo da empresa no Brasil.

Com mais de 120 anos de experiência especializada no atendimento às indústrias de papel cartão, papelão ondulado e embalagens flexíveis, a Bobst está empenhada em construir a melhor e mais abrangente capacidade de serviços na indústria. Juntamente com suas máquinas Premium, os clientes Bobst se beneficiam de um serviço ao cliente mundial construído em torno de suas necessidades. Apoiada por dez centros de serviços em todo o mundo, os profissionais altamente treinados da Bobst oferecem uma ampla gama de serviços de valor agregado.

Dirceu iniciou seus trabalhos na filial brasileira do grupo Bobst em 1974, após ter trabalhado por 14 anos na área de projetos mecânicos da Volkswagen em São Bernardo do Campo. Após alguns anos trabalhando como Técnico Externo, Dirceu assumiu a Direção Geral da filial brasileira em 1984, permanecendo até hoje como CEO.

Além do cargo de CEO da filial brasileira da Bobst, Dirceu é também responsável pelo gerenciamento da área de vendas nos três segmentos em que a empresa atua, que são “FC – Folding Carton”, “CB – Corrugated Board”, e “FM – “Flexible Materials”.

Dirceu possui formação técnica em mecânica, formado no colégio técnico de Jundiaí/SP. Graduou-se em Administração de Empresas pela FAAP, é Bacharel em Matemática, com ênfase em Informática. Entre os vários cursos dos quais Dirceu participou, podem-se destacar dois em âmbito internacional: o “Leading and Managing Change”, na Universidade de Stanford, nos EUA, e o “Programa de Gestão Estratégica para Dirigentes Empresariais”, organizado pelo ENSEAD, em Fontainebleau, na França.

Fabio Mestriner

ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing

Fabio Mestriner Designer com 38 anos de experiência profissional, é Professor Coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM, Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP e Professor Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Gestão da Indústria Gráfica, Sustentare Escola de Negócios – Joinville.

Coordenador do Comitê de Assuntos Estratégicos da ABRE – Associação Brasileiro de Embalagem e autor dos livros Design de Embalagem Curso Avançado e Gestão Estratégica de Embalagem – Editora Pearson /Prentice Hall (livros adotados por mais de 30 universidades do pais).

Foi Presidente da ABRE e representante do Brasil no board da WPO World Packaging Organization entre 2002 e 2006.

Recebeu vários prêmios internacionais por seu trabalho.

Guido Raccah

Novelprint Sistemas e Etiquetagem Ltda.

Guido RaccahGerente Nacional de Vendas da NOVELPRINT Sistemas de Etiquetagem Ltda., construiu sua carreira no ramo gráfico no qual milita desde 1971, é formado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu em São Paulo.

Tem uma experiência multifacetada tendo trabalhado em vários aspectos desta indústria, desde o fornecimento de insumos como tintas gráficas, até a produção, com experiência mais longa e bem sucedida na área Comercial.

Sua experiência profissional em empresas multinacionais e a constante reciclagem em estágios, cursos e viagens internacionais foram instrumentais no conhecimento profundo da Indústria Gráfica / Embalagens na qual conquistou excelentes relações e onde transita com competência e reconhecimento dos seus pares.

João Shiguetomi Matsuda

Mazda Embalagens

João Shiguetomi MatsudaBacharel em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com MBA em Finanças pela Indiana University, atua há mais de 25 anos no mercado de embalagens plásticas flexíveis. É Sócio-Presidente da Mazda Embalagens Flexíveis,  atuando no mercado Farmacêutico, Alimentício, Higiene, Home Care, Pet Food, Rótulos e Cosmético.

A Mazda tem no seu portfólio, clientes tais como: Coca-Cola, Melhoramentos, Cargill, Bimbo, Arcor, Bauducco, Nestle, Danone, Eurofarma, Aché, Daiichi Sankyo.

A Mazda é líder de mercado no setor de rótulos sendo uma das empresas homologadas pela Coca-Cola, Cargill e dentre outras sempre apresentando inovações tecnológicas a seus clientes.

Marcia dos Anjos

Aro Exportação Importação Indústria e Comércio Ltda.

Marcia dos AnjosAdvogada. Pós-graduada em Direito Processual Civil com ênfase em Medidas de Urgência. Foi Professora Universitária.

Exerce a função de Advogada Pleno, coordenando o Departamento Jurídico da Aro, onde trabalha há mais de 20 anos. Tem experiência na área consultiva empresarial, com ênfase em Direito Civil, Recursos Humanos e Relações Trabalhistas.

Atualmente, além das atividades relativas ao Jurídico, é responsável pela assessoria do CEO e da Diretoria da empresa.

Miguel Bahiense

Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos

Miguel Bahiense Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em MBA profissional de Comunicação Empresarial pela Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP/SP). Tese defendida na pós-graduação: “A comunicação de ações sócio-ambientais para o fortalecimento da imagem institucional da indústria do PVC”.

Atualmente ocupa o cargo de Presidente do Instituto do PVC, da Plastivida Instituto Socio-Ambiental dos Plásticos e do Instituto Nacional do Plastico-INP, entidades que tem os objetivos de promover o crescimento do mercado do PVC, difundir para a sociedade as qualidades técnicas e ambientais dos plásticos, sua versatilidade e reciclabilidade, além de orientar as empresas a adotarem posturas socialmente responsáveis.

Experiência nas questões ambientais que envolvem a cadeia produtiva dos plásticos e na área de marketing, comunicação e relacionamento com os diversos setores da sociedade, tais como mídia, Governo, formadores de opinião, etc.

Miriam Corraleiro Felix

Antilhas Embalagens, Editora e Gráfica S/A

Miriam Corraleiro FelixGraduada em Tecnologia de Processamento de Dados e Pós-Graduada em Gestão Empresarial e Gestão de Marketing, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Atua há 19 anos no mercado de embalagens de papelcartão e filmes plásticos, trabalhando nas áreas comercial, planejamento de demanda e de inovação e negócios. Gerente Comercial da Antilhas Embalagens sendo responsável pela implementação de projetos de embalagens para o varejo e indústria.

Renault de Freitas Castro

Abralatas – Assoc. Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade

Renault de Freitas CastroÉ economista formado pela Universidade de Brasília, com MBA em Direito Econômico pela FGV e mestrado (M. Sc.) pela Universidade de Oxford, Inglaterra. Trabalhou no setor público de 1976 a 1998 e ocupou diversos cargos relevantes em órgãos da área econômica do Governo Federal, dentre os quais o de Diretor do Departamento Nacional do Café; de Subsecretário de Preços e Tarifas Públicas e Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Fazenda. Foi Conselheiro do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de 1996 a 1998, ano em que deixou o setor público. No setor privado, dedicou-se à prestação de serviços de consultoria econômica até fevereiro de 2006, quando assumiu a Diretoria Executiva da Abralatas, em Brasília-DF.

Roberto Tubel

Santa Rosa Embalagens Flexíveis Ltda.

Roberto TubelEngenheiro mecânico pela FEI, com pós-graduação em Administração Industrial pelo Instituto Mauá de Tecnologia, e com MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV. Atua há mais de 35 anos no mercado de embalagens flexíveis, desenvolvendo projetos de inovação a nível nacional e internacional. Atualmente é Diretor Operacional da Santa Rosa Embalagens Flexíveis Ltda.

Thais Fagury

ABEAÇO – Associação Brasileira de Embalagem de Aço

Thais FaguryFormada em Engenharia de Alimentos pela Escola de Engenharia Mauá e Pós Graduada em Gestão Empresarial pela USP.

Possui especializações em direito do trabalho, administrativo, constitucional e em marketing.

Possui 15 anos de experiência em embalagens metálicas.

Atualmente é Gerente Executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço – ABEAÇO – , com foco em projetos voltados para as áreas de comunicação, marketing, educação, meio ambiente e sustentabilidade.

Thais também é Coordenadora do Comitê de Segurança Alimentar da ABRE.