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E-Commerce Ovos Mantiqueira

Vencedor em Embalagem - Soluções para o varejo e e-commerce - 2019

Data de lançamento: 01/02/2019

Categoria: Soluções para Varejo e E-commerce

Tags: ovos, proteção, inovação, eficiência, modelo de negócio, segurança, logística, sustentabilidade

Empresa vencedora: Smurfit Kappa do Brasil (www.smurfitkappa.com/br)
Convertedor: Smurfit Kappa do Brasil
Brand owner: Granja Mantiqueira


País: Brasil


Com o objetivo de ingressar no comércio eletrônico, o Grupo Mantiqueira, maior produtor de ovos da América Latina, contou com a expertise da Smurfit Kappa para o desenvolvimento de uma embalagem segura e resistente destinada à entrega de ovos frescos aos clientes assinantes do Clube do Ovo. Após três meses de estudos e testes, a Smurfit Kappa, chegou à solução ideal, uma maleta 100% reciclável, que impede que os ovos se quebrem ou estraguem ao longo do percurso. A embalagem foi criada pensando em proteger e manter o produto fresco por mais tempo, além disso, foi realizada uma análise na cadeia de suprimentos do cliente para garantir maior eficiência operacional. A embalagem contribuiu na redução de refiles de produção e também proporcionou a redução de desperdícios de processo e otimização de insumos. (Perda de Processo < que 6%) Possui alto valor agregado por se tratar de um produto de exposição que leva a marca do cliente ao seu consumidor final com intuito fidelizá-lo com essa compra de uso recorrente. O Clube do Ovo atende às exigências do consumidor moderno que precisa economizar tempo nas compras de rotina e busca maior praticidade e bem-estar. O desenvolvimento desta embalagem permitiu que a Granja Mantiqueira atendesse a esse mercado em expansão.

A embalagem apresenta otimização no processo logístico com utilização de pallet padrão 1000 x 1200 o que permite excelência no arranjo de carga, ou seja, maior ocupação de espaço útil. (Área usada do caminhão 90.5% Cubagem usada do Caminhão 85.1%). A embalagem permite o acondicionamento do produto primário de forma a evitar o contato direto e agressivo com formas rígidas externas. Foi projetada e testada com ferramentas capazes de calcular a melhor dimensão de acondicionamento da embalagem primária (bandejas com 10 ovos). O resultado é uma embalagem que possui eficácia na proteção e permite ao consumidor final a qualidade no recebimento. A embalagem permite o acondicionamento do produto primário de forma a evitar o contato direto e agressivo com formas rígidas externas. Foi projetada e testada com ferramentas capazes de calcular a melhor dimensão de acondicionamento da embalagem primária (bandejas com 10 ovos). O resultado é uma embalagem que possui eficácia na proteção e permite ao consumidor final a qualidade no recebimento. O layout gráfico é extremamente atrativo com o branding da Granja Mantiqueira e leva ao consumidor a garantia que está adquirindo um produto premium dentro da categoria de ovos.

A embalagem é um modelo inovador no segmento de e-commerce e permitiu ao cliente se destacar no mercado de venda direta de ovos. A proposta de embalagem está alinhada com os conceitos de sustentabilidade da empresa, com a possibilidade de logística reversa.

O grande diferencial competitivo desta embalagem é que ela foi desenvolvida com a ferramenta Magic Hat, software exclusivo da Smurfit Kappa, que permite projetar a melhor opção de embalagem levando em consideração os custos logísticos, de armazenagem, emissão de CO².

Em relação à sustentabilidade, o projeto permitiu ao cliente utilizar bandejas de fibra de papel na embalagem primária, contribuindo para que toda a embalagem fosse 100% reciclável, biodegradável e renovável. Além disso, a Granja Mantiqueira oferece o serviço de logística reversa, pois como é um Clube de Assinaturas o cliente pode guardar a embalagem e devolver na entrega seguinte, o que garante o ciclo de vida do produto, uma vez que o papelão pode ser reaproveitado até sete vezes.